"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 5 de Abril de 2014
Reconstruir um novo sistema democrático

Cada vez mais a REGIONALIZAÇÃO é um assunto consensual. O que faltará para ser implementada?

{#emotions_dlg.chat} Neste fim-de-semana os autarcas socialistas vão discutir a “Carta Europeia Sobre Governação a Vários Níveis” e José Luís Carneiro, líder da Associação Nacional dos Autarcas do Partido Socialista (ANA-PS) já disse que a regionalização é seguramente um dos caminhos a seguir, tendo inclusive afirmado que “seria vital, para o país poder sair da crise, que as regiões fossem constituídas, de modo a afirmarem-se como motores de desenvolvimento”.

{#emotions_dlg.chat} Na passada quinta-feira, num debate na Reitoria da Universidade do Porto sobre o tema “Cidadãos e política – dissonância democrática?” quer Rui Rio, ex-autarca portuense, quer Rui Moreira actual Presidente da Câmara do Porto, defenderam que um exemplo da grande reforma necessária em Portugal é a regionalização (disse Rui Rio) e que não pode haver uma democracia representativa que não respeita os cidadãos, pelo que é preciso reconstruir um novo sistema democrático (afirmou Rui Moreira).


«José Luis Moreira« no Facebook >> Mário Soares, em 1983; Guterres, em 1995 e Sócrates depois, atiraram a Regionalização para as 'calendas gregas'. O que quer o PS? Baralhar e dar de novo?... É que não basta a vontade dos dirigentes locais quando quem manda são os aparelhos dos partidos 'nacionais'... - "Regionalização: Das Coisas da Lógica à Lógica das Coisas" de Daniel Gameiro Francisco.

«Raul Vaz Osorio» no Facebook >> Infelizmente já estou convencido de que uma regionalização a sério só com armas na rua. O máximo quie podemos esperar do buraco negro à beira Tejo é um simulacro de regionalização.

«José Costa Pinto» no Facebook >> David Ribeiro, a regionalização não é consensual. Eu, por exemplo, sou contra. Tanto pior para o consenso. Reparo agora que você disse 'assunto'. Se quis dizer com esse assunto 'matéria em discussão', retiro o que disse atrás. Mas se foi isso o que quis dizer, permita-me a pergunta: de onde derivou essa convicção sua? Estou curioso. Não foi certamente desses escassos exemplos que citou. Na minha extensa lista de relações, ninguém fala da regionalização. E, quando se fala, é para fazer o sinal da cruz.

«Renato Rodrigues» no Facebook >> Eu já fui contra agora sou a favor. Sem regionalização as empresas não exportadoras (sediadas na maioria em Lisboa) vão continuar a esganar as exportadoras (Norte).

«David Ribeiro» no Facebook >> Pois é, Costa Pinto... Parece-me um "assunto consensual" por já vir à baila em tomadas de posição de gente conhecida nos meandros políticos nacionais. É verdade que em época de eleições o PS vem sempre defender a Regionalização e Rui Moreira já se tem pronunciado várias vezes a favor de uma alteração da divisão administrativa do País, mas Rui Rio não me recordo de ter dito que é necessário regionalizar Portugal.

«Albertino Amaral» no Facebook >> O que falta é competência e coragem, derivando daí o reconhecimento da necessidade da Regionalização......!

«David Ribeiro» no Facebook >> José Costa Pinto diz que na sua extensa lista de relações, ninguém fala da regionalização. Mas olhe que em Vila Real há quem defende a Regionalização. - Fomos à nossa região. Ao nosso povo. Vila Real.

«José Costa Pinto» no Facebook >> Lol. Bom, isso já é antigo. E depois não são das minhas relações. E finalmente são pela regionalização da mesma maneira que eu sou pela paz universal. Digo isso sempre que participo num concurso de Miss Universo.

«Fernando Duarte» no Facebook >> um "regional map", e vejo que temos fronteira com a "Spain" e eu a pensar que era com a Espanha. Está fora de questão que eu alguma vez vote a favor de quem me quer obrigar a falar inglês

«Joaquim Leal» no Facebook >> Óh meu amigo de estima David Ribeiro, essa boquinha do "consensual" deixa-me muitas dúvidas. Espero que os marmanjos dos politicos não se substituam ao povo e se preparem para "retalhar" o país. Se o tema não encontra grandes entraves entre a classe dominante, sejam decentes e realizem novamente um referendo que aposto vão levar novamente com os "penantes".

«Fernando Kosta» no Facebook >> Um tipo do partido socialista a falar em regionalização? É giro, quando estão na oposição são sempre muito regionalistas. Chegam ao poder e esquecem o tema. Não acredito nos políticos dos partidos de lisboa, mesmo quando são do Norte. São todos vendidos ao aparelho centralista. Isto só lá vai quando o sangue correr debaixo das pontes, quando nos fartarmos de sacrifício para lisboa chular: veja-se o último esbulho que é o investimento de 600 milhões para tirar os contentores de lisboa. Já repararam que ano após ano os nossos impostos ou as verbas da UE só servem para requalificar a capital?



Publicado por Tovi às 09:39
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Bom Ano para todos, mas.....

Quem nunca viveu uma situ...

A enorme dívida da Ucrâni...

Porto 4 - 0 Boavista

Queda de avião no Cazaqui...

Café Majestic... o esplen...

Para o ano a minha Árvore...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus