No âmbito das cerimónias de tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje a cidade do Porto, onde foi recebido, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira. Seguiu-se um almoço na Casa do Roseiral e uma visita à Galeria Municipal, onde está patente a exposição "P.-uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso". A deslocação do novo Presidente da República ao Porto terminou com uma visita ao Bairro do Cerco - um dos maiores e mais degradado da cidade, com 34 blocos, 892 casas, 835 famílias, e um total de 2.074 habitantes - incluindo um percurso a pé até ao Largo dos Afectos onde foi exibido o projecto OUPA! ('hip hop' por jovens residentes no bairro) e uma visita a uma instituição de solidariedade social.
Alguns apontamentos sobre esta visita do PR ao Porto
A cerimónia de recepção formal ao Presidente da República no Salão Nobre da autarquia portuense teve um momento musical pela Orquestra Juvenil da Bonjóia.
Marcelo foi cumprimentado pelo Manuel do Laço, um grande boavisteiro que se encontrava entre os populares que assistiam à chegada do Presidente da República aos Paços do Concelho.
O portal «Porto.» transmitiu em directo a cerimónia de recepção formal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara do Porto.
"Portugal é muito mais do que o Palácio de Belém" disse Rui Moreira no seu discurso.
Rui Moreira falando para o novo Presidente da República: "Erga também, Senhor Presidente, a sua voz em defesa de um Portugal menos centralista, um Portugal que deixe enfim respirar os que querem ousar, arriscar, fazer mais e melhor. E, digo-lho do fundo do coração e cheio de vontade de acreditar: estou certo de que o fará. Porém, permita-me que lho diga, estamos a falar de muito mais do que de um centralismo de interesses. Estamos a falar de mentalidades, e da sua necessária mudança. E, aí, a dificuldade que tem pela frente é ainda maior, porque interfere com aculturações ancestrais, porque é interior, porque esta pulsão pelo Centro, em detrimento de tudo o resto, quase sempre se dissimula e embeleza para não ser notada."
Marcelo relembra, no seu discurso, que “o Porto é de algum modo o berço da Liberdade e da Democracia”.
"Aqui no Porto não é possível não acreditar em Portugal" - foi assim que Marcelo Rebelo de Sousa terminou o seu discurso na cerimónia solene de boas-vindas nos Paços do Concelho.
Banho de multidão à saída do Presidente da República dos Paços do Concelho da Cidade Invicta. Grande dor de cabeça para a segurança… que vai ter que se habituar a estas coisas, pois Marcelo vai quebrar o protocolo muitas vezes durante o seu mandato.
Como era de esperar a recepção ao Presidente da República no Bairro do Cerco foi fantástica e demonstrativa do carinho que esta gente tem por quem se dignou visitá-los logo nos primeiros dias do seu mandato. Desde a inauguração deste bairro, nos idos anos de 1963 pelo Almirante Américo Tomás, que nenhum presidente em funções vinha aqui.
Orquestra Juvenil da Bonjóia
A Orquestra Juvenil da Bonjóia foi criada, em 2011, pelo Município do Porto, através da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, FP, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro, resultante do trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto "Música para Todos", projeto que promove a aprendizagem da música a alunos do Ensino Básico integrados no sistema do ensino articulado, com vista a colmatar o insucesso e o abandono escolar, apontados pelo Diagnóstico Social do Porto como um dos eixos de intervenção prioritária.
OUPA!
OUPA! parte de uma residência artística de quatro meses com jovens do Bairro do Cerco do Porto e é liderado pela rapper Capicua, a psicóloga Gisela Borges, o músico André Tentúgal e o videasta Vasco Mendes. Este é um processo de empoderamento que pretende estimular o espírito DIY e reforçar a identidade culturar e a autoestima dos jovens da zona Oriental do Porto através da palavra e da música, permitindo a diluição de barreiras culturais e vivenciais entre o bairro e a cidade, dando visibilidade ao território e potenciando o sentimento de pertença dos participantes.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)