...presidente Bashar al-Assad deixa o país
Bashar al-Assad era um tirano?... Era. E estes grupos rebeldes o que são?... Não há dúvida que atrás de mim virá quem de mim bom fará.
Ana Kandsmar - David Ribeiro países que são autênticos vespeiros de grupos terroristas precisam de líderes com pulso firme. O Ocidente chama a esse líderes de ditadores porque não entende as singularidades do mundo árabe.
Grupos rebeldes anunciaram hoje, num discurso na televisão pública síria, a queda do 'tirano' Bashar al-Assad, garantindo que libertaram todos os prisioneiros detidos 'injustamente' e apelando aos cidadãos e combatentes que preservem as propriedades do Estado.
Os rebeldes sírios dizem estar a trabalhar para garantir a transferência de poder na Síria para um órgão de governo de transição com plenos poderes executivos. "A grande revolução síria passou da fase de luta pelo derrube do regime de Assad para a luta pela construção conjunta de uma Síria à altura dos sacrifícios do seu povo”, acrescentam, em comunicado.
O pesidente sírio, Bashar al-Assad, “fugiu” da Síria depois de perder o apoio da Rússia, seu protetor, afirmou o chefe de Estado eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Paulo Calcada - Revelador do estado em que a Rússia estará neste momento, pois não conseguiu reagir, como aconteceu na primeira fase da guerra. De lembrar que foram as tropas da Rússia que massacraram Aleppo, entre outras cidades.
A França saudou a notícia da queda de al-Assad da Síria e apelou ao fim dos combates no país. “Agora é o momento de unidade na Síria”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado, apelando a uma transição política pacífica. A declaração também alertou contra o “extremismo” no próximo período para a Síria.
“O fim do [regime] de al-Assad representa para milhões de pessoas na Síria um grande alívio”, disse Annalena Baerbock, ministra das relações exteriores da Alemanha, numa longa série de publicações no X, acrescentando: “o país não deve agora cair nas mãos de outros radicais, qualquer que seja a forma que assumam”.
O chefe da diplomacia turca congratulou-se por o governo sírio ter entrado em colapso com a entrada de rebeldes islâmicos em Damasco, expulsando o presidente Bashar al-Assad e encerrando cinco décadas de governo do partido Baath. “O regime de al-Assad entrou em colapso e (o poder) no país mudou de mãos”, disse Hakan Fidan no Fórum de Doha, que se realiza no Qatar. "É claro que isto não aconteceu da noite para o dia. O país está em crise há 13 anos", acrescentou Fidan, sublinhando que a Turquia, que apoia o movimento que tomou Damasco, está em contacto com os rebeldes sírios para garantir a segurança.
Portugal afirmou hoje que, tal como os parceiros europeus, segue de perto a situação na Síria, defendendo que "o fim inominável" do regime sírio do Presidente Bashar al-Assad "conduza a uma transição pacífica". Numa declaração na rede social X, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, realçou que a transição deve também ser "inclusiva", na linha da resolução 2254 do Conselho de Segurança, e que o povo sírio "tem direito à paz".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano dá sinais de afastar-se da mudança de regime na Síria, depois de ter sido um dos principais apoios de al-Assad. Na primeira reação, afirmou que respeita a unidade e a soberania nacional da Síria e que a sua futura tomada de decisões “cabe exclusivamente ao povo da Síria”, reporta a Sky News.
Abu Mohammad al-Julani, apresentado pela comunicação ocidental como «jihadista moderado», já anunciou para esta noite o recolher obrigatório, ou seja, muito provavemente o início da caça ao homem.
Castro Ferreira Padrão - E agora, a tolerância religiosa, como irá ser?
Fim de tarde deste domingo 8dez2024
Ficamos a saber que os Estados Unidos realizaram hoje “dezenas de ataques aéreos” no centro da Síria visando “mais de 75 alvos” do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), anunciou o comando militar norte-americano para o Médio Oriente (Centcom). "Não deve haver dúvidas: não permitiremos que o EI se reconstitua e tire partido da atual situação na Síria", afirmou o general Michael Erik Kurilla no comunicado do Centcom, após uma ofensiva relâmpago dos grupos rebeldes que levou à queda do presidente Bashar al-Assad.
Jorge Veiga - Ouvir dizer que a facção islamita (?) que derrubou o Assad é de corrente moderada, deve ser piada.
David Ribeiro - A Síria vai-se tornar um autêntico saco de gatos... e com um gato de cada cor.
Jorge Veiga - David Ribeiro + ratos e cães misturados. Antes tinham a Rússia a segurar as pontas, mas agora eles andam ocupados...
Rui Lima - Se for só gatos já não será mau ..... Os States e a colónia judaica já utilzaram os mata-moscas para evitar epidemias.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)