"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
Quem é Bashar al-Assad... e Abu Mohammed al-Julani

1024.jpg

O líder de punho de ferro da Síria, Bashar al-Assad, é a segunda geração de uma dinastia familiar autocrática que deteve o poder durante mais de cinco décadas e a sua fuga no meio de um avanço rebelde relâmpago sinaliza uma surpreendente reorganização do poder numa nação estrategicamente vital do Médio Oriente. Assad é conhecido pelo seu governo brutal na Síria, que desde 2011 foi atravessa uma guerra civil que devastou o país e transformou-o num ambiente propício para o grupo extremista ISIS, ao mesmo tempo que desencadeou uma guerra internacional por procuração e uma crise de refugiados que fez com que milhões de pessoas ficassem desalojadas. (...) As forças de Assad foram acusadas de graves violações de direitos humanos e agressões brutais contra civis ao longo da guerra de 13 anos, incluindo o uso de armas químicas contra o seu próprio povo. Os Estados Unidos, a Jordânia, a Turquia e a União Europeia no início da guerra pediram que Assad renunciasse. Mas o regime fortemente sancionado pelo Ocidente e isolado internacionalmente manteve-se no poder até agora graças ao apoio dos poderosos aliados Rússia e Irão, e a uma campanha implacável contra a oposição. (Artigo de Simone McCarthy na CNN em 8dez2024)

  Na tarde do último domingo [8dez2024], ficamos a saber que a Rússia vai dar asilo político a Bashar al-Assad e à sua família, anunciou uma fonte do Kremlin em declarações à Reuters. O antigo ditador sírio e a família já se encontram em Moscovo.

 

 

mw-1280 (1).webp

Abu Mohammed al-Julani, 42 anos, líder do movimento Hayat Tahrir al-Sham (HTS) que esteve por trás da queda do regime de Bashar al-Assad, é um radical moderado. A definição, em si, é antagónica mas é resultado da sua história de vida e da evolução que fez dentro da ‘escola’ jiadista para alcançar o topo. Depois de décadas sem atrair grande atenção para si — são escassas as aparições e as fotografias —, lançou nas últimas semanas uma ofensiva meteórica que libertou a Síria de 13 anos de guerra civil, surgindo com discurso diplomático, educado e apaziguador, prometendo liberdade numa síria multiétnica e multirreligiosa. (...) Já não usa simbologia ou vestuário associado aos jiadistas, preferindo roupa militar, num esforço para se afastar das ligações à Al-Qaeda, de onde nasceu o seu HTS, mas com quem garante ter quebrado todos os laços. Foi então que começou a construir a imagem de líder moderado, com uma retórica suavizada, mas a maioria dos analistas e governos ocidentais ainda olham para essa transfiguração com grandes dúvidas. Aliás, o movimento integra a lista de organizações terroristas e está ativa uma recompensa de 10 milhões de dólares pela captura do seu líder. (Artigo de Raquel Moleiro no Expresso em 8dez2024)

  Jorge VeigaVai continuar assim moderado e apazaguiador? Ou regressa à escola primária e volta a ser aquilo que são? Se ninguém lhe disse, convém ser moderado e deixar de ser terrorista, porque o Putin tem mais que fazer e não pode acudir aos fogos todos... Rica merda que andam a fazer naquela zona...! ☹️



Publicado por Tovi às 07:49
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De separatista-50-50 a 12 de Dezembro de 2024 às 11:14
A festa de 'libertação' durou menos de 24 horas: as mulheres-juízes foram de imediato demitidas.
.
Sim, quando existe interesse geo-político, os boys&girls do ocidentalismo mainstream cag@m para os direitos das mulheres:
- foram financiados (e fornecidas armas) a jihadistas no Afeganistão... quando os soviéticos saíram... foi o que se viu...
- foram financiados (e fornecidas armas) a jihadistas na Síria... depois de Bashar al-Assad cair...


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Bom Ano para todos, mas.....

Quem nunca viveu uma situ...

A enorme dívida da Ucrâni...

Porto 4 - 0 Boavista

Queda de avião no Cazaqui...

Café Majestic... o esplen...

Para o ano a minha Árvore...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus