"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 2 de Setembro de 2024
O futuro da segurança europeia

  Major-General Carlos Branco n'O Jornal Económico em 30ago2024
Captura de ecrã 2024-09-01 095602.pngA linguagem belicista que promove jogos de soma nula será prejudicial à Europa, como sempre o foi no passado. A arquitetura securitária europeia que vier a ser desenhada terá necessariamente de incluir a Rússia como um igual. Haverá seguramente melhores oportunidades para lucubrar sobre o tema. Não obstante, não nos devemos esquivar a fazê-lo quanto antes. Apesar de não serem ainda evidentes os termos em que a guerra na Ucrânia irá terminar, o status quo ante não será seguramente a solução final. O futuro desta guerra ditará o futuro da segurança europeia assim como da arquitetura de segurança no velho continente. Em causa está, acima de tudo, o relacionamento da Europa com a Federação Russa (Rússia) e o papel desta nessa arquitetura. Nesse debate deve introduzir-se também a presente incerteza quanto ao futuro da política externa dos EUA e o que isso poderá representar para a dependência da Europa dessa mesma política para a sua segurança. Se é relativamente claro qual será a posição de Washington, caso vença o candidato Donald Trump, começam a surgir algumas pistas sobre o que poderá ser, caso vença Kamala Harris. Dois artigos publicados recentemente na “Foreign Affairs”, a revista do Council on Foreign Relations, habitat da elite norte-americana que se dedica a questões de segurança e defesa, dão-nos algumas indicações sobre a futura política externa norte-americana, ganhe um ou outro candidato. (...) Os europeus terão de perceber de uma vez por todas que terão mais a beneficiar em relacionar-se numa base cooperativa do que com acrimónia. Não aprenderam com o passado. Afinal, vivem no mesmo espaço geográfico e isso não vai alterar-se. A hubris impede-os de ver, como diz Rhodes “o mundo tal como ele é”. A nova correlação de forças mundial terá inevitavelmente de se refletir na futura arquitetura de segurança europeia a criar, goste-se ou não dessa opção. O não entendimento desta realidade terá consequências imprevisíveis para o continente. (artigo completo aqui)

 

  Dia 920 do conflito no Leste da Ucrânia

Russia_Ucrnia.jpg

Normalmente inicio as minhas publicações sobre o conflito no Leste da Ucrânia com "É assim que estamos", mas com tanta desinformação seria melhor escrever "Parece que é assim que estamos".
As forças de defesa ucranianas intercetaram 24 dos 52 ‘drones Shahed’ lançados pela Rússia contra a Ucrânia durante a noite, informou a Força Aérea do país. Os 24 ‘drones’ foram abatidos na sequência de combates aéreos em oito regiões da Ucrânia, enquanto 25 desapareceram dos radares depois de “caírem sozinhos”, revelou a força aérea na rede social Telegram. Dois outros ‘drones’ acabaram por entrar no espaço aéreo russo, enquanto outro entrou na Bielorrússia.
O secretário-geral cessante da NATO, Jens Stoltenberg, demonstrou apoio à ofensiva da Ucrânia na região russa de Kursk, citando o direito da Ucrânia de se defender, numa entrevista ao jornal alemão Die Welt. “Os soldados, tanques e bases militares russos são alvos legítimos ao abrigo do direito internacional”, justificou o líder da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês).
Segundo a BBC, as forças russas estão a poucos quilómetros da cidade ucraniana de Pokrovsk, um centro logístico crucial usado pelos militares ucranianos, na região de Donetsk, no leste. “Se perdermos Pokrovsk”, alertou o especialista militar Mykhaylo Zhyrokhov, “toda a linha de frente irá desmoronar”.

  Altino Duarte"Tanta desinformação" ?! Nas guerras nada do que é dito corresponde à verdade...

 

  E isto está tudo ligado
2set2024 Alemanha.jpeg
O partido de extrema-direita AfD ganhou as eleições deste domingo, na Alemanha, no estado da Turíngia, estando contados todos os votos [AfD 32,8%; CDU 23,6%]. Já na Saxónia ganharam os democratas-cristãos da CDU (31,9%), mas com uma margem estreia sobre a AfD (30,6%), segundo projeções do final da noite de ontem [domingo 1set2024]. É a primeira vez desde o fim da II Guerra Mundial que um partido de extrema-direita vence uma eleição no país e a AfD também surge na frente das sondagens para as eleições de 22 de setembro em Brandemburgo.

 
 Castro Ferreira Padrão
É para pensar
Jose Antonio M Macedo
Na minha opinião, e atendendo sobretudo ao passado da Alemanha, já deveria ter sido ilegalizado.
Raul Vaz OsorioDeve ser por serem amiguinhos do Putin, não, David? 😝
David Ribeiro
A maioria dos líderes dos países da União Europeia continuam a defender o envio de mais armas e munições para a Ucrânia... mas será essa a vontade dos cidadãos europeus?... Já começa a haver indícios que uma parte substancial dos habitantes do "Velho Mundo" não partilha dessa forma de lidar com o conflito no Leste da Ucrânia.
Raul Vaz OsorioDavid Ribeiro uma parte substancial? De onde vem essa estatística? Só se for do Kremlin
David RibeiroPara já, Raul Vaz Osorio, a única "estatística oficial" é a desta eleição regional na Alemanha, mas há muito que se fala do descontentamento dos europeus que cada vez mais sentem no bolso o "custo" deste conflito no Leste da Ucrânia.
Raul Vaz Osorio
David Ribeiro só se for nos círculos pro-Putin e na propaganda russa. No resto da Europa, a esmagadora maioria das pessoas parecem compreender nao só que é um custo inevitável, como que é um investimento, para evitar custos bem maiores na próxima aventura de Putin, se não for travado agora. A ascensão da extrema direita na Europa parece ser, infelizmente, um fenómeno a ter em conta, mas tentar ligá-la a uma fantasiosa oposição à ajuda militar à Ucrânia parece-me pelo menos muito rebuscado, quiçá claramente desonesto.
Adriano Marques
David Ribeiro a razão pela qual a extrema direita está a ter um crescimento enorme e a começar a ganhar as eleições nos diversos países, é porque estes políticos sem vergonha, na sua grande maioria de esquerda, estão a implementar políticas que empobrecem a Europa, além disso, as políticas de portas abertas aos imigrantes sem controle nenhum, está a dar frutos, insegurança, roubos, violações e aumento exponencial do crime violento. Estamos a começar a colher, aquilo que nos últimos anos plantámos.
Raul Vaz Osorio - Adriano Marques apesar de essas relações de causa efeito serem comprovadamente falsas, mas a demagogia floresce no espírito dos pobres dele.
Adriano MarquesRaul Vaz Osorio diga isso aos Suecos, Belgas, Alemães, Ingleses e Holandeses, ao que parece abriram os olhos, reverteram a política 180 ° e as expulsões começaram. Por cá já não falta muito para se passar a mesma vergonha que se passa nos países que referi, as políticas de esquerda com a cobertura e a camuflagem da comunicação social, está a levar a Europa ao caos, um dia destes será tarde demais... 😞😞😞
Raul Vaz Osorio
Adriano Marques homem, não use tantos rótulos nem falei das coisas soʻ por falar. Use o cérebro, mesmo você devecter algum vestìgio. Haver polìticas de expulso (que não hà, mas você adora patacoadas) tal não quereria dizer que existam as relações de causa-efeito que alegou acima, apenas que até os atrasados mentais por vezes conseguem cumprir objectivos. Quanto ao resto do seu post é apenas lixo sem nexo. Passe brm
Adriano MarquesRaul Vaz Osorio já percebi que o amigo é extremamente inteligente e dono da razão, os outros comem gelados com a testa. Tenho o testemunho de alguns amigos com quem trabalhei em África, alguns deles Suecos, Ingleses e Franceses, além de um familiar que trabalha na Bélgica, o que me dizem, principalmente da Suécia e Bélgica, é que a situação é gravíssima, a segurança depois de anoitecer é um grande problema, a polícia não entra em certas zonas, as mulheres não podem andar sozinhas nas ruas e muito mais, mas o caro amigo que sabe de tudo e é o mais inteligente vive noutro mundo. Se voltar a responder, por favor faça-o em Português, é que perco imenso tempo a decifrar o seu dialecto... 😂🤣😂🤣😂🤣
Raul Vaz Osorio
Adriano Marques só pode ser por limitações suas. Eu até poderia dizer que tenho pena, mas não tenho. Quanto aos testemunhos dos seus amigos, certamente tão ignorantes como você, não têm qualquer relevância. Não são as opiniões pessoais de 3 ou 4 que importam. O facto de tentar justificar os seus disparates com essas opiniões, diz muito mais sobre a sua impreparação do tudo o que eu pudesse dizer. Provavelmente também não vai perceber este texto, mas eu não escrevo em estupiguês
Adriano MarquesRaul Vaz Osorio boa noite e um fardo de palha, que a besta é tão reles e ordinária que nem feno merece. 😘😘😘
Raul Vaz Osorio
Agradeço a oferta do seu lanche, mas vou ter que recusar. Pode fazer-lhe falta e eu sou carnivoro
David Ribeiro
Eduardo e Raul... Vá lá!... sejam cordatos e lembrem-se que estão em minha casa.
Adriano Marques
David Ribeiro tem toda a razão e peço desculpas por isso, a paciência tem limites e quando a tampa salta é um problema.
Raul Vaz Osorio
David Ribeiro não vejo nenhum motivo para pedir desculpas, nada disse de errado ou de que me arrependa. Nem me saltou tampa nenhuma. Mas respeito o seu pedido e não vou continuar esta imitação de conversa.
Jose Pinto PaisDeveria referir que é o seu entendimento particular e que nao reflete minimamente uma orientação credivel e sustentada
David RibeiroA notícia é de julho deste ano... mas ainda deve estar atualizada: - Guerra na Ucrânia: europeus querem que conflito termine com negociações entre Kiev e Moscovo, aponta sondagem 
Jose Pinto PaisDavid Ribeiro dai a extrapolar para estas eleições .... é extrapolação particular. Porque não ganhou então a esquerda?
David RibeiroMuito simples, Jose Pinto Pais, uma direita pró-fascista venceu esta eleição porque a esquerda mais os sociais democratas e os socialista andaram demasiado tempo a "sustentar" governos em que já ninguém acredita. E o perigo é que a coisa parece já se alastrar a outros países.
Jose Pinto PaisDavid Ribeiro e como faz a extrapolação com a Guerra com o que afirma ? Na minha opinião, que é minha e vale o que vale neste caso não tem nada a ver com a Guerra mas sim com a emigração. Isso sim influencia a direita. Mas costelas não se discuem 😜
Raul Vaz Osorio
David Ribeiro fake news. "Sondagem" patrocinada pelo Kremlin
Tiago SilvaO maior culpado de uma ditadura nunca não é o primeiro ditadora, é sempre o último democrata. Continuem a empurrar tudo para a extrema direita que vão no bom caminho…
Liberto Miguel Matias Rocha
Carl Jung provavelmente estava certo.
David Ribeiro
Carl Jung estaria certo, Liberto Miguel Matias Rocha, mas do muitíssimo pouco que conheço deste filósofo só concordo com o que ele nos disse sobre pessoas com personalidade reflexiva extrovertida: "São mais cerebrais e objetivas, atuando quase exclusivamente na base da razão" enquanto "indivíduos com personalidade reflexiva introvertida têm grande atividade intelectual, mas apresentam dificuldade em se relacionar com os outros".
Liberto Miguel Matias Rocha
David Ribeiro depois explico melhor. Obrigado.
David Ribeiro
Sobre a posição de partidos alemães em relação ao conflito no Leste da Ucrânia: "A AfD, que, segundo as previsões, tem entre 23 e 30 por cento das intenções de voto também aborda a questão de uma forma populista. Ambos os partidos [AfD e BSW] são contra o fornecimento de armas à Ucrânia e a favor de negociações imediatas com a Rússia. Isto transforma uma questão de política externa num tema chave de campanha a nível estatal"
Tiago Silva
O que só demonstra que o extremos se tocam...
Jorge Veiga
Bem, agora vamos ter Nazis (ou parecidos) na Alemanha. Vai daí e o Putin faz uma operação militar especial na Alemanha...
Raul Vaz Osorio
David Ribeiro claro, se são financiados pela Russia. O erro está em extrapolar que, lá porque esses partidos fazem o frete ao dono, os eleitores lhes dêembo voto por esse motivo. Não é, é principalmente pela imigraçao e descontentamento inespecífico
Luis Barata
A Cruz de Ferro é Historicamente Alemã! Acho muito bem que figure nos bastiões e estandartes dessa nobre e emergente força política.
Jorge VeigaLá vão os alemães invadirem outra vez a Rússia (ou a URSS do Putin...).
Carlos Miguel SousaNão é fácil imaginar toda a porcaria feita pelos políticos europeus nos últimos 20/30 anos, para que os nazis, voltem a ganhar eleições na Alemanha. É a falência da Europa, como a conhecemos. A VW, prepara-se para fechar fábricas na Alemanha, não vai ser a única, apenas a primeira. A industria automóvel alemã está para a Europa, como o burro para a carroça do cigano.



Publicado por Tovi às 07:50
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De separatista-50-50 a 5 de Setembro de 2024 às 05:36
--->>> Aquilo que os IDENTITÁRIOS têm a dizer aos nacionalistas mainstream é simples e óbvio:
- atirem-se ao mar e digam que os empurraram!!!
.
.
Veja-se um caso simples e óbvio:
- a UE sancionou Viktor Orbán... motivo: nacionalismos prejudicam negócios...
- a UE também sancionou Viktor Orbán por outro motivo: sim, o nacionalista Viktor Orbán repudiou veementemente o apoio da UE aos ukranazis (parvos-bélicos)... pois é: tal repúdio prejudica o golpe de esperteza em causa: os ukranazis servem como idiotas-úteis no golpe de esperteza Sun Tsu: «quantos mais eslavos morrerem melhor».
SIM SIM: tudo isto com os nacionalistas mainstream a darem palmadinhas nas costas da UE!
.
.
.
Adiante.
Vários mercenários colombianos ao serviço dos ocidentais mainstream... participantes no 'safari' matar eslavos (qualquer coisa servia: matar prisioneiros de guerra russos, matar pelas costas soldados ucranianos com intenções de recuar, matar civis russos)... já foram parar a prisões russas.
.
.
Merkel e Holland vangloriam-se da sua esperteza Sun Tsu...
Pois é: com exceção dos ucranianos, todo o planeta sabe aquilo que os ocidentais mainstream pretendem: ”QUANTOS MAIS ESLAVOS MORREREM MELHOR"!
O objectivo é/são:
- negócios de roubo/pilhagens.
- negócios de substituição populacional.
.
Sim: já há  200/300 anos que os ocidentais mainstream ambicionam fazer aos russos/eslavos... aquilo que fizeram aos nativos americanos e aos nativos australianos: roubo/pilhagem de riquezas e substituição populacional.
Uma nota: a cereja no topo do bolo seria uma guerra nuclear entre eslavos; sim, o ocidente mainstream anda a fechar os olhos ao terrorismo nuclear praticado pelo regime de Kiev.
.
.
.
.
P.S.
A História não começou há 500 anos!
Leia-se: os IDENTITÁRIOS reivindicam liberdade/distância/separatismo (separatismo--50-50) dos boys e girls dos 500 anos de parasitismo&pilhagem (vulgo ocidentais mainstream).


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Outubro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Sondagens... se as eleiçõ...

Vai encerrar a Livraria L...

Mocho Galego Premium Regi...

Putinista ou não putinist...

Qualquer dia temos que fa...

Notícias no "indefectível...

Guimarães 2 - 2 Boavista

Depoimento explosivo comp...

Ainda sobre o meu "proble...

REPMUS... e a Marinha Por...

Meus Amigos do Mundo Cani...

O Médio Oriente está ao r...

Sobre o que estamos a viv...

Santa Clara 1 - 0 Boavist...

O fim dos "aventureiros" ...

Se as eleições Presidenci...

Coisas de bancos... apren...

Zelensky "o melhor vended...

Boavista 0 - 3 Benfica

Será um empate técnico?.....

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus