Embora o primeiro-ministro do Reino Unido afirme estar focado em assegurar que o equipamento militar defensivo britânico chega à linha da frente tão rapidamente quanto possível e o chanceler alemão Olaf Scholz diga estar a enviar tanques de combate à Ucrânia para que ela se possa defender, a verdade é que a Ucrânia não está a mostrar a sua capacidade militar e está a perder territórios, com o próprio presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a afirmar que a situação na linha da frente está a "ficar mais difícil" e que a Rússia está a empenhar cada vez mais tropas na Ucrânia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou que a situação na linha de frente oriental está ficando mais difícil, com a Rússia enviando cada vez mais tropas para a batalha para derrubar as defesas ucranianas. Os comentários de Zelensky no sábado [4fev2023] foram feitos enquanto os bombardeamentos continuavam na região leste de Donetsk e um acidente numa central de alta voltagem na região sul de Odesa deixou quase 500.000 casas sem eletricidade.
Jose Antonio Salcedo - Faço votos para que o Ocidente ajude de forma decisiva - que não tem feito - a Ucrânia a dizimar os militares russos.
David Ribeiro - Meu caro amigo Jose Antonio Salcedo... o que todos gostaríamos que acontecesse neste conflito é uma coisa, mas a realidade não diz o mesmo. Há muita "propaganda" de ambos os lados da barricada, mas faz falta "estratégia", quer da UE quer da NATO... e o futuro, infelizmente, ainda pende para o lado de Putin, quer queiramos quer não.
Jose Antonio Salcedo - David Ribeiro - Caro amigo, a mediocridade da generalidade dos políticos no poder, assim como várias formas de corrupção, assim o determinam infelizmente.
Francisco Bismarck - David Ribeiro meu Caro, como sabe, respeito muito as suas opiniões, mas creio que ambos sabemos, desde o principio, quem vai ganhar no terreno. Nos cofres, a vitória será doutros. Uma pena que os lideres europeus não tenham sabido estudar o pensamento de de Gaulle. A Europa deve estar unida. Incluindo a Rússia. E, óbviamente, num bloco diferente do americano. Coisa que os americanos temeram e boicotaram sempre. Com exito.
David Ribeiro - Nem mais, Francisco Bismarck... é mesmo isso que eu penso estar a acontecer neste conflito Rússia-Ucrânia.
Francisco Rocha Antunes - Os ucranianos tem de começar a mandar mísseis para as cidades russas
Antero Filgueiras - Ando com saudades de sentir o cheiro a napalme!!!
Continua a purga na Ucrânia... mas não estou certo se tudo está a ser feito em benefício do martirizado povo ucraniano.
The Kyiv Independent 5fev2023
O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, será provavelmente demitido do seu post ministerial na próxima semana, informou o canal de notícias ucraniano Ukrainska Pravda a 5 de fevereiro, citando fontes governamentais e militares. De acordo com as fontes, o provável substituto de Reznikov é entendido como Kyrylo Budanov, chefe da agência de inteligência militar da Ucrânia HUR. "Eu não tive nenhuma conversa sobre a minha demissão deste cargo", Reznikov supostamente disse à Ukrainska Pravda numa entrevista a publicar em breve.
Pedro Matos Trigo - A caminho da UE/Nato, ele tem por obrigação acabar com as oligarquias. E, ao que parece, o fenómeno lá é tão mau ou pior do que em Port... quer dizer, tão mau ou pior do que na Rússia!
De vez em quando aparecem umas notícias engraçadas... se o conflito Rússia-Ucrânia não fosse um assunto grave, até tinha piada. (Ver aqui)
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)