Tiago Mayan demitiu-se da presidência da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, para a qual foi eleito em setembro de 2021. Segundo fonte do PSD, partido com o qual o movimento de Rui Moreira coligou para formar executivo na junta portuense, a carta de demissão foi apresentada na passada quarta-feira. O Porto Canal tentou contactar o liberal, mas sem sucesso. Mayan pertence ao movimento independente de Rui Moreira desde 2013. Faz parte da União de Freguesias desde 2017, ano em que foi eleito deputado suplente na assembleia de junta. Depois de em 2020 ter sido o candidato da Iniciativa Liberal na corrida à Presidência da República, o advogado de formação candidatou-se em julho à liderança do partido - que se disputa no início de 2025. Tiago Mayan Gonçalves, que tem sido o rosto da oposição interna a Rui Rocha, afirmou à data considerar que o partido precisa de mudança, amplitude, alcance e arrojo.
JN 8nov2024
Tiago Mayan, da Iniciativa Liberal, apresentou a demissão da presidência da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto. "O motivo que me leva a tomar a decisão é da minha inteira responsabilidade e apenas a mim me vincula, eximindo dessa responsabilidade os restantes elementos do Executivo", diz. "Venho por este meio comunicar que, por considerar não estarem reunidas as condições pessoais para continuar a exercer o meu cargo de Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, tomei hoje (quinta-feira 7nov2024) a decisão, bastante difícil, de dele abdicar", é referido, num comunicado pessoal. "Eximindo dessa responsabilidade [que levou à demissão] os restantes elementos do Executivo ou quaisquer funcionários, que nunca tiveram qualquer conhecimento ou interferência direta ou indireta nos atos ou omissões que cometi", completa. Segundo o JN apurou, na origem da demissão poderão estar os procedimentos relacionados com as verbas do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense e do Orçamento Colaborativo. Tratam-se de montantes que a Câmara Municipal do Porto transfere para as juntas de freguesia para investir em projetos de entidades locais. Após atrasos, e outras falhas, o autarca Rui Moreira já teria avisado Tiago Mayan que corria o risco de não receber agora estes dinheiros. Esta quinta-feira, contactada pelo JN, a número 2 do Executivo da união de freguesias, Ana Furtado, escusou-se a fazer comentários sobre a situação, admitindo poder falar publicamente do assunto em breve. A lista, liderada por Tiago Mayan, concorreu às autárquicas de 2021 pelo movimento independente de Rui Moreira. "Foi com enorme honra e sentido de compromisso que assumi, em 2021, pelo Grupo de Cidadãos “Aqui há Porto”, as funções de Presidente desta União de Freguesias. Foi um enorme gosto trabalhar todos os dias ao lado e em prol dos fregueses desta belíssima União de Freguesias, a quem deixo o meu profundo agradecimento pela oportunidade e pela responsabilidade de vos servir e representar durante todo este tempo", prossegue a nota pessoal de Tiago Mayan. "Agradeço também a todos os restantes elementos do meu Executivo, aos funcionários da autarquia e a todos os membros da Assembleia da União das Freguesias, por me terem acompanhado neste percurso. Todos são merecedores de uma confiança plena para levar avante o restante mandato. Fico, naturalmente, ao dispor para tudo o que seja necessário, por forma a assegurar uma adequada transição", conclui. Membro fundador da Iniciativa Liberal, foi candidato, pelo partido, às eleições presidenciais de janeiro de 2021, terminando no 6.º lugar, com 3,2% dos votos. As presidenciais levaram à reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
DN 8nov2024
Isabel Sousa Braga - David Ribeiro e bem
Fernando Peres - E é candidato a líder da IL!!!!
Não tem nada a ver com predominações, mas a verdade é que desde a escolha de Tiago Mayan para a liderança da Junta de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde que considerei um enorme erro de casting. Os meus amigos da área em que politicamente me encontro sempre me pediram para dar tempo ao tempo... dei e está visto o resultado.
Isabel Sousa Braga - David Ribeiro também achei o mesmo mas...
Bernardo Sá Nogueira Mergulhão - Porque estes partidos são constituidos por humanos e só não tinham histórias destas por ser novos .o tempo irá se encarregar de fazer o resto, será a primeira de muitas histórias. Pobres dos que acreditam em partidos mais "puros" e virtuosos ou que "vão fazer limpeza" ...vendem-se como muito diferentes do PS e PSD ...a única diferença é que são mais recentes.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)