...e parece haver ainda muito para se saber
Segundo o que ontem de manhã foi sendo noticiado, Lacerda Sales já tinha sido objeto de buscas domiciliárias no início desta semana e foi logo na altura constituido arguido por suspeitas de prevaricação, abuso de poder, tráfico de influência e burla qualificada. Deverá ter sido por isso que o ex-Secretário de Estado da Saúde na passada terça-feira pediu para ser adiada a audição parlamentar parlamentar sobre este caso das gémeas luso-brasileiras, alegadamente favorecidas num tratamento avaliado em quatro milhões de euros e para o qual os médicos manifestaram a sua oposição.
Comunicado da PJ - manhã de 5.ª feira 6jun2024
A Polícia Judiciária (PJ) realizou, hoje, uma operação policial, na área da saúde, visando o cumprimento de 11 mandados de busca, a fim de consolidar a investigação em curso à prática de crimes de prevaricação, abuso de poderes, tráfico de influência, abuso de poder e burla qualificada.
As buscas, realizadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, no âmbito de um inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Lisboa, ocorreram na Área Metropolitana de Lisboa.
Com a realização desta operação, procura-se a recolha de equipamentos de telecomunicações, informáticos, prova de natureza documental, correio eletrónico, elementos que serão submetidos a exames e perícias, tendentes ao cabal esclarecimento dos factos.
Na operação participaram cerca de 50 inspetores da UNCC e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática da Polícia Judiciária, além de diversos magistrados do Ministério Público e magistrados judiciais.
Comunicado do DIAP Regional de Lisboa - 5.ª feira 6jun2024
Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, alínea b), do Código de Processo Penal, informa-se:
No âmbito de inquérito dirigido e com investigação realizada pelo DIAP Regional de Lisboa – 1. Secção, estão a ser executadas, pela PJ-UNCC, buscas a instalações do Ministério da Saúde e da Segurança Social, a duas Unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a domicílio, visando a recolha de documentação.
As buscas às Unidades do SNS são presididas por juízes de Instrução Criminal, acompanhados por magistrados do DIAP Regional de Lisboa, e as restantes buscas não domiciliárias são presididas por procuradores da República do referido departamento.
O objeto da investigação relaciona-se com as circunstâncias relativas ao tratamento de duas crianças luso-brasileiras com o medicamento Zolgensma.
Em causa estão factos suscetíveis de configurar, nomeadamente, crime de prevaricação, em concurso aparente com o de abuso de poderes, crime de abuso de poder na previsão do Código Penal e burla qualificada.
As investigações prosseguem, encontrando-se o processo em segredo de justiça.
Apesar de toda a presunção de inocência a que Lacerda Sales tem direito a verdade é como diz Henrique Machado, editor de Sociedade da TVI e da CNN Portugal: Só lhe deverão restar "dois caminhos: ou fica calado e torna-se bode expiatório ou então conta a verdade e explica como o filho de Marcelo lhe entrou pelo gabinete (...) Nuno Rebelo de Sousa, apesar de ser filho do Presidente da República, não entra de paraquedas num gabinete de uma secretaria de Estado. Na hierarquia do Estado há mais qualquer coisa que falta explicar".
Jorge Ferreira Marvão - Lacerda Sales está mais do que comprometido no processo das gémeas. Simpático, aparentemente mais credível do que Marta Temido, tem-se revelado um misto de desilusão surpresa. Por que razão o MP ainda não chamou o filho de Marcelo Rebelo de Sousa? Tenho fé que estará na lista.
Mario Pinheiro - Porque será que que ficamos a pensar em coincidências estranhas?
David Ribeiro - Mario Pinheiro... Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.
David Ribeiro - Pois é!...
Joaquim Figueiredo - O mais vergonhoso disto tudo é colocarem a imagem de Lacerda Salles e não colocando a do PR...
David Ribeiro - Joaquim Figueiredo, esse vai ser a personagem principal do segundo capítulo deste filme, mas só se o Supremo Tribunal de Justiça deixar de recusar investigar Marcelo.
Joaquim Figueiredo - David Ribeiro com esta investigação o MP prova mais uma vez ser um mandarete da extrema direita
Carlos Miguel Sousa - Não vão passar da « arraia miúda ». O verdadeiro mandante sairá ileso da história. A bem da imagiNAÇÂO, claro.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)