"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
Não há intenção de usar armas nucleares, mas...

9395774_0_0_3085_2048_1440x900_80_0_1_b7adda3d07cc 
Na imagem sistema de mísseis balísticos RS-24 Yars

Concordo plenamente com o ex-embaixador dos EUA na União Soviética (1987-1991) Jack Matlock, quando recentemente afirmou numa entrevista à Executive Intelligence Review que uma "guerra não declarada" do Ocidente contra a Rússia é extremamente perigosa e pode facilmente levar a erros de cálculo que resultarão em troca de ataques nucleares. "Entramos obviamente em uma fase muito perigosa, uma vez que a Rússia tem encarado as ações dos EUA e seus aliados da NATO como um ato agressivo que ameaça a sua segurança nacional (…) Não creio que qualquer uma das partes tenha a intenção de usar armas nucleares. Mas aceito que esta situação poderia levar facilmente a uma troca de ataques nucleares devido a erros de cálculo (...) Tais coisas aconteceram várias vezes durante a Guerra Fria e tivemos sorte por [esses sinais] de alguma forma não terem sido levados em conta".

 

  Numa entrevista em 1997, Jack Matlock deu alguns conselhos aos futuros diplomatas: "Tenham uma natureza otimista, tenham uma educação liberal, não esperem mudar o mundo, conheçam o país, conheçam seu próprio país, representem fielmente seu governo, encontrem os interesses mútuos e lembrem-se de que o momento certo é tudo". E também deu a sua opinião sobre uma das distinções básicas na política: "Não vejo muita diferença entre um regime comunista e um regime fascista. Na verdade, acho que uma das maiores confusões intelectuais que muitos tiveram ao longo dessas décadas é toda essa coisa de direita e esquerda — fascistas estão na direita, comunistas estão na esquerda. Disparate! Eles se juntam e se sobrepõem, e estamos a ver isso na Rússia hoje, onde os aliados são os chauvinistas nacionalistas e os comunistas. Eles são aliados naturais porque são autoritários por natureza. E mais do que autoritários, eles tendem a ser totalitários, o que significa que tendem a destruir todos os elementos da sociedade civil. Para mim, isso é muito mais importante do que se você é filosoficamente de direita ou de esquerda. Você sabe, você está disposto a criar e viver em uma sociedade civil, em uma sociedade aberta, ou não? Essa para mim é a questão básica".

  
Jorge VeigaNão foi "uma guerra não declarada do Oriente (Rússia), ao Ocidente? Alguém anda a precisar de ir ao Oftalmologista.
David RibeiroClaro que não foi "uma 'guerra não declarada' do Ocidente contra a Rússia" nem "do Oriente (Rússia), ao Ocidente", meu caro amigo Jorge Veiga, mas como disse e muito bem Jack Matlock, "pode facilmente levar a erros de cálculo que resultarão em troca de ataques nucleares".
Jorge VeigaDavid Ribeiro Então qual foi a Guerra não declarada que existe? Nenhuma??
David RibeiroJorge Veiga, nem a Rússia declarou guerra ao Ocidente, nem este declarou guerra à Rússia. O que se está a verificar no Leste da Ucrânia é um conflito que ainda não se resolveu desde que os ucranianos se tornaram independentes da defunta União Soviética. E a Rússia, ao que me parece com toda a razão, tem encarado as ações dos EUA e seus aliados da NATO como um ato agressivo.
Jorge Veiga
David Ribeiro Nem declarou guerra à Ucránia, que por acaso, nem quer pertencer ao Ocidente. Jogos de palabvras, não são comigo. David Ribeiro respondi pela negativa, que é a forma de quem aprova esta idiotice, também aprova a tal Operação M. Especial. Só para atrasados mentais. Desculpa, mas não gosto que me comam por parvo.
Mário Santos
Matlock como qualquer estudante (pós-graduado) na Rússia levou com a respetiva lavagem ao cérebro... (como embaixador, foi conveniente para ambas as partes, durante a guerra fria). Escreveu ''A autópsia de um império´´ e ficou muito admirado com a invasão da Ucránia pela Russia (?) e (como o PCP Português) 'a interferência dos Estados Unidos e seus aliados da NATO na luta civil da Ucrânia exacerbou a crise dentro da Ucrânia'...

 

  Primeiras horas de 11set2024
Captura de ecrã 2024-09-11 093130.pngA situação no flanco esquerdo do grupo ucraniano na região de Kursk piorou, com as tropas russas a ininciarem operações de assalto ativas, transferindo veículos blindados primeiro através do rio Seim e depois através de rios menores. Os especialistas do projeto DeepState registaram o movimento de uma coluna blindada de russos de Korenevo na direção de Snagost, bem como operações militares ativas.



Publicado por Tovi às 07:58
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Outubro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Sondagens... se as eleiçõ...

Vai encerrar a Livraria L...

Mocho Galego Premium Regi...

Putinista ou não putinist...

Qualquer dia temos que fa...

Notícias no "indefectível...

Guimarães 2 - 2 Boavista

Depoimento explosivo comp...

Ainda sobre o meu "proble...

REPMUS... e a Marinha Por...

Meus Amigos do Mundo Cani...

O Médio Oriente está ao r...

Sobre o que estamos a viv...

Santa Clara 1 - 0 Boavist...

O fim dos "aventureiros" ...

Se as eleições Presidenci...

Coisas de bancos... apren...

Zelensky "o melhor vended...

Boavista 0 - 3 Benfica

Será um empate técnico?.....

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus