...e querem uma nova ordem mundial menos dependente do Ocidente
“Os BRICS não estão contra ninguém. Os BRICS não são um grupo anti-Ocidente. São apenas um grupo não-Ocidental”. Estas palavras foram proferidas por Vladimir Putin na antevisão do encontro que está reunido pela 16.ª vez desde o dia de ontem [3.ª feira 22out2024] e até quinta-feira em Kazan, no coração da Rússia, com a presença dos líderes da China, Irão, Turquia e Índia.
BRICS é um grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento económico. Trata-se de um acrónimo da língua inglesa que é geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS". O agrupamento começou com quatro países sob o nome BRIC, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China, até que, em 14 de abril de 2011, o "S" acrescido resultou da admissão da África do Sul (do inglês: South Africa) ao grupo. Em 1 de janeiro de 2024, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irão aderiram ao bloco como membros plenos.
Albertino Amaral - Isto é caso para dizer : " Não Brics comigo ".........
Fernando Peres - Caro David fico admirado com o seu comentário . Em comum, além do que já descreveu, tem o facto de todos serem grandes regimes democráticos , com eleições livres ( Rússia , China, ) na Índia sob suspeita e no Brasil com este presidente nem vale a pena comentar. Falta o Irão , a Coreia do Norte , Cuba e o grande baluarte da democracia Venezuela !!! Nem vou argumentar quais são os direitos humanos que existem nesses países!!! Também tinham a Argentina mas já a perderam, e no dia em que mudar o regime no Brasil também estou convencido que saltam fora!!!
David Ribeiro - Onde é que eu disse que são todos países democráticos, Fernando Peres?... O que eu transcrevi foi: "BRICS é um grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento económico."
Mario Pinheiro - Em tempos houve um grupo de países que se tornou conhecido pelos "não alinhados". Tempos da "guerra fria". Agora temos os BRICS "alargados". Tudo se resume à disputa pelos recursos e pela energia. Vamos ver o que dá, mas a questão da democracia é fundamental, não se podendo ignorar, assim como as questões ambientais, tão mal tratadas por muitos desses países.
Guterres na 16.ª Cimeira dos BRICS
O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou à cidade russa de Kazan para participar na 16.ª cimeira do bloco de economias emergentes BRICS e reunir-se com o presidente russo, Vladimir Putin. O encontro com o líder do Kremlin, que tem lugar amanhã [5.ª feira 24out2024], é “uma das principais razões para a sua presença”, disse o porta-voz adjunto do secretário-geral, Farhan Haq. Esta é a primeira vez que Guterres e Putin se encontram desde abril de 2022, dois meses após o início da campanha militar russa na Ucrânia.
Rui Lima - Está a ver se o bolo está envenenado ...
Jose Bandeira - O seguro morreu de velho...
Jose Luis Soares Moreira - Rui Lima, eu já ia comentar o mesmo, pois pelo aspecto o aperitivo é de excelência mas de putin todas as esmolas são de investigar e duvidar.
Jose Luis Soares Moreira - Atenção: toda a assistência está fixada no bolo, irá ou não ser ingerido. Parece que a única de boa fé é a menina que suporta a oferta.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)