"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Lendo "A Europa Adormecida"

250x.webp

[pag. 15] - O fascismo não é apenas uma ideologia ou um conjunto de ideias - é uma atitude em relação à própria vida humana.
[pag. 26] - Sempre que um partido da extrema-direita consegue criar uma base de poder, abre um espaço no qual uma cultura de rua violenta de ultradireita pode florescer mais facilmente.
[pag. 35 e 36] - Atualmente a cena ultradireita oferece estágios em proxenetismo e extorsão, lavagem de dinheiro, tráfico de droga e armamento, tráfico de pessoas, milícias e combate armado (neonazis escandinavos estão entre os que lutam na Ucrânia). (...) Julgamentos importantes envolvendo conspirações criminosas de ultradireita ocorreram nos últimos anos ou estão em curso em muitos países, incluindo Alemanha (NSU, White Wolves Terror Crew, Old School Society, Freital Group), Espanha (Frente Antissistema), Áustria (Objekt 21), Itália (Nova Ordem), França (White Wolves Klan) e Hungria (homicídios de ciganos em série por neonazis que formaram as suas próprias milicias privadas). Todos revelaram conluio, direto ou indireto, entre os neonazis, polícias, militares, serviços de informação, ou uma mistura de todos.
[pag. 43 a 45] - No final dos anos 1980, a extrema-direita começava a emergir com uma força eleitoral viável e alguns dos partidos anti-imigração e anti-Islão que agora rompem a tradição da política europeia não tinham ainda sido estabelecidos. As primeiras incursões parlamentares deste grupo heterogéneo de populistas xenófobos foram repelidas pelos outros partidos, juntamente com as ideologias políticas da extrema-direita exclusivamente nacionalistas. Os políticos europeus davam preferência às táticas de isolamento político da chamada abordagem cordon sanitaire em relação ao fascismo desde 1945. Tal abordagem permitiu aos políticos estabelecer as suas credenciais antifascistas, ao mesmo tempo que ignoravam as razões para o apelo eleitoral da extrema-direita. O fascismo foi definido como um problema à margem da sociedade, uma espécie de membro com gangrena que tinha de ser amputado para preservar a saúde do corpo político. Muitos estudos académicos sobre o fascismo deixaram igualmente a política dominante livre de responsabilidades, ao sugerir que foi a presença da extrema-direita que empurrou o centro de gravidade político para a direita - por exemplo, em questões de imigração e asilo. Isto, convenientemente, ignorava as afinidades entre a extrema-direita e o centro e a convergência de interesses em torno de toda uma série de questões que surgiram desde o início dos anos 1990, conforme exposto abaixo. A primeira convergência - sobre refugiados - surgiu em resultado do colapso da União Soviética, do desmembramento da ex-Jugoslávia e do movimento de refugiados de Estados autoritários no Sul Global que foram apoiados por potências ocidentais e sujeitos aos programas de ajuste estrutural - como o Sri Lanka, o Zimbábue, a Nigéria, o Zaire/RDC, a Argélia e o Uganda. (...) A convergência sobre o asilo foi seguida pela convergência sobre emprego e direitos sociais dos migrantes, no contexto do estado-providência (...) A terceira-corrente - desta  vez emanada da Guerra contra o Terror - conduziu igualmente a convergências em todo o espectro político nas políticas culturais para comunidades minoritárias. Esta recalibragem da política dominante encorajou consideravelmente a extrema-direita a justificar a sua narrativa anti multiculturalista cuidadosamente elaborada.


Publicado por Tovi às 07:13
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Maio 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Sondagem realizada pelo I...

Onda de assaltos contínua...

Provável queda de um mete...

Boavista 2 - 2 Vizela

Ativos russos congelados

Primeiro-ministro da Eslo...

Linhas de defesa de Khark...

E continuam os "tiros, bo...

Os 13 de Maio em Fátima

Porto 2 - 1 Boavista

Acordo militar entre São ...

Violência Doméstica é CRI...

Portugal volta a receber ...

Pedro Nuno Santos em entr...

Continuando a ler "A Euro...

A violência doméstica é a...

Boavista 1- 1 Gil Vicente

A guerra das "contas cert...

Tensão nas Universidades ...

Cidades da Ucrânia caem p...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus