"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quinta-feira, 9 de Março de 2023
Para compreendermos melhor a Ucrânia

332162553_164058653145843_8301682616780284666_n.jp 
Este mapa etno-linguístico vendo-o pelo mesmo preço que o comprei (ou seja: reproduzo da mesma forma tal qual vi publicada).


Paulo Calcada - O problema está nestas zonas, porque, por exemplo, tb ha zonas da Estónia em que a percentagem da população russa ultrapassa a população “local”. Isto acontece porque após a ocupação destes territórios pela URSS (logo depois de terminar a WW2) a população russa foi “aproveitando”…
Pode ser uma imagem de mapa, céu e texto

Carlos Miguel Sousa - Será que também devemos dar a independência a S. Miguel? Ninguém percebe o que eles falam.
Jorge Saraiva - A Áustria, a Suíça alemã, o Liechtenstein que se ponham a pau... a qualquer momento poderá vir daí uma operação especial alemã
Gonçalo G. Moura - A parte russófila ocorre porque o Estaline mandou os tártaros para a Sibéria e implantou colonos russos...
Carla Afonso Leitão - Face ao histórico da colonização da URSS, a minha leitura da legenda é só uma- soberania total da Ucrânia.
Paulo Teixeira - David os mapas dizem sempre o que os pagam querem. Falar de unicidade étnica no século XXI faz nos perguntar se quem ganhou a guerra não foi o Reich. As populações europeias eram até aos delitos que os comunistas e os nazis tiveram mosaicos de interculturalidade
Rafael Pinto BorgesNão são os russos quem parece ter qualquer problema com a diversidade etno-linguística. O ucraniano é língua oficial na Rússia, embora quase ninguém o fale. Na Ucrânia, falar russo é motivo de perseguição legal - por muito que toda a gente o fale. São esses os 'valores europeus'? - Ukraine fines mayor of Kharkov for speaking Russian on official channels
Paulo TeixeiraRafael Pinto Borges eu gosto menos da Europa do que tu... E o que falei em nada pode ser contriado
Rafael Pinto BorgesNoto apenas a incoerência de se falar em diversidade etno-linguística enquanto se apoia um regime abertamente inimigo dessa diversidade. Seria como falar dos sórbios e dos frísios para gabar a Alemanha nazi.
João Baptista Vasconcelos MagalhaesPaulo Teixeira Tem razão! E não é verdade que só falem russo ou ucraniano Falam as duas linguas. Essa separação lnguística só serve a tese de Putin. Em Portugal falou-se o castelano e a lingua portuguesa.Quando D. João IV foi aclamado rei de Portugal, muitos fidalgos, que combatiam ao lado dos espanhois nas guerras que estes travavam, argumentavam que Porrtugal deveria ficar integrado na Espanha porque já só falava o espanhol, mas os portugueses nunca gostaram dos Filipes e, por via disso, dos espanhóis.
João Baptista Vasconcelos MagalhaesRafael Pinto Borges perseguição por via do medo da espionagem que se exerce em russo.
Paulo TeixeiraRafael Pinto Borges o que te vale é que gosto muito de ti... Concordamos em discordar profundamente nesta questão

 

  Manhã de hoje - 9mar2023 Al Jazeera
Captura de ecrã 2023-03-09 084722.pngA força aérea ucraniana diz que a Rússia disparou 81 mísseis, incluindo seis mísseis hipersónicos Kinzhal, e oito drones na Ucrânia durante os ataques da manhã desta quinta-feira. Kiev destruiu 34 mísseis de cruzeiro e quatro drones suicidas Shahed, disse a força aérea, acrescentando que oito drones e mísseis guiados também foram impedidos de atingir seus alvos. Os militares ucranianos não conseguem interceptar o míssil Kinzhal. Mísseis russos atingiram cidades em toda a Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, o porto de Odesa, no Mar Negro, e a segunda cidade de Kharkiv. A central nuclear de Zaporizhzhia, ocupada por forças russas, perdeu energia como resultado dos ataques com mísseis, de acordo com a operadora estatal nuclear Energoatom. Várias regiões da Ucrânia ficaram sem energia após estes ataques. Os militares da Ucrânia dizem que as suas forças conseguiram repelir intensos ataques russos à cidade mineira de Bakhmut, no leste. O grupo de mercenários Wagner da Rússia diz que assumiu o controle total da parte oriental de Bakhmut.

 

  Não tenho o dom da premonição, mas a curto prazo o panorama do conflito na Ucrânia deverá manter-se assim:
8mar2023 b.png

 

  "Os impérios e a hierarquia do poder" por Carlos Matos Gomes
Captura de ecrã 2023-03-09 100018.png"Estamos na velhíssima história do Império do Bem contra os bárbaros para lhes levarem as delícias da sua civilização, mas neste caso sem enviar os seus legionários, mas enviando armas aos indígenas."

Ver todo o texto aqui



Publicado por Tovi às 07:38
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Heduíno Gomes a 21 de Agosto de 2023 às 17:59
Rafael Pinto Borges, só uma pergunta: acha que Olivença deve ser considerada adquirida pelo Estado espanhol?


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Novembro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Posts recentes

O que é a Rússia dos noss...

"Joana, a Louca" na RTP2

Será desta o fim da guerr...

Boavista 0 - 2 Rio Ave

Porque será que nada dist...

E soluções?... Já tardam

Reações à eleição de Dona...

Presidenciais nos EUA

Já apetece umas castanhas...

Nova Direita... afinal o ...

Bebida preferida para aco...

Gil Vicente 1 - 2 Boavist...

Tópicos discutidos na no...

Halloween ou Dia das Brux...

Penas para casos de vanda...

Sondagem da Católica most...

Sangria de Espumante Tint...

Boavista 0 - 2 Moreirense

Chega e Vida Justa com ma...

Capicua - Maria Capaz

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus