"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024
Queda de avião no Cazaquistão

skpnrzsryyxg.jpg

Para já e provavelmente por muito tempo, a única certeza sobre o avião da Azerbaijan Airlines que se despenhou no Cazaquistão na quarta-feira [25dez2024] é que morreram 38 pessoas das 67 que seguiam a bordo. O avião, um Embraer 190 com o voo número J2-8243, estava a voar de Baku para Grozny, a capital da chechénia russa, quando fez uma aterragem de emergência a cerca de três quilómetros da cidade de Aktau, no Cazaquistão.

    
Jorge Veigadepois veremos se o que dizem é ou não verdade...
Rui LimaTalvez conferindo a lista de passageiros se chegue a uma conclusão...... Há os que caem das varandas, das janelas outros tropeçam à porta de casa etc .....
Tiago Mergulhão GomesJá começaram a circular as fotografias da carcaça do avião com o que podem ser danos de estilhaços coerentes com um míssil terra-ar ou ar-ar. Prigozhin de novo? O manifesto de passageiros e os registos de voz nas caixas negras poderiam esclarecer muita coisa, mas é evidente que o ocidente nunca terá acesso.
Jose Antonio M MacedoAzerbaijani officials confirm claims Azerbaijan Airlines plane crash caused by Russian air defense system.

  Jornais de hoje - Correio da Manhã 27dez2024
Captura de ecrã 2024-12-27 094113.png

  Jornais de hoje - Jornal de Notícias 27dez2024
Captura de ecrã 2024-12-27 095121.png

  Lendo e ouvindo o muito que já se disse sobre este acidente...
WhatsApp-Image-2024-12-25-at-21-07-41 (1).webp...o que eu percebi foi o seguinte: O avião em causa até despenhar-se não apresentava danos visíveis, embora viesse numa velocidade excessiva para uma aterragem de emergência; Há relatos de ter sido atingido por um sistema de defesa aérea; Também vieram dizer que foi uma falha de comunicação entre os vários sistemas de controlo aéreo; Devido a ataques de drones ucranianos a região onde se deu o incidente estava em blackout. Mas além disto, que me parecem considerações razoáveis, continuo a ouvir um conjunto de disparates, muito comuns nestes "incidentes".

  Jorge VeigaDavid Ribeiro tiveram falhas no Radar (ou outro sistema), sentiram explosões, negaram-lhes a aterragem de emergência em aeroportos russos que estavam mais próximos, já havia passageiros feridos antes da descida, etc, etc.

34328814_0_0_1101_619_1920x0_80_0_0_6c9d74e1030ccc

A Embraer expressou suas condolências às famílias das vítimas do acidente aéreo em Aktau, no Cazaquistão, e afirmou estar pronta para colaborar com as autoridades competentes, conforme comunicado divulgado pela fabricante nesta quarta-feira [25dez2024]. "Estamos profundamente entristecidos com o ocorrido envolvendo a aeronave Embraer 190 próximo a Aktau, no Cazaquistão. Nossos pensamentos e condolências estão com as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados por essa tragédia. Estamos acompanhando a situação e totalmente preparados para prestar assistência às autoridades competentes", declarou a empresa.

  Rui LimaO da velocidade excessiva se o acontecimento não fosse trágico tinha piada......

Captura de ecrã 2024-12-28 141103.png

Kremlin disse que enquanto a aeronave tentava pousar em Grozny, drones ucranianos estavam a atacar a Rússia e as forças de defesa aérea russas estavam a repelir os ataques. O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas este sábado [28dez2024] a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pelo que o Kremlin disse ser um “incidente trágico” no espaço aéreo russo envolvendo o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão a 25 de dezembro, avança o jornal bitânico The Guardian. “Durante esse período, Grozny, (a cidade de) Mozdok e Vladikavkaz estavam a ser atacadas por drones de combate ucranianos e a defesa aérea russa estava a repelir esses ataques”, explica o Kremlin, avançando que esta foi a informação dada por Putin a Aliyev, sem, no entanto, assumir que a defesa aérea russa atingiu o avião.

  Jorge Veigao espaço aéreo não estava fechado? A culpa não é de Putin, excepto pelo cargo, mas os comandantes da zona estavam a dormir?



Publicado por Tovi às 07:19
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Manuel da Rocha a 27 de Dezembro de 2024 às 12:18
O caricato é que, a Rússia, mandou 3 aviões sair do seu espaço aéreo, sem que seja explicado porquê. Primeira explicação, dada pelo líder da Chechenia: "Estava nevoeiro gelado, impossível para os aviões aterrarem em Grozny." Pouco mais de 1 dia, essa explicação desapareceu, afinal eram "milhares de drones ucranianos, que estavam na área, obrigando ao desvio dos aviões, para outros aeroportos.
E há outra coisa "estranha": no caso dos outros 2, aterraram, em segurança, numa pista, a 5km do sítio onde se despanhou este. Este voo devia ter regressado a Baku, seria a opção mais simples e ainda teria combustível para tal. Depois de ter de voar muito baixo (por volta dos 9000 pés, quando devia ter subido para os 30000, só descendo, quando fosse aterrar) acaba por se despenhar com muito pouco combustível nos depósitos. O aeródromo militar, onde aterraram os outros 2, revelou a última conversa, em que o piloto diz que não consegue chegar à pista, por estar a voar, com vapores (expressão usada para dizer que está sem combustível).
Mais curioso foi a explicação, dada pela autoridade aérea da federação russa, que garantia que o problema "foi o avião ter-se cruzado com um bando de aves, de grande porte, que lhe provocaram muitos danos." Ora pela cauda e pelos vídeos, dos sobreviventes, podemos assumir que o bando de aves estava, fortemente, armado e disparou contra a asa direita e a cauda, do avião. Os motores estavam no mínimo (por não terem mais combustível), dando a ideia que os danos foram nos depósitos e na cauda. O mesmo é provado, que bastaram 6 bombeiros e 2 camiões, para apagar o incêndio. Um avião que teria combustível para 4 horas de voo, fez 194 minutos, ainda teria bastante, para obrigar a uma intervenção muito mais forte. Por um lado, os sobreviventes, da secção central, tiveram essa sorte, já que foi possível apagar o fogo, salvando-os, porque havia pouco para arder e o ar, gelado, 11 graus negativos, ajudava a evitar combustão intensa, da estrutura.
E há a surpresa, que a Rússia, quis liderar a investigação à queda do avião. Além de que, foi reportado, que agentes de segurança, da empresa russa, dona dos outros 2 aviões, trocaram as caixas negras, impedindo as autoridades locais, de poderem ouvir as conversas, dos outros pilotos, com Grozny e com o controlo aéreo russo. É que existem 5 outras pistas, fora da Chechénia, que podiam ter deixado aterrarem os 3 aviões, em território russo, em segurança. Há o rumor que a autoridade aérea russa, dispensou 95% dos controladores aéreos e há falta de pessoas, em todos os aeroportos, incluindo em Moscovo, para reduzir as despesas.


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


Posts recentes

Não restam dúvidas... vam...

Presunção e água benta, c...

Humor com Amor

Estoril 2 - 1 Boavista

O que é demais, é molésti...

Filipe Araújo candidato à...

Zelensky endoideceu... só...

Barómetros de fevereiro d...

Corrupção na Ucrânia... t...

Entrevista a Azeredo Lope...

O Trump é muito nosso ami...

As "minhas" Pegas-Rabudas

Boavista 0 - 2 Famalicão

Sondagens de Intercampus ...

Continua a CORRUPÇÃO na U...

A "guerra" de Trump à Uni...

Soviéticos libertaram Aus...

Braga 3 - 0 Boavista

Trumpismo... e agora?...

Miguel Arruda (deputado d...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus