"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023
Intensos combates pelo controle de Soledar

Captura de ecrã 2023-01-12 094501.jpg

A Rússia está a aumentar as suas forças na Ucrânia, mas as tropas de Kiev lutam ferozmente pelo controle da cidade de Soledar, no leste. O grupo Wagner diz ter capturado toda a cidade de mineração de sal de Soledar após intensos combates. A Ucrânia nega que a cidade tenha caído e diz que os combates continuam.

 

  Al Jazeera 13jan2023 - Batalha de 'alta intensidade' em Soledar
Captura de ecrã 2023-01-13 091007.jpg
A vice-ministra da Defesa, Hanna Malyar, disse que as forças ucranianas estão resistindo após uma noite de batalhas de “alta intensidade” na cidade de Soledar, no leste, onde cerca de 500 civis estão presos. O presidente Volodymyr Zelensky disse que as tropas que defendem Bakhmut e Soledar estariam armadas com tudo o que precisam para manter as tropas russas afastadas.
  Jose Bandeira
Não é tempo de permitir avanços russos (nem mesmo de mercenários Wagnerianos)... A Europa, a mesma Europa que soçobrou perante Hitler e que agora tem em Zelensky o guardião da liberdade que Churchill assumiu na 2.a Grande Guerra, tem obrigação de parar a carnificina!


  Wikipédia
caption.jpgSoledar é uma cidade da Ucrânia, situada no Oblast de Donetsk. Tem 14,10 km² de área e sua população em 2020 foi estimada em 10.867 habitantes.
Artyomsol, é a maior empresa de extração e comercialização de sal de cozinha (NaCl) da Europa Central e do leste Europeu, fundada em 1881, e localiza-se no município, antes da invasão russa fornecia mais de 90% das necessidades de sal de mesa da Ucrânia (os produtos ali produzidos eram comprados por mais de 50 mil compradores atacadistas na Ucrânia, Rússia e outros países da Europa e África). As minas de sal da cidade também costumavam ser uma importante fonte turística, que ao atrair grande número de turistas geravam empregos e renda para o município. Haviam tours a até 300 metros de profundidade nos túneis, os quais possuem um comprimento estimado em cerca de 300 km. Um túnel em especial impressiona por possuir 30 metros de altura, 14 de largura, se estendendo por 1 km. Abaixo da superfície de Soledar, é possível encontrar um museu, uma igreja, um sala de concertos, um campo de futebol, esculturas de cristais de sal e um hospital para até 100 pacientes que sofram de problemas respiratórios. Para além das minas de sal, a zona em torno de Soledar é rica em gesso, mineral muito utilizado como fertilizante, como também na fabricação de cimento e na medicina. Tal facto atraiu empresas que se instalaram no local para processamento do minério, como a empresa alemã Knauf que mantém desde 2006 uma fábrica de placas de gesso no município. Também se destaca a existência na cidade do único viveiro da Ucrânia para o cultivo industrial de abetos azuis e prateados.

 

  CNNPortugal às 11h09 de hoje - Rússia anuncia conquista de Soledar
soledar 13jan.jpg
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta sexta-feira a conquista de Soledar. "Na noite de 12 de janeiro, foi concluída a 'libertação' da cidade de Soledar, o que é importante para a continuação das operações ofensivas bem-sucedidas na direção de Donetsk", disse Igor Konashenkov, porta-voz da instituição, citado pela TASS. "O estabelecimento de controlo total sobre Soledar torna possível cortar as rotas de abastecimento das tropas ucranianas na cidade de Artemovsk [Bakhmut], no sudoeste", continuou. Konashenkov salientou que a conquista da pequena cidade da região de Donetsk foi possível devido ao "constante fogo de artilharia e ataques aéreos" lançados pelas forças russas. "A captura de Soledar foi possível devido à destruição do inimigo pelo constante fogo de artilharia, ataques aéreos e lançamento de mísseis. Realizámos continuamente ataques direcionados às posições das forças armadas ucranianas na cidade, impedindo o reforço de efetivos e fornecimento de munições, bem como as tentativas do inimigo recuar para outras linhas de defesa", explicou.
Contudo, já na manhã desta sexta-feira, a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, afirmou que as tropas de Kiev ainda continuam a defender "corajosamente" a cidade. "O inimigo enviou quase todas as forças principais para a direção de Donetsk e mantém uma elevada intensidade na sua ofensiva. Esta é uma fase difícil, mas vamos ganhar esta guerra. Não há dúvida", escreveu a governante no Telegram.
As informações avançadas pelos dois governos não foram confirmadas por fontes independentes.

 

 

  Al Jazeera - 13jan2023 - Exercícios militares da Bielorrússia
Captura de ecrã 2023-01-13 092156.jpg
Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os exercícios militares conjuntos entre a Rússia e seu aliado próximo, a Bielorrússia, foram projetados para impedir "oponentes em potencial de uma escalada e provocações". A Rússia usou a Bielorrússia como trampolim para invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022, e o envio de um grupo de tropas conjuntas para a Bielorrússia em outubro levantou temores em Kiev de que a Rússia pudesse estar se preparando para lançar uma nova ofensiva de seu vizinho do norte este ano.

 

  Expresso às 13h35 de 13jan2023
Alemanha diz que não recebeu pedido de re-exportação da Polónia
Captura de ecrã 2023-01-13 140409.jpg
A Alemanha não recebeu pedidos oficiais da Polónia nem da Finlândia para a re-exportação dos tanques Leopard, de forma a poderem ser enviados para a Ucrânia, escreveu a CNN internacional. “Não há nenhuma questão à qual tenhamos de dizer não. Mas estamos a dizer que estamos em constante diálogo sobre o que é a atuação certa em cada momento e como se pode apoiar melhor a Ucrânia”, disse esta sexta-feira a porta-voz do governo alemão Christiane Hoffmann. A comunicação está em curso com os Estados Unidos, França, Reino Unido, Polónia e Espanha. Hoffmann disse ainda não haver preocupação governamental com os relatos de que a Polónia está a planear entregar tanques Leopard sem autorização prévia para re-exportação. “Não creio que seja uma assunção realista”, comentou.



Publicado por Tovi às 07:52
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Manuel da Rocha a 13 de Janeiro de 2023 às 10:50
O grupo Wagner colocou lá 50000 mercenários e mais de 70000 jovens recrutas do exército russo.
Até à passada 3feira terão morrido 66000 a 87000 membros desse grupo (provavelmente a maioria jovens recrutas), o que levou a Rússia a trocar todo o comando militar, pois a quantidade de mortos (em troca de 400 a 500 soldados ucranianos) é gigantesca. Ao mesmo tempo, o grupo Wagner recebeu 74000 milhões de dólares do governo russo para pagar a mais mercenários. Logo após esse pagamento, o líder veio anunciar que Soledad tinha sido conquistada e que os ucranianos tinham defendido "valentemente e perdendo as próprias vidas". Pela darkweb foi anunciado que o grupo mandou avançar as suas forças Tchechenas, Líbias e Sirias, com 10000 soldados, altamente treinados, para acabar a conquista da cidade, já que os ucranianos que sobram, estarão há 8 dias sem poder descansar, pelas 1530 vagas de soldados enviados para a cidade, pelas forças russas, maioria dizimados pelas defesas ucranianas.
Usando a velha táctica de sacrificar os menos treinados e que facilmente são substituídos, o grupo Wagner poderá sacrificar mais de 100000 soldados, para ocupar Soledad e enfraquecer Bakhmut.
Daí que surgiu o anúncio que a Rússia passou a idade de recruta para 30 anos e a possibilidade de re-listamento para qualquer ex-militar até aos 60 anos de idade, desde que tenham cumprido os 12 meses obrigatórios, alguma vez na sua vida. Será a forma de obter mais 2 milhões de soldados para ocupar a Ucrânia, mesmo perdendo mais de meio milhão de pessoas.


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Posts recentes

Pirómanos... quem são?

Somos um país seguro...

Continua o flagelo dos in...

Estrela da Amadora 2 - 2 ...

É assim que estamos... um...

Para Olivença, rapidament...

Miragem propagandística d...

Nova e perigosa escalada ...

Daqui até às Presidenciai...

Não há intenção de usar a...

Pedro Duarte na Distrital...

Como é que isto foi possí...

Zelensky pede “mais armas...

Recente barómetro da Inte...

Julgamento no âmbito da O...

Alterações no corredor do...

E porque não avançarmos c...

Forças russas avançam no ...

O futuro da segurança eur...

Boavista 0 - 0 Estoril

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus