"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 29 de Maio de 2023
Ribeira da Granja... no Porto

348671877_918147229415047_3652286665978776937_n.jp

Na semana passada fui dar um passeio a pé pelo troço da Ribeira da Granja aqui perto da minha casa... e espero bem que após o final das obras de construção da nova sede da Liga Portuguesa de Futebol tudo fique mais arranjadinho.



A Ribeira da Granja é o maior curso de água que atravessa a cidade do Porto. Tem 6,5 km de extensão dos quais 80% estão encanados. A sua bacia hidrográfica ocupa 26% da superfície da cidade. Uma das suas nascentes, a mais a Norte, situa-se nos montados do Padrão da Légua e um outro regato nasce na Arca d’Água. Juntam-se em Ramalde do Meio no local antigamente chamado Lugar do Moínho. Muitos outros pequenos regatos desaguam nela durante o seu percurso. Referida nas memórias paroquiais de Ramalde na divisão administrativa do Porto, no ano de 1758, a Ribeira da Granja é assim citada:

Tem hum regato que comesa nos montados do Padram da légoa, freguesia de Sam Tiago de Costóyas, ele não tem nome particular, recebe aquelle que têm as terras por onde passa. Nasce com muita pouca ágoa, e pello São João athe às entradas de Agosto seca. Nele entra outro regato, aonde lhe chamão de Codiçins, e nasce no lugar do Seixo. Aonde chamão lugar do Moinho, em Ramalde do Meyo, entra outro regato que vem de Arca d’Ágoa, freguesia de Paranhos, e passa pelo lugar da Prelada, desta mesma freguesia. Corre de Norte para Sul. Tem como já se diçe o nome dos lugares por onde passa; no seu princípio chamase regato do Padram, no lugar de Ramalde do Meyo, Ryo do mesmo nome, no Lugar de Ramalde de baixo se chama como o mesmo lugar, e dahi caminha para a freguezia de Lordelo do Ouro. Entra no Ryo Douro, num lugar aonde chamão a Ponte do Ouro. Teve, através dos tempos e dos lugares onde passa nomes diversos, tais como: Ribeira da Agra, Ribeira de Ramalde, Ribeira de Lordelo, Ribeira de Grijó, Ribeira de Penoucos, Ribeira do Ouro, Ribeira das Naus.



Publicado por Tovi às 07:56
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2023
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



28
29
30


Posts recentes

"Tempestade Perfeita"... ...

Conflito sem fim à vista

Eleições Regionais na Mad...

Braga 4 - 1 Boavista

Rescaldo da visita de Zel...

Esta agora!... Porquê?

Arménios do Nagorno-Karab...

78.ª sessão da Assembleia...

As amizades esquisitas da...

Boavista 4 - 1 Chaves

No rescaldo do caso "Está...

O que irá Zelensky pedir ...

Mais uma que se esbardalh...

Fico boquiaberto ao ler o...

Kim Jong-un na Rússia pa...

Cão-guia... coisas import...

"Rio" de vinho tinto inun...

Elon Musk desligou termin...

Sismo em Marrocos sentido...

Uma mulher de causas esta...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus