A minha neta Alice, nos seus irrequietos 10 anos, tem vindo a "devorar" todos os romances Harry Potter... e eu, avô atento a tudo que diz respeito a esta minha neta, tentei ler estes livros de J.K. Rowling, mas... muito provavelmente por defeito meu, não estou apaixonado por estas obras. Obviamente que não vou desmotivar a Alice de continuar com estas leituras, mas não há dúvida que há algo que faz a diferença de gerações. Não acham?
Orquídea Pires - Não tem a ver só com gerações. Tem a ver com os gostos adquiridos e com o quanto estamos dispostos a ler fora da nossa zona de conforto. Conheço avós que gostam de ler Harry Potter. Conheço jovens que não gostam. E está tudo bem com isso
Sonia Zen - Eu adoro! Sou fã dos livros dos filmes e de toda a magia
Rosita Fontes -Eu tb nunca as li. Mas, conheço várias pessoas que gostam muito.
Katya Freire - Esteja a gostar ou não, dá ideia de ser um super avô pelo cuidado em partilhar com ela o gosto pela leitura de Harry Potter
David Ribeiro - Obrigado minha querida Katya Freire (a minha idade já me dá o direito de tratar todas as mulheres por "queridas").
Anita Pinho Dias - David Ribeiro eu trato as minhas clientes mulheres por "meu amor" quando são idosas.... Saudades imensas das minhas avós...
Helena Cepeda - Eu primeiro li 1 ou 2 fora de ordem e não gostei. Depois disseram me para ler por ordem, direitinho e gostei, não sou assim a maior fã, mas acho piada.
Célia Gonçalves - Helena Cepeda sim, sim ler por ordem faz toda a diferença, de outro modo não se apanha a contextualização
Flor Moreira - Com toda certeza. Também não consegui ler. Tentei por causa do meu filho, que adora. Mas não deu.
Patrícia Muñoz - Acho que não tem a haver com gerações. Ate pq se forem outros livros lidos podem voltar a lê-los em conjunto, podem bem gostar. Tem para mim a ver com o gosto, e com a adrenalina de ler um pouco sobre o livro e escolher se queremos continar motivados para o ler até ao fim. Mas é muito bom ver uma relação baseada no amor e continuada no apoio literário.
Ana Carvalho - Adoro o Harry Potter . Não creio que seja da geração , mais do gosto pessoal .
Margarida Martins - Avó sofre.
João Nobre - Livros só tenho o da Pedra Filosofal e Ordem da Fenix, mas mesmo assim, entre livros, filmes e jogos, adoro todo o universo Harry Potter.
Custodia Pereira - Como professora de português fico feliz por ver os jovens a ler, o que é importante para a sua formação. Parabéns à neta e ao avô que a incentiva a fazê-lo.
Marta Carvalho - Eu sou fã incondicional de livros de fantasia, mas tentei ler o primeiro há já vários anos atrás e não consegui terminar. A escrita é muito infantil, na minha opinião. Perfeita para jovens leitores, mas demasiado básica para adultos.
Elisabete Simões Rasquete - Marta Carvalho, não é de todo básica. A sua apreciação é redutora. Os livros são fantásticos, um entrelaçar de mundos e de histórias. E eu nem sou a maior apreciadora da temática. Li-os adulta, e sou fã do mundo do Harry. Opiniões...
Raquel Faisca - Eu adoro Harry Potter!!
Márcia Parreiras Alvarinho - Eu Adorei estes livros e a minha filha mais velha a partir dos 12 também os leu todos de rajada
Vera Pacheco Ferreira - Não me parece que seja uma questão de gerações mas sim de gosto pessoal. Felizmente não gostamos todos do mesmo mas confesso que li os 1ºs 5 livros em 2 semanas. Com essa idade lia tudo o que apanhava, desde bandas desenhadas a livros de culinária Boas leituras para ambos.
Fátima Gonçalves - O meu filho leu toda a coleção entre os 8 e os 9 anos. Adora livros.
Sandra Lucas - Eu só li os dois primeiros, depois desisti. O meu filho leu-os todos no verão passado, com 12 anos. Também já leu "A quinta dos animais" do Orwel, anda a ler Júlio Verne, devorou as BD do Tintim, pede livros de presente... lê e é isso que me deixa feliz!!
Maria Semedo Oliveira - Sinceramente não sei bem porque os devorei todos primeiro que os netos e o mais novo já faz 23. O que eu acho é que nem todas as pessoas gostam do fantástico, e sobre bruxas ou vampiros e eu sempre fui fã dessas leituras e curiosamente não gosto de filmes sobre os mesmos temas .
Vanda Mesquita Também não me entusiasmou muito a saga, mas é importante incentivar os jovens á leitura, e confesso que gostei de entrar na "The Elephant House" e sentir aquela magia Boas leituras
Miga Rodrigues - Não creio que seja típico de uma geração. Claro que atualmente havendo tanta facilidade de comunicação e meios, tudo é um pouco diferente. Mas são opções de sintonia/gosto, creio eu. Entre irmãos da mesma geração, criados numa família normal, há os que devoram HP e outros que não.... optam por outros temas, mas no fundo, o importante é descobrir a leitura e os mundos que se abrem, que pode ser aparentemente por divertimento e distração mas o importante é o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, que será muito útil na Vida do dia a dia . Abre a mente, fomenta a literacia. Bons livros para a sua menina. São deliciosos quando ainda tão pequenos andam agarrados a um calhamaço!!! Tive essa vivência perto de mim.
Margarida Dionísio Matoso - Não concordo. O fantástico é intemporal
Micaela Ferreira - Não tem nada a ver com gerações mas com gostos pessoais apenas
Elsa Rodrigues - Tem mais a ver com preferências. Estou a ler pela segunda vez (53 anos) e a gostar tanto como quando foram editados.
Leonor Levy - Eu gostei dos primeiros talvez por serem diferentes e apresentarem um mundo mágico...os miúdos têm de ler o que gostam... não o que lhes é imposto... e depois evoluem
Joana Páris Rito - Quando começou a ser publicada a saga Harry Potter, os meus filhos, que na altura tinham a idade das personagens, devoraram os livros em inglês porque são bilingues. Eu, para acompanhá-los na euforia, tentei ler os livros, desisti. A escrita é genialmente vocacionada para jovens, a J F Rowling teve o grande mérito de cativar milhões de crianças e jovens para a leitura com o seu imaginário fantástico. Eu sou adepta de outras leituras mais eruditas. Já os filmes vi-os todos e adorei.
Silvia Almeida - Os meus parabéns a este avô. O meu filhote de 11 anos lia muito, mas há cerca de 2 anos com o telemóvel e o computador deixou de ter os hábitos de leitura que tinha... Agora com as férias já voltou a mostrar algum interesse, mas estamos com dificuldade no tipo de leitura. Harry Potter não gosta. Dicas para estes jovens leitores, recomeçarem a ler??
Jaime Leugim Soares - Isso é inapropriado para uma criança dessa idade.
Célia Gonçalves - A minha filha Alice, a alguns dias de fazer 10 anos , começou o seu primeiro Harry Potter, afinal ouve-me falar dele desde que nasceu e agora é a vez dela
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)