Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro (Porto, 2 de fevereiro de 1964) é médico especialista em Medicina Interna no Centro Hospitalar e Universitário de São João e Diretor Clínico do Hospital da Ordem da Trindade. Integrou a Assembleia de Freguesia de Ramalde, entre 1983 e 1990 nas listas da CDU e, entre 1993 e 1997, nas listas do PS. Assumiu funções enquanto vogal da Junta de Freguesia de 1998 a 2001. Entre 2001 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal do Porto. Mais tarde, entre 2005 e 2008, foi vereador sem pelouro atribuído na Câmara Municipal do Porto. Em 2005, foi eleito deputado pelo círculo eleitoral do Porto. No Parlamento, integrou a Comissão Parlamentar de Saúde, envolvendo-se directamente em vários diplomas legislativos, entre os quais a Lei da Procriação Medicamente Assistida e o novo enquadramento legal para a transplantação de órgãos. Entre 2008 e 2011 assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde. Enquanto Secretário de Estado foi responsável, entre outros, pela dinamização da reforma dos cuidados de saúde primários, pelo alargamento às crianças do programa cheque dentista, pela criação do Banco Público de células do cordão umbilical (Lusocord) e do primeiro banco público de gâmetas (no Centro Hospitalar do Porto) e pelo lançamento da 1.ª pedra do Centro Materno-infantil do Norte. Em 2011 foi novamente eleito deputado pelo círculo eleitoral do Porto e regressou à sua actividade profissional como médico no Hospital da Ordem da Trindade. Foi candidato, pelo PS, à Presidência da Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas de 2013, as quais perdeu, tendo sido eleito Vereador. Estabeleceu um acordo de governação da Câmara com o presidente eleito, o independente Rui Moreira, tutelando o Pelouro da Habitação e Ação Social. Ocupou múltiplos lugares de direção no PS, integrando o primeiro Secretariado Nacional de António Costa. É, desde março de 2016, presidente da Federação Distrital do Porto do PS. Em 2017, é novamente o candidato, pelo PS, à Presidência da Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas. Em 2019, nas Eleições Europeias que decorreram a 26 de Maio, foi eleito Eurodeputado.
Comentários dos partidos políticos
O PSD considera que a escolha de Manuel Pizarro como ministro da Saúde demonstra mesmo que o primeiro-ministro “está cada vez mais limitado” ao aparelho socialista e criticou a indisponibilidade de António Costa para mudar de política para o SNS.
Para a Iniciativa Liberal, a escolha de Pizarro mostra que “António Costa está contente” com o rumo da Saúde em Portugal, mas é uma “má notícia para todos os portugueses que não têm alternativa ao SNS”.
Catarina Martins, líder do BE, lamenta a escolha de Manuel Pizarro como novo ministro da Saúde. "Não garante qualquer mudança”, salientando que “nada muda com a mesma política”.
O PCP considerou que mais importante do que a escolha de Manuel Pizarro para ministro da Saúde é aquilo que vai fazer naquela área e apontou como prioridade acabar com “subfinanciamento crónico” do SNS.
Tomada de posse de Manuel Pizarro como ministro da Saúde
Na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República, no Palácio de Belém, conferiu hoje [10set2022] posse ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro.
Conheço pessoalmente Manuel Pizarro já vai para mais de um dezena de anos e embora pontualmente algumas posições políticas nos tenham colocado em lados opostos das barricadas, a verdade é que o tenho em boa consideração, defensor do Norte e perfeito conhecedor do Sistema Nacional de Saúde e de todos os seus atuais problemas. Que os deuses o protejam nesta sua nova tarefa de serviço público.
e as políticas são para manter, como disse Costa, não prevejo grande futuro ao SNS. Do caro colega Pizarro, depois dos 66,5 anos, pouco futuro terá, a não ser a aposentação.
David nem com a proteção dos deuses!!! Um político profissional do aparelho que por acaso se licenciou em medicina… enfim… mais do mesmo pior não poderá ser… Abc
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)