Morreu na manhã do sábado passado, numa unidade hospitalar da cidade do Porto, o escultor e artista plástico José Rodrigues.
Requiescat In Pace
José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola, a 28 de Outubro de 1936 (tinha 79 anos). Fez o curso na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, cidade onde se radicou. Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, no Porto. Além de uma vasta obra de pintura e escultura, José Rodrigues deixa como legado a Fundação com o próprio nome. Instalada numa antiga fábrica de chapéus, no alto da Fontinha, no Porto, tem salas de exposições, auditório, ateliês e espaços de co-working, que juntam gentes de várias sensibilidades, artísticas e económicas. Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira. Desde 1964 que expôs individualmente em cidades como o Porto, Amarante, Alfândega da Fé, Vila Nova de Cerveira, Cascais, Tóquio, Paris e Macau. Em 1968, com os colegas Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro, que com ele terminaram o curso com a classificação máxima, formou o grupo "Os Quatro Vintes". Além da escultura, dedicou-se e a outras expressões artísticos, tendo feito ilustração para livros de escritores e poetas, como Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, Vasco Graça Moura e Albano Martins.
José Rodrigues foi o criador da escultura da Pantera e do Monumento evocativo da conquista pelo Boavista do Campeonato Nacional de Futebol 2000/01.
Comentários no Facebook
«Jorge Veiga» >> por acaso desconhecia. Obrigado pela lição David Ribeiro.
«Jose Riobom» >> Não opino sobre a qualidade artistica... De um artista ou se gosta ou não... O importante é a perda para todos nós dum homem artista ... e essa é sempre uma grande perda. Paz à sua alma. Sentidos pêsames à familia enlutada.
«Adao Fernando Batista Bastos» >> Conheci-o no cafe Sao Lazaro, nos anos sessenta, bem como a um animado grupo de professores e estudantes das Belas Artes! famosos e sempre segui a vida e obra de Jose Rodrigues com muita admiração e estima. Descanse em paz!
«David Ribeiro» >> Era o famoso grupo "Os Quatro Vintes"... denominação de um grupo de artistas portugueses constituído em 1969 por Jorge Pinheiro, Armando Alves, Ângelo de Sousa e José Rodrigues, com alusão irónica a uma marca de tabaco da época – Três Vintes – e que se prendia com o facto de todos terem terminado os respectivos cursos com a nota de vinte valores na Escola de Belas-Artes do Porto e onde mais tarde viriam a exercer actividade docente.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)