O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu que Ancara poderia em breve ratificar o pedido da Finlândia para ingressar na NATO e permitir que o país ingresse na aliança militar separadamente da Suécia. Alarmados com a invasão da Ucrânia pela Rússia há um ano, a Finlândia e a Suécia abandonaram décadas de não-alinhamento e inscreveram-se para ingressar na aliança. Todos os 30 membros da NATO aprovaram seus pedidos e 28 ratificaram a sua adesão. Apenas a Turquia e a Hungria ainda não o fizeram. O governo da Turquia acusa a Suécia de ser muito branda com grupos que considera organizações "terroristas" e ameaças existenciais, incluindo grupos curdos. As autoridades turcas também ficaram furiosas com uma série de manifestações na Suécia, incluindo um protesto de um ativista anti-islâmico que queimou o Alcorão do lado de fora da embaixada turca. Ancara disse, no entanto, que tem menos problemas com a adesão da Finlândia. Questionado por repórteres na quarta-feira [15mar2023] se a Turquia poderia ratificar a adesão da Finlândia após uma visita do presidente finlandês Sauli Niinisto esta semana, Erdogan respondeu: “Se Deus quiser, se for o melhor”. "Qualquer que seja o processo, o processo funcionará", disse Erdogan. “Faremos a nossa parte. Nós manteremos nossa promessa. Vamos nos encontrar com o presidente na sexta-feira e cumprir a promessa que fizemos”. Niinisto está programado para chegar hoje à Turquia junto com o ministro das Relações Exteriores, Pekka Haavisto, quando os dois funcionários visitarão áreas afetadas por terremotos devastadores que atingiram partes da Turquia e da Síria no mês passado. Niinisto e Erdogan devem se encontrar em Istambul na sexta-feira. O presidente finlandês disse esperar que Erdogan confirme o apoio da Turquia. “Sabíamos que quando o presidente turco Erdogan decidiu ratificar a adesão da Finlândia à NATO, ele quis cumprir a sua promessa”, disse Niinisto. Enquanto isso, o tom positivo do presidente turco também foi repetido por duas autoridades turcas que falaram sob anonimato. "É muito provável que o passo necessário para a adesão da Finlândia à NATO seja concluído antes da dissolução [do parlamento] e da realização das eleições", disse um dos funcionários. A sessão parlamentar turca deve terminar em meados de abril, antes das eleições parlamentares e presidenciais marcadas para 14 de maio. "Mensagens positivas serão dadas ao presidente da Finlândia durante sua visita", disse um outro funcionário. Os Estados Unidos e outros países da NATO esperam que as duas nações nórdicas se tornem membros da aliança numa reunião da aliança marcada para 11 de julho na capital da Lituânia, Vilnius.
Finlândia - Área: 338.145 km2; População (censo 2000): 5.181.115 habitantes.
Suécia - Área: 449.964 km2; População (censo 2018): 10.171.524 habitantes.
Os "chega pra lá" nas fronteiras da NATO
Na passada terça-feira [14mar2023] um avião de combate russo, Su-27, colidiu com drone militar americano MQ-9 Reaper no Mar Negro, que estaria a levar a cabo uma missão de vigilância. De acordo com o comando militar americano na Europa, o incidente ocorreu quando o caça russo atingiu uma hélice da aeronave, obrigando a força aérea norte-americana a aterrar a aeronave em águas internacionais. As fontes norte-americanas referem ainda que, horas antes da colisão, os aviões Su-27 russos "despejaram combustível" e voaram à frente do drone "de forma imprudente e pouco profissional".
Na quarta-feira [15mar2023] caças das forças aéreas alemã e britânica foram mobilizados para interceptar um avião russo perto do espaço aéreo da Estónia, segundo divulgou o Ministério da Defesa do Reino Unido. Os dois países estão a realizar missões conjuntas de policiamento no espaço aéreo da Estónia, como parte dos esforços da NATO para reforçar a segurança do seu flanco leste em resposta à Rússia. O avião russo não entrou no espaço aéreo da Estónia, Estado-membro da NATO. A aeronave russa, um IL78 Midas, estaria a viajar entre São Petersburgo e o exclave de Kaliningrado, e foi intercetada pois não respondeu ao contacto do controlo de tráfego aéreo da Estónia.
Carlos Matos Gomes - O hábito da servidão causa calos no entendimento. A notícia de que um avião russo derrubou um drone americano no Mar Negro foi tomando pela opinião domesticada como um ato de agressão dos russos aos arcanjos americanos. A mim parece-me estranho o contrario que não nos interroguemos sobre o que andam drones americanos a fazer no mar negro e das costas da Rússia. E se a situação fosse ao contrário, um drone russo sobre Flórida era derrubado por um caça americano? O que diria a propaganda: malandros dos russos, que estão a preparar-se para atacar a América! Tão embotados andamos e tão serviçais que não nos interrogamos pela anormalidade (internacional) de um estado colocar armas nas barbas de outro estado situado a 15 mil quilómetros! Para defender quem? O quê? A pedido de quem? Quem nomeou uma polícia do mundo? A ONU? Quando andei pelas lides hipicas tive cavalos que estendiam o pescoço para lhe colocar a cabeçada e abriam a boca para receber o freio com que os conduzia. Também tive uma égua que demorava duas horas a aparelhar, com pinotes e coices. É evidente que para mim os mansos eram muito mais cómodos, mas não eram os que me mereciam mais consideração. Mas não convem pensar nestas miudezas, come-se e cala-se.
Na manhã de hoje alguns meios de comunicação estão a citar testemunhas que ouviram explosão no edifício do serviço de segurança federal. Rostov-on-Don é uma cidade localizada no sul da Rússia, a cerca de 32 km do Mar de Azov.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)