...estão longe de chegar a um acordo de paz, apesar das negociações
(Rita Monteiro, jornalista do CM em 29jun2025)
A Rússia e Ucrânia estão longe de chegar a um acordo de paz, apesar das negociações. Kiev continua a exigir que exército russo se retire das cinco regiões ocupadas. A Rússia quer que a Ucrânia renuncie aderir à NATO e reconheça o seu controlo sobre esses territórios, condições que Kiev considera inaceitáveis. Vladimir Putin admite que os dois países defendem propostas “absolutamente opostas”. “Não há nenhuma surpresa. Trata-se de dois memorandos absolutamente opostos. Mas as negociações são organizadas e conduzidas precisamente com o objetivo de encontrar pontos em comum”, sublinhou o presidente russo.
Putin diz que os negociadores russos e ucranianos estão “em contacto permanente”, nomeadamente para chegar a acordo sobre um local e uma data para uma terceira ronda de negociações diretas, após as reuniões de 16 de maio e 2 de junho na Turquia.
Até agora, as negociações só progrediram em trocas de prisioneiros, soldados feridos e corpos, sem haver um avanço em temas sensíveis como cessar-fogo, soberania, fronteiras ou garantias de segurança.
Esta semana os líderes da NATO confirmaram o seu compromisso de gastar 5% do PIB na defesa até 2025, com uma revisão dos objetivos em 2029.
Entretanto...
O diretor do Serviço de Informações Externas da Rússia (SVR), Sergei Narychkin, anunciou no domingo [29jun2025] que falou com o chefe da CIA norte-americana, John Ratcliffe, numa nova troca oficial de impressões relativas a questões de interesse para os dois países.
Forte ataque russo à Ucrânia de sábado para domingo [28 para 29jun]. A Rússia lançou 477 drones e 60 mísseis, dados foram avançados por Kiev.
Um piloto ucraniano foi morto e o seu caça F-16 perdeu-se durante o ataque noturno de mísseis e drones russos em grande escala, disse o exército ucraniano no domingo [29jun2025]. Foi a terceira perda de um F-16 durante a guerra. "O piloto usou todas as armas a bordo e abateu sete alvos aéreos. Ao abater o último, sua aeronave foi danificada e começou a perder altitude ", disse a Força Aérea ucraniana.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou no domingo [29jun2025] um decreto a solicitar a retirada de Kiev da convenção internacional que proíbe as minas antipessoais - "Convenção de Ottawa" -, de acordo com um documento publicado pela presidência, após mais de três anos de invasão russa.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)