"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016
Morreu o escultor José Rodrigues

Morreu na manhã do sábado passado, numa unidade hospitalar da cidade do Porto, o escultor e artista plástico José Rodrigues.

Requiescat In Pace

Escultor José RRodrigues morreu 10Set2016.jpg

José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola, a 28 de Outubro de 1936 (tinha 79 anos). Fez o curso na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, cidade onde se radicou. Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, no Porto. Além de uma vasta obra de pintura e escultura, José Rodrigues deixa como legado a Fundação com o próprio nome. Instalada numa antiga fábrica de chapéus, no alto da Fontinha, no Porto, tem salas de exposições, auditório, ateliês e espaços de co-working, que juntam gentes de várias sensibilidades, artísticas e económicas. Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira. Desde 1964 que expôs individualmente em cidades como o Porto, Amarante, Alfândega da Fé, Vila Nova de Cerveira, Cascais, Tóquio, Paris e Macau. Em 1968, com os colegas Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro, que com ele terminaram o curso com a classificação máxima, formou o grupo "Os Quatro Vintes". Além da escultura, dedicou-se e a outras expressões artísticos, tendo feito ilustração para livros de escritores e poetas, como Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, Vasco Graça Moura e Albano Martins.

 

 

José Rodrigues foi o criador da escultura da Pantera e do Monumento evocativo da conquista pelo Boavista do Campeonato Nacional de Futebol 2000/01.

Obra de José Rodrigues c.jpg

  Comentários no Facebook

«Jorge Veiga» >> por acaso desconhecia. Obrigado pela lição David Ribeiro.

«Jose Riobom» >> Não opino sobre a qualidade artistica... De um artista ou se gosta ou não... O importante é a perda para todos nós dum homem artista ... e essa é sempre uma grande perda. Paz à sua alma. Sentidos pêsames à familia enlutada.

«Adao Fernando Batista Bastos» >> Conheci-o no cafe Sao Lazaro, nos anos sessenta, bem como a um animado grupo de professores e estudantes das Belas Artes! famosos e sempre segui a vida e obra de Jose Rodrigues com muita admiração e estima. Descanse em paz!

«David Ribeiro» >> Era o famoso grupo "Os Quatro Vintes"... denominação de um grupo de artistas portugueses constituído em 1969 por Jorge Pinheiro, Armando Alves, Ângelo de Sousa e José Rodrigues, com alusão irónica a uma marca de tabaco da época – Três Vintes – e que se prendia com o facto de todos terem terminado os respectivos cursos com a nota de vinte valores na Escola de Belas-Artes do Porto e onde mais tarde viriam a exercer actividade docente.



Publicado por Tovi às 08:11
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Posts recentes

História curiosa sobre "C...

Incêndio na Zona Históric...

Suspensão de registos de ...

Tomada da Bastilha - 14 d...

Fim-de-semana de Exposiçõ...

Parabéns Alice

Atribuição de Medalhas Mu...

D. Pedro IV, o Libertador

Populista Português Moder...

Malhar em ferro frio

Legislativas'2019... no G...

Saladas da Culinária Viet...

Mercadona... em Portugal

Acho bem...

Sinais dos tempos

Morreu Mordillo

Pedro Duarte sobre as esc...

Paulo Portas e Rui Moreir...

Que a Justiça lhes seja p...

The other side of the...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus