18h16 de 8jan2023 - CNN Portugal
Um grupo de manifestantes pró-Bolsonaro furou um bloqueio da polícia e tomou as sedes dos Três Poderes em Brasília durante a tarde deste domingo. As imagens mostram que os manifestantes radicais invadiram o prédio do Congresso Nacional e há registos de vandalismo no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto. A invasão começou depois dos radicais da extrema-direita brasileira apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições em outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Apesar de a polícia militar de Brasília ter colocado barreiras de proteção, os “bolsonaristas” avançaram e furaram o cerco policial. Há imagens da barreira dos polícias na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a ser "furada" pelos manifestantes vestidos de verde e amarelo. Os “bolsonaristas” arrancaram grades para entrar na Praça dos Três Poderes enquanto os agentes tentavam contê-los com ‘spray’ de gás pimenta. Segundo imprensa brasileira, há informações de que cerca de quatro mil “bolsonaristas” chegaram a Brasília para este ato, convocados nas redes sociais por grupos de extrema-direita.
Azeredo Lopes - Estamos a assistir a um assalto aos três poderes tradicionais do Estado brasileiro.
Carlos Viana (ex-presidente da Casa do Brasil) - Só faltou estender o tapete vermelho. Houve cumplicidade da polícia na invasão do Congresso Nacional.
20h18 de 8jan2023 - Rádio Renascença
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Governo de Portugal repudiam invasão do Palácio do Planalto, em Brasília, por apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
20h40 de 8jan2023 - Expresso
Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), do qual faz parte a capital Brasília, foi exonerado esta tarde por Ibaneis Rocha, governador do DF. A exoneração acontece na sequência dos acontecimentos desta tarde, aos quais as forças de segurança pública não conseguiram dar resposta, muito menos prevenir. Torres foi ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro.
20h55 de 8jan2023 - Reação de Lula da Silva à situação no Brasil
O Presidente do Brasil assinou um decreto, que leu em direto, para uma intervenção federal que devolva o poder em Brasília às instituições. Lula chamou “fascistas, nazistas, fanáticos” aos apoiantes pró-Bolsonaro que se reuniram esta tarde na Praça dos Três Poderes e invadiram as sedes do Congresso, do Supremo Tribunal e do Palácio do Planalto. “Como verdadeiros vândalos destruindo o que encontraram pela frente.” Lula diz que “houve falta de segurança”, mas que agora “todas essas pessoas [os manifestantes] serão encontradas e serão punidas”.
Emmanuel Macron - A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O Presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França.
Roberta Metsola - Profundamente preocupada com o que está a acontecer no Brasil. A Democracia deve ser sempre respeitada. Parlamento Europeu está ao lado do Governo de Lula e de todas as Instituições legitima e democraticamente eleitas.
21h20 de 8jan2023 - O Globo
A Polícia do DF já retomou os prédios do STF e o Palácio do Planalto mas, por volta de 18h20 (hora de Brasília), a polícia trabalhava para esvaziar o Congresso. Mais cedo, foi possível ouvir tiros e bombas no STF. Muitos dos terroristas que invadiram e depredaram as sedes dos Poderes usam roupas parecidas com de militares. A polícia avançou sobre os golpistas para esvaziar a Praça dos Três Poderes e usam bombas para dispersar a região. Os detidos estão sendo levados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE). De acordo com a Polícia Civil, ao menos três pessoas foram detidas com base no artigo 359-M do Código Penal, que prevê pena de quatro a 12 anos de detenção para quem tenta destituir um governo legitimamente eleito. Um dos detidos já tinha mandado em aberto. Houve a determinação de reforço do efetivo civil na área central para fazer o monitoramento.
22h02 de 8jan2023 - Expresso
Já foram detidos 150 manifestantes e a Polícia Federal está a conseguir dispersar as pessoas. Outros três estados do Brasil vão enviar forças polícias para ajudar Brasília.
00h24 de hoje - CNN Portugal
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, demarcou-de das manifestações dos seus apoiantes, que resultaram numa invasão às sedes dos três poderes em Brasília. Numa breve declaração no Twitter ao final da noite deste domingo, Bolsonaro afirmou: “Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, escreveu. “Repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, escreveu Bolsonaro, que está nos Estados Unidos da América desde o final do ano passado, não tendo comparecido na passagem de testemunho do poder a Lula da Silva.
03h24 de hoje - JN
08h00 de hoje - Lusa/Expresso
Pelo menos 300 simpatizantes do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foram presos por invadir e destruir as sedes do Congresso, da Presidência e do Supremo Tribunal Federal, numa alegada tentativa de derrubar o Governo.
08h10 de hoje - Lusa/Expresso
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência brasileira, Paulo Pimenta, e o deputado Wadih Damous, denunciaram que apoiantes do ex-Presidente Jair Bolsonaro roubaram armas de fogo, guardadas no palácio presidencial em Brasília, aquando da invasão, no domingo, das sedes dos três poderes do país.
08h15 de hoje - Lusa/Expresso
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo por 90 dias pelo juiz Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), horas após ataques de 'bolsonaristas' a instituições públicas, em Brasília.
09h22 de hoje - Expresso
O juiz do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ordenou que as empresas de telecomunicações guardem durante 90 dias os registos de geolocalização dos utilizadores que estiveram na Praça dos Três Poderes. Determinação às empresas de telecomunicações, em particular as provedoras de serviço móvel pessoal que guardem pelo prazo de 90 dias os registos de conexão suficientes para a definição ou identificação de geolocalização dos usuários que estão nas imediações da Praça dos Três Poderes e do Quartel-General do Distrito Federal para apuração de responsabilidade nas datas dos eventos criminosos”, refere a decisão.
10h15 de hoje - Expresso
A agenda do Presidente brasileiro para esta segunda-feira inclui uma reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, pelas 9h (horário de Brasília), seguindo-se um telefonema com o primeiro-ministro português, António Costa, pelas 15h. Lula da Silva também falará ao telefone com o antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, às 16h30. Uma reunião com governadores decorrerá pelas 18h no Palácio do Planalto, não tendo sido divulgados quais.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)