O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado com gravidade no dia de ontem [4.ª feira 15mai2024] durante uma visita à cidade de Handlova, tendo sido levado de helicóptero para um hospital em Banska Bystrica. Ainda é muito cedo para se saber quem é o suspeito detido e quais as suas intenções... mas não esqueçamos que o partido de Fico venceu as eleições parlamentares de 30 de setembro na Eslováquia, depois de fazer campanha com uma mensagem pró-Rússia e antiamericana, além de promessas de parar o apoio militar a Kiev. Estas coisas normalmente estão sempre ligadas.
Mais ao fim do dia de ontem o ministro do Interior eslovaco confirmou que o primeiro-ministro foi atingido com cinco tiros. Matúš Šutaj-Eštok indicou que o atacante, identificado como um poeta de 71 anos, agiu com motivações políticas. As últimas informações apontavam que o primeiro-ministro Robert Fico continuava na sala de operações, onde a equipa médica tentava lidar com os ferimentos, nomeadamente uma hemorragia no abdómen, que ainda não tinha sido contida.
Carlos Miguel Sousa - Admiro estes povos que não têm medo de alvejar um politico.
David Ribeiro - Então o Carlos Miguel Sousa defende que devemos expressar opiniões políticas na rua aos tiros e não nas assembleias de voto... é isso?
Carlos Miguel Sousa - David Ribeiro Não. Apenas admiro aqueles que em vez de espetarem um tiro nos miolos, optam por levar um politico com eles... é que estou um bocado cansado de perder amigos empresários, que vão à falência, ficam desesperados e matam-se em vez de matarem primeiro um destes pulhas que por aí andam a enganar o povo. Apenas isso. Se o meu comentário lhe parecer demasiado cru, apague-o. A ditadura do politicamente correto pode não gostar.
David Ribeiro - Carlos Miguel Sousa, não tem nada a ver com "ditadura do politicamente correto", é unicamente porque ainda não consigo encontrar nenhum motivo para se dar um tiro em quem quer que seja, muito menos por motivos de ideologia política.
Carlos Miguel Sousa - David Ribeiro Os tiros foram dados por uma questão muito objetiva. A pessoa que alvejou o politico ficou numa situação de « não ter nada a perder » por causa de uma lei, feita por este. Quantos micro empresários quer que eu lhe apresente que foram colocados numa posição semelhante pela AT, em PT ?
David Ribeiro - Carlos Miguel Sousa, a "pessoa que alvejou o político" é um conhecido opositor ao regime atualmente na Eslováquia e não se lhe reconhece outra atividade além de poeta.
Às primeiras horas de hoje [5.ª feira 16mai2024] o vice-primeiro-ministro da Eslováquia, Tomás Taraba, anunciou que o chefe de Governo, Robert Fico, baleado esta quarta-feira, já foi operado e não corre perigo de vida, embora com lesões complicadas.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)