"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 30 de Junho de 2025
Moscovo e Kiev...

...estão longe de chegar a um acordo de paz, apesar das negociações
(Rita Monteiro, jornalista do CM em 29jun2025)

 

Captura de ecrã 2025-06-29 085151.png

A Rússia e Ucrânia estão longe de chegar a um acordo de paz, apesar das negociações. Kiev continua a exigir que exército russo se retire das cinco regiões ocupadas. A Rússia quer que a Ucrânia renuncie aderir à NATO e reconheça o seu controlo sobre esses territórios, condições que Kiev considera inaceitáveis. Vladimir Putin admite que os dois países defendem propostas “absolutamente opostas”. “Não há nenhuma surpresa. Trata-se de dois memorandos absolutamente opostos. Mas as negociações são organizadas e conduzidas precisamente com o objetivo de encontrar pontos em comum”, sublinhou o presidente russo.
Putin diz que os negociadores russos e ucranianos estão “em contacto permanente”, nomeadamente para chegar a acordo sobre um local e uma data para uma terceira ronda de negociações diretas, após as reuniões de 16 de maio e 2 de junho na Turquia.
Até agora, as negociações só progrediram em trocas de prisioneiros, soldados feridos e corpos, sem haver um avanço em temas sensíveis como cessar-fogo, soberania, fronteiras ou garantias de segurança.
Esta semana os líderes da NATO confirmaram o seu compromisso de gastar 5% do PIB na defesa até 2025, com uma revisão dos objetivos em 2029.

 

  Entretanto...
O diretor do Serviço de Informações Externas da Rússia (SVR), Sergei Narychkin, anunciou no domingo [29jun2025] que falou com o chefe da CIA norte-americana, John Ratcliffe, numa nova troca oficial de impressões relativas a questões de interesse para os dois países
Forte ataque russo à Ucrânia de sábado para domingo [28 para 29jun]. A Rússia lançou 477 drones e 60 mísseis, dados foram avançados por Kiev.
Um piloto ucraniano foi morto e o seu caça F-16 perdeu-se durante o ataque noturno de mísseis e drones russos em grande escala, disse o exército ucraniano no domingo [29jun2025]. Foi a terceira perda de um F-16 durante a guerra. "O piloto usou todas as armas a bordo e abateu sete alvos aéreos. Ao abater o último, sua aeronave foi danificada e começou a perder altitude ", disse a Força Aérea ucraniana.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou no domingo [29jun2025] um decreto a solicitar a retirada de Kiev da convenção internacional que proíbe as minas antipessoais - "Convenção de Ottawa" -, de acordo com um documento publicado pela presidência, após mais de três anos de invasão russa.



Publicado por Tovi às 07:57
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Armas para a guerra estão...

Seis arguidos suspeitos d...

The Turd Reich... por Mar...

Continua a guerra na Ucrâ...

Eu vi uma racista

Autárquicas no Porto - So...

Boavista... é assim que e...

O presumível assassino da...

Inauguração da sede de ca...

As disputas políticas int...

Em política não pode vale...

Os helicópteros do INEM.....

O que se vai sabendo sobr...

Diogo Jota morre em acide...

Julgamento de José Sócrat...

Deixou-nos o Nani Aires.....

Apresentação da candidatu...

Moscovo e Kiev...

A nossa Oliveira [Olea eu...

Entretanto a guerra conti...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus