Na imagem sistema de mísseis balísticos RS-24 Yars
Concordo plenamente com o ex-embaixador dos EUA na União Soviética (1987-1991) Jack Matlock, quando recentemente afirmou numa entrevista à Executive Intelligence Review que uma "guerra não declarada" do Ocidente contra a Rússia é extremamente perigosa e pode facilmente levar a erros de cálculo que resultarão em troca de ataques nucleares. "Entramos obviamente em uma fase muito perigosa, uma vez que a Rússia tem encarado as ações dos EUA e seus aliados da NATO como um ato agressivo que ameaça a sua segurança nacional (…) Não creio que qualquer uma das partes tenha a intenção de usar armas nucleares. Mas aceito que esta situação poderia levar facilmente a uma troca de ataques nucleares devido a erros de cálculo (...) Tais coisas aconteceram várias vezes durante a Guerra Fria e tivemos sorte por [esses sinais] de alguma forma não terem sido levados em conta".
Numa entrevista em 1997, Jack Matlock deu alguns conselhos aos futuros diplomatas: "Tenham uma natureza otimista, tenham uma educação liberal, não esperem mudar o mundo, conheçam o país, conheçam seu próprio país, representem fielmente seu governo, encontrem os interesses mútuos e lembrem-se de que o momento certo é tudo". E também deu a sua opinião sobre uma das distinções básicas na política: "Não vejo muita diferença entre um regime comunista e um regime fascista. Na verdade, acho que uma das maiores confusões intelectuais que muitos tiveram ao longo dessas décadas é toda essa coisa de direita e esquerda — fascistas estão na direita, comunistas estão na esquerda. Disparate! Eles se juntam e se sobrepõem, e estamos a ver isso na Rússia hoje, onde os aliados são os chauvinistas nacionalistas e os comunistas. Eles são aliados naturais porque são autoritários por natureza. E mais do que autoritários, eles tendem a ser totalitários, o que significa que tendem a destruir todos os elementos da sociedade civil. Para mim, isso é muito mais importante do que se você é filosoficamente de direita ou de esquerda. Você sabe, você está disposto a criar e viver em uma sociedade civil, em uma sociedade aberta, ou não? Essa para mim é a questão básica".
Jorge Veiga - Não foi "uma guerra não declarada do Oriente (Rússia), ao Ocidente? Alguém anda a precisar de ir ao Oftalmologista.
David Ribeiro - Claro que não foi "uma 'guerra não declarada' do Ocidente contra a Rússia" nem "do Oriente (Rússia), ao Ocidente", meu caro amigo Jorge Veiga, mas como disse e muito bem Jack Matlock, "pode facilmente levar a erros de cálculo que resultarão em troca de ataques nucleares".
Jorge Veiga - David Ribeiro Então qual foi a Guerra não declarada que existe? Nenhuma??
David Ribeiro - Jorge Veiga, nem a Rússia declarou guerra ao Ocidente, nem este declarou guerra à Rússia. O que se está a verificar no Leste da Ucrânia é um conflito que ainda não se resolveu desde que os ucranianos se tornaram independentes da defunta União Soviética. E a Rússia, ao que me parece com toda a razão, tem encarado as ações dos EUA e seus aliados da NATO como um ato agressivo.
Jorge Veiga - David Ribeiro Nem declarou guerra à Ucránia, que por acaso, nem quer pertencer ao Ocidente. Jogos de palabvras, não são comigo. David Ribeiro respondi pela negativa, que é a forma de quem aprova esta idiotice, também aprova a tal Operação M. Especial. Só para atrasados mentais. Desculpa, mas não gosto que me comam por parvo.
Mário Santos - Matlock como qualquer estudante (pós-graduado) na Rússia levou com a respetiva lavagem ao cérebro... (como embaixador, foi conveniente para ambas as partes, durante a guerra fria). Escreveu ''A autópsia de um império´´ e ficou muito admirado com a invasão da Ucránia pela Russia (?) e (como o PCP Português) 'a interferência dos Estados Unidos e seus aliados da NATO na luta civil da Ucrânia exacerbou a crise dentro da Ucrânia'...
Primeiras horas de 11set2024
A situação no flanco esquerdo do grupo ucraniano na região de Kursk piorou, com as tropas russas a ininciarem operações de assalto ativas, transferindo veículos blindados primeiro através do rio Seim e depois através de rios menores. Os especialistas do projeto DeepState registaram o movimento de uma coluna blindada de russos de Korenevo na direção de Snagost, bem como operações militares ativas.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)