"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015
Morreu Paulo Cunha e Silva

Paulo Cunha e Silva morreu 11Nov2015 aa.jpg

Requiescat In Pace

Uma grande perda para a Cidade Invicta, para o Norte e para Portugal. O vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, tinha 53 anos e foi vítima de um enfarte do miocárdio em casa, em Matosinhos, durante a madrugada desta quarta-feira. Licenciado em Medicina, era mestre e doutor pela Universidade do Porto, onde foi Professor de Anatomia. Era professor de Pensamento Contemporâneo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Paulo Cunha e Silva foi um dos principais responsáveis pela programação do Porto 2001 e colaborava há vários anos com a Fundação de Serralves, a Fundação Gulbenkian, além de ser presidente da Comissão de Cultura do Comité Olímpico Português.

 

 Comunicado da C. M. Porto

A Câmara Municipal do Porto comunica o falecimento do seu Vereador da Cultura Paulo Cunha e Silva, esta madrugada.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, decretou três dias de luto Municipal.

 

 O "Público online"...

...está a noticiar que o corpo de Paulo Cunha e Silva ficará em câmara ardente, ainda nesta quarta-feira, no Teatro Municipal Rivoli. Na quinta-feira, a cerimónia fúnebre terá lugar na Igreja da Lapa no Porto.

 

  Chegada do féretro ao Rivoli...

...onde o corpo de Paulo Cunha e Silva ficará em câmara até à hora da cerimónia fúnebre.

Paulo Cunha e Silva morreu 11Nov2015 ae.jpg

 

 O que hoje se ouviu dizer

Francisca Carneiro Fernandes, presidente da administração do Teatro Nacional São João (TNSJ) considerava-o “um homem inteligentíssimo, fulgurante, com um pensamento e uma ação imparável, fazia as coisas com uma alegria e uma entrega fora do normal”. Durante o tempo em que esteve à frente do pelouro da Cultura, “deixou uma marca inegável. Foram só dois anos, mas parece que foi muito mais tempo.” Com uma agenda ocupadíssima, era raro perder um espetáculo do TNSJ. “Estava em todo o lado, era admirável a forma como geria o tempo.”

Em comunicado divulgado esta manhã, também a Fundação Casa da Música, reconheceu “ o grande contributo e entusiasmo que [Paulo Cunha e Silva] sempre incutiu à promoção das artes e da cultura”. “Foi um grande agitador cultural, com enorme capacidade de divulgar atos e manifestações de criatividade, de cultura e de cidadania.”

Também Gonçalo Amorim, diretor artístico do Teatro Experimental do Porto (TEP), lhe elogia “a capacidade de envolver as pessoas”. “Trouxe muita gente para colaborar com ele e ajudar a fazer a diferença nesta oportunidade que teve de estar ao serviço da cultura do Porto, imprimindo-lhe uma pungência e uma extravagância rara”, reconhecendo o seu papel no regresso do TEP à cidade em 2014 (depois de anos do outro lado do rio, em Gaia), como uma das estruturas residentes do Teatro Municipal Campo Alegre.

 

  Ainda estamos todos em choque...

...mas a vida tem que continuar. E por isso o Presidente da Câmara assumiu o pelouro de Paulo Cunha e Silva e nomeou para seu adjunto Guilherme Blanc, até aqui adjunto do vereador da Cultura. A decisão foi tomada por Rui Moreira prontamente e às primeiras horas da manhã, dando de imediato instruções para que tudo se mantivesse a funcionar e a programação cultural delineada por Paulo Cunha e Silva não fosse interrompida.

 

 A primeira vez na vida...

...que troquei umas curtas palavras com Paulo Cunha e Silva foi durante a campanha eleitoral das últimas Autárquicas, numa tarde de sábado, na Galeria 111, na rua D. Manuel II, no Porto. E logo fiquei com a certeza que estava perante alguém de uma grande criatividade, cultura e cidadania. Vai-me fazer falta o Paulo, um Homem que queria «Um novo norte para o Norte».

Paulo Cunha e Silva Mai2015 a.jpg



Publicado por Tovi às 09:18
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Greve Geral na Catalunha

Violência doméstica... um...

Já é conhecido o novo Gov...

Corrupção na legalização ...

Independência adiada na C...

Albariño... da Galiza

Dia da Hispanidade

Mais um “incidente” no Ma...

Já se contam espingardas ...

As minhas previsões não f...

PSD venceu as Legislativa...

Pós-eleições… no Facebook

PS vence as Legislativas

Artigo 141.º da Lei Elei...

El Corte Inglés na Rotund...

Morreu Freitas do Amaral

"Lorenzo" atinge Açores

Dieta Mediterrânica

Sessão de hoje da Assembl...

Cão da raça Barbado da Te...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus