"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 12 de Julho de 2022
Rui Moreira recebeu a Medalha da Cruz de São Jorge

rui moreira aa.jpg

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e perante militares dos três ramos das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro – de quem partiu a decisão de atribuir a Medalha da Cruz de São Jorge, 1.ª Classe, ao presidente da Câmara do Porto – impôs a condecoração ao autarca numa cerimónia realizada na manhã de ontem [segunda-feira, 11jul20202], no Terreiro da Sé, que serviu para evocar a Entrada no Porto do Exército Liberal. 

 


A Medalha da Cruz de São Jorge destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
“Sempre muito atento ao desempenho das Forças Armadas na região, a sua relação com a Instituição Militar tem sido sempre pautada por excelentes relações humanas, sendo, consequentemente, credor da estima, consideração e respeito pelos militares que servem na região portuense e que consigo têm o privilégio de privar, contribuindo, assim, significativamente, para a excelência do relacionamento institucional”, podia ler-se no despacho do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. “Merece, ainda, especial destaque o elevado empenho colocado pela Câmara Municipal do Porto, em articulação com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, na preparação, organização e realização de diversas cerimónias militares, destacando-se a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 2017, e, em 2022, as evocativas da ‘Entrada no Porto do Exército Liberal’, permitindo e contribuindo, de forma marcante, para cumprir, afirmar e difundir o papel e a missão das Forças Armadas”, acrescentava o documento assinado pelo Almirante António Silva Ribeiro.
Na intervenção que proferiu, o Presidente da República assinalou o simbolismo da data que se comemorava: “Há 190 anos e dois dias, chegava à Praça da Liberdade D. Pedro, com o propósito de lutar pela liberdade, por uma Constituição. Chegava ao Porto, que o acolheria com lealdade, ficando para sempre a cidade capital da liberdade e conservando para sempre o seu coração.” A memória do dia 9 de julho de 1832 oferece “lições para o presente e para o futuro”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa. “A liberdade é um bem essencial. Sem cuidados de saúde e proteção contra a pobreza não há verdadeira liberdade. A liberdade conquista-se todos os dias, não há liberdade para sempre conquistada. A liberdade é de cada pessoa e de todas as pessoas; a liberdade é de todos. A liberdade exige a diferença, diversidade, pluralismo, diálogo, tolerância. As Forças Armadas estiveram sempre presentes para lutar pela liberdade, serem os garantes da liberdade e não os seus donos. São um exemplo para todos nós”, enumerou. Traçando uma evocação histórica do “caminho longo e penoso para a liberdade”, o Presidente da República sublinhou: “Não queremos perder a liberdade. Continua perfeita e incompleta, mas todos têm direito a vivê-la. Todos devem ser cidadãos de primeira”. “190 anos depois, são estas as lições da data que celebramos. Celebramos o Porto, celebramos Portugal”, concluiu.
À cerimónia evocativa da Entrada no Porto do Exército Liberal, na qual marcaram presença o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, bem como os vereadores do Executivo, seguiu-se a celebração de uma missa, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e almoço nos claustros da Sé Catedral do Porto. Antes, no domingo, o programa comemorativo contemplou um jantar para altas entidades e um concerto no Rivoli.



Publicado por Tovi às 07:08
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Boavista 2 - 3 Casa Pia

Cá em casa sempre houve c...

Desagregação de Freguesia...

O que mais irá acontecer ...

Sauditas interessados em ...

Sondagem da Pitagórica...

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus