"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 20 de Outubro de 2024
Hoje há eleições presidenciais na Moldova...
 ...estou curioso para saber o resultado
 

mw-694.webp

A atual Presidente pró-Ocidente, Maia Sandu, no cargo desde 2019 - primeiro como primeira-ministra e depois, a partir de 2020, como chefe de Estado - pretende conquistar um segundo mandato, enfrentando 10 adversários, alguns dos quais visam fazer regressar a antiga república soviética à esfera do Kremlin (presidência russa). Os moldavos também se irão pronunciar em referendo sobre se o país deve incluir a meta de adesão à União Europeia na sua constituição.
  
Jose Antonio M MacedoA Rússia foi e continua a ser o principal fator de instabilidade na Europa e da Eurásia, em geral. A sua fragmentação é essencial quer para a Europa quer para a própria China.
David RibeiroOs próximos tempos dirão, Jose Antonio M Macedo, se não haverá mais "aproximações" do que "fragmentações" na Rússia. A realidade não é aquilo que desejamos que aconteça, ao que se tem visto.
Jose Antonio M MacedoDavid Ribeiro Não compreendo o porquê dessas aproximações pois não vejo vantagens nenhumas em ser parceiro de um país como a Rússia.
David RibeiroPois ao que parece, Jose Antonio M Macedo, os moldavos não são da sua opinião.
Altino DuarteCreio bem que a maioria vai votar a favor da inscrição na Constituição da futura adesão do país à UE. As razões parecem-me evidentes atendendo à sua composição étnica e à política seguida actualmente.Apenas uma parte, a Transnístria ,que até já declarou unilateralmente e há muito a sua independência não estaria de acordo com uma aproximação à UE.
David RibeiroAltino Duarte, as mais recentes sondagens feitas por um grupo de reflexão baseado em Quixinau, capital da Moldova, mostram que uma clara maioria de mais de 50% apoia o caminho da UE e este referendo precisa de um terço de participação para ser válido, facto que segundo as últimas notícias, já foi atingido.

  Resultados parciais ao fim da tarde de domingo 20out2024

1024.jpgCom metade dos votos contados e segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC), 55% das pessoas preferiram votar «não» à pergunta sobre uma eventual adesão à União Europeia. E para a presidência contados que estão 50% dos votos, há uma tendência de clara divisão entre ambos os candidatos, já que a presidente em funções e pró-Ocidente, Maia Sandu, tem 35% das preferências, enquanto o principal adversário, Alexandr Stoainoglo, procurador-geral do país e que é tido como alguém mais próximo da Rússia, segue com 30%. Bem abaixo aparece Renato Usatii, antigo presidente da Câmara da cidade de Balti, no norte do pais, com 15%.

 Resultados parciais na manhã de 2.ª feira 21out2024
464038866_10226493195504030_8892961425881018304_n.São ainda resultados preliminares, mas tudo indica que a Moldova vá ter de realizar uma segunda volta para saber quem será o próximo presidente. Uma escolha que, de acordo com as primeiras indicações da Comissão Eleitoral Central (CEC) do país, se fará entre a pró-Ocidente e atual presidente Maia Sandu e Alexandr Stoainoglo, procurador-geral do país e que é tido como alguém mais próximo da Rússia. Embora estas sejam consideradas as eleições mais importantes do país na era pós-União Soviética, apenas 51,4% dos eleitores foram às urnas, num total de 1.546.757 votantes.
No referendo sobre a adesão à UE uma reviravolta durante a madrugada, e que deixa agora a dúvida quando ainda faltam contar alguns votos na Moldova. Depois de os primeiros resultados terem dado a vitória ao «não» no referendo que questionava a vontade dos cidadãos em aderir à União Europeia - com 95% dos votos contados essa era a tendência -, o escrutínio está agora muito renhido, com ligeira vantagem para o «sim».

Jorge Veiga
no meu tempo era a Moldávia. Agora mudou de nome. E até parece que em eleições os nossos números são muito diferentes...Se é uma democracia, vota quem quer.
David Ribeiro -
Jorge Veiga, ao que dizem a ex-república soviética da Moldávia chama-se agora Moldova, devido a uma série de problemas político-linguísticos com uma região limítrofe da Roménia igualmente chamada Moldávia.
Jorge Veiga
David Ribeiro poderá ser, mas eu continuo a dizer Moldávia ao que eu conhecia por Moldávia. Casmurrice.
David Ribeiro - Segundo notícia da BBC às 14h16 de hoje [2.ª feira 21out2024] o povo moldavo apoiou as mudanças propostas pelo país do Leste Europeu em sua constituição e seu compromisso de aderir à UE por uma margem muito estreita no referendo de domingo último. Dados oficiais apontam «Sim» para 50,46% e «Não» para 49,54% na tarde de segunda-feira, com mais de 99,6% dos votos apurados.



Publicado por Tovi às 10:44
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Manuel da Rocha a 20 de Outubro de 2024 às 18:50
Estive lá, em 2022, já depois da guerra ter começado lá ao lado. É normal olhar para os números e pensar que a Moldávia quer ser europeia. O problema é no leste do país, onde existem 2 partidos (derivados do partido comunista soviético) que possuem milícias armadas, que guardam uma zona onde é extraído petróleo. Com a guerra, essa zona perdeu 90% das suas exportações (eram feitas para a Ucrânia, lideradas pela Gazprom). Desde que a Ucrânia foi atacada, que o apoio aquele lado, decaiu muito. Mesmo os próprios milicianos, tem entregue as armas, em troca de apoios públicos. Ainda há a vertente mais dura, que recebe apoio, directo, da Hungria e que sonha em que a Rússia conquiste Odessa e crie uma ponte terrestre, para essa zona (Transnistria). São esses que apoiam a ideia do país continuar ligado à Rússia, em vez de se aproximarem da Polónia. Nas grandes cidades, principalmente junto ás estações de comboio e aeroporto, já há preços em Leu e em Euros. Estive lá 3 semanas, nunca usei a moeda local. Até num pequeno supermercado, paguei em euros e recebi troco em Euros. (Do que me lembro, maioria das lojas fazia conta directa: 1 Leu eram meio cêntimo. Por exemplo: comprei um hambúrguer, bebida e gelado, que eram de um menu (creio que ofereciam o café, já não me lembro) que eram 99 Leu. Daí que paguei 5 euros. Mas, no aeroporto de Chisinau, há dezenas de cartazes a referir que só se pode pagar em Leu e Bani (1 Leu são 100 Bani). Só que até os táxis tem tabelas em Euros. Por isso será normal que o governo ganhe mais membros, que apoiam o avanço para oeste, assim como será bem provável, que 60'% apoiem a inscrição na constituição.


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Mário Soares nasceu faz h...

A derrocada do Estado Sír...

Sondagens da Intercampus ...

Presidente da Coreia do S...

As últimas da Guerra na U...

Já é Natal no Porto

Nacional 0 - 0 Boavista

Porto, o nosso Movimento....

Vergonhosa a atitude do C...

Santana Lopes e as Presid...

"Macaco" irá a julgamento...

Paulo Rangel na CNN Portu...

25 de Novembro de 1975......

A Favorita do Bolhão

Os dias seguintes à "apre...

O que mais nos irá aconte...

A Guerra dos Mísseis... e...

Galeria Fernando Santos.....

Aos mil dias de guerra na...

Donald Trump... what else...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus