"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 15 de Setembro de 2015
Mau tempo no Norte

Meteorologia Porto 15Set2015 bbb.jpg

  Autoridade Nacional de Proteção Civil

AVISO À POPULAÇÃO

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 14 de setembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para as próximas 72 horas um agravamento excecional das condições meteorológicas nas regiões Norte e Centro:

- Precipitação forte a partir da próxima madrugada e até à tarde de 16 de setembro, sendo muito forte no período 12h-24h de 15 de setembro, prevendo-se acumulados da ordem de 150 mm/24h e configurando valores que podem superar 40 mm/h ou 60 mm/6h;

- Vento médio a soprar de sudoeste forte de forma persistente (até 100 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas que podem atingir 130 km/h. No litoral vento a soprar moderado a forte (até 45 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h. Não são de excluir eventuais fenómenos extremos de vento;

- Agitação marítima com ondas até 4m na costa ocidental a Norte do cabo Raso.

 

 15Set - 13h44 - JN

Mau tempo causa inundações e quedas de árvores no Porto - O Comando Distrital de Operação de Socorros do Porto registou 13 ocorrências neste distrito, decorrentes do mau tempo, desde as 9 horas desta terça-feira, mas nenhum dos incidentes provocou danos graves. Em declarações à agência Lusa, fonte do CDOS do Porto adiantou que as ocorrências começaram cerca das 9 horas e que houve inundações na Trofa, Amarante e Matosinhos e algumas quedas de árvores, "mas nada de significativo".

 

 15Set - 18h10 - JN

Até às 16 horas o Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) do Porto registou 42 ocorrências um pouco por todo o distrito, maioritariamente inundações e quedas de árvore, mas nenhum dos incidentes provocou danos graves. A chuva e ventos fortes estão porém a dificultar a vida aos condutores, com a GNR do Porto a assinalar um aumento do número de acidentes automóveis, especialmente nas vias A21, A28, A41 e A42. Já a PSP e sapadores bombeiros do Porto e Gaia foram alertados para situações de infiltrações, quedas de árvores, andaimes, semáforos, vedações e painéis, mas em nenhuma destas situações houve feridos. As condições atmosféricas adversas levaram contudo a Câmara Municipal do Porto a encerrar a Feira do Livro durante o dia de hoje, fechando os pavilhões mas mantendo a programação cultural. Mais a norte, o CDOS de Braga registou, até as 15:44, oito ocorrências relacionadas com o mau tempo, referindo que "apesar do vento e chuva forte apenas há a registar pequenas inundações e a queda de algumas árvores de pequeno porte e ramitos".

 

 16Set - 9h20 - Como eu vi o "mau tempo no Norte"

Cá pela Invicta vento houve e chuva também, mas nada de outro mundo, felizmente. Mas como diz o Povo cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. No entanto a Protecção Civil deverá ser comedida nos alertas “vermelhos” e “laranjas” que faz chegar ao conhecimento dos cidadãos, pois o pior que pode acontecer para a segurança das pessoas e bens é a banalização dos avisos de perigo iminente.



Publicado por Tovi às 09:19
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Posts recentes

Será só fumo?... ou haver...

Piadas das Legislativas'2...

Alternativa à Geringonça…...

Boavista 1 - 1 Sporting

PS praticamente na maiori...

Piadas das Legislativas'2...

Força, Rui Moreira... est...

Foi há dezoito anos

Piadas das Legislativas'2...

Programa eleitoral do PAN

Tolentino de Mendonça nov...

Estudo de opinião para as...

A Regionalização na campa...

Queda de helicóptero de c...

Piadas das Legislativas'2...

Piadas das Legislativas'2...

Belenenses 0 – 1 Boavista

Rui Rio é um poeta

Sondagem da Pitagórica co...

Urgente!... Oposição prec...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus