Nem tudo nos correu bem nas provas de canoagem, mas...
Foi pena... mas não houve a sonhada medalha no K2 500 para Portugal nos Jogos Olímpicos Paris'2024. O duo luso composto por João Ribeiro e Messias Baptista ficou em 6.º na final. Terminaram em 1:27.82 minutos, a menos de 1 segundo dos novos campeões olímpicos, os alemães Jacob Schoff e Max Lemke (1:26.87), que com este tempo de vitória bateram o recorde olímpico.
Fernando Pimenta terminou no sábado a final K1 1.000 na sexta posição, com 3:29,59 minutos, garantindo um diploma olímpico. Ficou a 5,52 segundos do novo campeão olímpico, o checo Josef Dostal (3.24,07). Dois húngaros ocupam os outros lugares do pódio, com Adam Varga (3.24,76) a conquistar a prata e Balint Kopasz (3.25,68) o bronze.
Teresa Portela despediu-se de Paris'2024 em K1 500 metros, segunda classificada na final B, o que lhe valeu o 10.º lugar na classificação geral.
Iuri Leitão e Rui Oliveira conquistaram Medalha de Ouro nos Jogos Olimpicos. Dupla portuguesa venceu a prova de Madison com 55 pontos, à frente da Itália (47) e da Dinamarca (41).
Um desabafo...
Os Países Baixos têm um pouco mais do que 17 milhões de habitantes (Portugal 10 milhões) a viverem em 41.528 km2 (Portugal tem pouco mais que 92 mil km2)... e por isso penso ser interessante os políticos portugueses da área do desporto perguntarem aos seus homólogos neerlandeses como é que se faz... é que o que por cá se faz ou é muito pouco ou estamos a fazer mal.
Paulo Calcada - O PIB Per capital diz alguma coisa
David Ribeiro - Seguramente que sim, Paulo Calcada, mas não deverá ser só isso.
Alfredo Solteir - Desporto escolar. Criar condições descentralizadas para acompanhar atletas.
Sílvia Afonso - Alfredo Solteir se não investirem em desporto escolar desde cedo nas escolas dificilmente teremos resultados melhores.
Jorge Veiga - Aqui é mais levantar copos de vinho e cerveja, comer caracóis, falar mal dos vizinhos e desportos congéneres...!
João Greno Brògueira - Este quer comparar uma matriz Luterana com uma Apostólica Romana. O problema já vem do tempo em que eles acabaram com os chulos que vendiam o céu a troco de dinheiro e passaram a construir o seu céu aqui na Terra. Nós aqui continuamos satisfeitos com cagadores de postas de pescada que prometem tudo e nada cumprem. Assim é difícil perseguir objetivos.
Carlos Miguel Sousa - No inicio da década de 60, a Holanda tinha cerca de + 3 milhões de residentes que Portugal ( +35% ), atualmente a diferença é de 7 milhões ( + 70% ). Parece que a Holanda tem « qualquer coisa » que atrai as pessoas, e Portugal não. O que será ?
Raul Vaz Osorio - Carlos Miguel Sousa deve ser por isso que os holandeses se tornaram tão racistas
Carlos Miguel Sousa - Raul Vaz Osorio Infelizmente não há estudos sérios que nos permitam avaliar se há muito ou pouco racismo. O que eu sei, é que a economia Holandesa, como a Portuguesa, Espanhola, Francesa e demais países da União Europeia, estaríam paradas se hoje não houvesse estrangeiros a trabalhar e a alimentar uma Segurança Social, que paga a muitos para não trabalhar. Mas é pena. No Censos Populacionais, também haveria de lá estar uma ou duas pergunta sobre o assunto.
Raul Vaz Osorio - Carlos Miguel Sousa concordo inteiramente, a economia europeia em geral e portuguesa em particular, precisa dos imigrantes como de pão para a boca. A segurança social equilibra à custa deles, o índice de natalidade melhora com eles. Mas parece gerar um incremento do racismo que, mesmo não havendo dados objectivos que o quantifiquem, se pode inferir pelo aumento de votos nos partidos de extrema direita ou pela observação das redes sociais. Daí a importância do combate à desinformação e à propaganda racista.
Carlos Miguel Sousa - Raul Vaz Osorio Como disse e reitero eu não sei se o racismo aumentou ou não, o que aumentou - e aí estamos de acordo - foi a visibilidade que lhe é dada. No dia a dia, não registo alterações comportamentais de monta. O crime está a aumentar, e disso eu não tenhos quaisquer dúvidas, mas continua-me a parecer que os autóctones contribuem para ele numa proporção muito maior que os estrangeiros, ainda que em algumas comunidades, sentindo-se acossadas por extremistas, alguma violência acabe por eclodir. Importante é estarmos atentos e não deixar o pensamento para os outros. Bem haja.
Raul Vaz Osorio - Por cá faz-se pouco, porque o dinheiro vai todo para o futebol e mal porque tudo neste país está hipercentralizado
Fernando Gomes - Menos horas de trabalho mais bem pagas, para que os Tugas não tenham de ter 2 e até 3 empregos e trabalhar 20 horas por dia, como conheço alguns. Tempo para fazer desporto, mesmo amador, é treta. Começar por explicar aos jovens que o desporto faz de nós melhores pessoas física e mentalmente, ao contrário dos shots e da SuperBock. Só uma sugestão.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)