...e diz que não há mais um tostão para a Igreja
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou a Diocese de querer “impedir o direito de preferência” na alienação das casas nas Eirinhas e em Miragaia, e vai enviar uma carta ao anúncio apostólico. Disse ainda ter recebido uma carta insultuosa do bispo do Porto [Manuel Linda] e que a autarquia não dará um tostão à Igreja. (JN relatando o que se viveu na reunião do executivo de 4.ªfeira 23abr2025)
Gilberto Santos - Anda nervoso. Parece que a aposentação dourada no Parlamento Europeu ainda não está garantida....
David Ribeiro - Gilberto Santos, neste caso, como em muitos outros, Rui Moreira está com a razão. A CMP tinha direito à preferência.
João Baptista Vasconcelos Magalhaes - David Ribeiro pois é! Os políticos broeiros têm expressões que traduzem o direito de fazerem da autarquia o seu couto. O dinheiro não é dele e o fundamento da democracia é o respeito pela liberdade de discordar. O bispo não estava de acordo e Rui Moreira lança-lhe um anátema. Não sou católico, mas isso pouco interessa. Ouvi isso ao Ferreira Torres, quando estava na Direcção dos Bombeiros do Marco. Disse ele (por causa de uma crítica que lhe fiz), enquanto esse senhor (que era eu) estiver na Direcão não vai para os Bombeiros nem um tostão". Aliás, este estilo anda muito próximo da mentalidade de André Ventura. Na política não há rumos certos e, ainda por cima de quem governa. Só no estalinismo.
David Ribeiro - E com o facto de não se ter atendido ao "direito de preferência" o que é que o João Baptista Vasconcelos Magalhaes tem a dizer?
António Ribeiro - João Baptista Vasconcelos Magalhaes Deve ter é ciúmes de quem tem valor acima da média! O bispo está a explorar o que ofereceram sem qualquer critério plausível, prejudicando gente humilde que não tem nada!
João Baptista Vasconcelos Magalhaes - O valor acima da média não sei o que é, porque não tenho nenhuma medida para isso, nem sei se há! É uma questão demasiado subjetivo, que classifica mais quem avalia do que o avaliado! Quem interpreta o direito são os tribunais, mesmo assim pode haver recurso. O direito não fala por si, tem de ser interpretado e não há uma interpretação única. O ciúmes são uma doença que para aqui não interessa. A postura do Bispo não está em causa, o que está em causa é Rui Moreira achar possuir um direito que não tem: o dinheiro não sai do bolso dele e tem de haver critérios para a sua distribuição (são dinheiros públicos), conforme as regras! Para conhecer o perfil de Rui Moreira, interessa saber se um autarca confunde os interesses públicos com os interesses privados, se diz ter uma licenciatura, quando não tem licenciatura nenhuma, se serve os interesses do munícipes ou os seus. Estou à vontade para falar disto, porque, infelizmente, pertenci à sua comissão de honra e bem arrependido estou, hoje.
Fernando Peres - David Ribeiro se tinha que a exerça. É fácil!!!
Isabel Sousa Braga - Tem toda a razão
Helena Vasconcelos - APLAUDO DE PÉ O PRESIDENTE DA CÂMARA DO PORTO.
João Baptista Vasconcelos Magalhaes - Helena Vasconcelos nem sentado!
José Vilaça - Muito bem
Delfim Rodrigues - Comadres zangadas descobrem-se as verdades
Jorge Oliveira E Sousa - E não seria de haver uma explicação sobre o que está a acontecer?
David Ribeiro - O que está a acontecer é a "alienação de imóveis no bairro das Eirinhas e em Miragaia por parte da Diocese do Porto. As casas das Eirinhas, propriedade da diocese, foram alvo de uma permuta, sendo o novo proprietário uma empresa de construção civil, o que levou os moradores a temerem ficar sem casa. Na Zona Histórica, foram permutados três prédios por três T1 na Boavista."
José Miranda - E o que é o senhor doutor Moreira ia fazer com as casas? Fazer mais da sua especialidade que é plantar uns mecos?
David Ribeiro - José Miranda, numa cidade com falta de habitação não parece ser difícil adivinhar o que se faria com estas casas.
Amandio Couto - José Miranda Quando não sabe a razão do problema é melhor não dar palpites...
Maria Helena Begonha - Rui Moreira, neste caso tem toda a razão. Trocaram os TERRENOS por 3 andares T/1, na Boavista (mesmo perto dos terrenos) que ainda nem existem nem tão pouco se sabe se alguma vez irão existir. A Câmara neste caso tem direito de preferência e a carta que o Rui Moreira enviou não teve resposta.
Diogo Couceiro - vai ser grelhado no inferno!!!
Pedro Caminha - Que horrrrrror!
Na sessão do executivo do Porto em que foi aprovodo por unanimidade um voto de protesto, apresentado pela CDU, pela alienação de imóveis no bairro das Eirinhas e em Miragaia por parte da Diocese do Porto, afirmou Rui Moreira: "...a relação histórica entre a Igreja Católica e a cidade do Porto foi sempre complexa" (...) "Tenho a consciência que desde que cá cheguei procurei manter essa relação. E foi possível, quer com o bispo Manuel Clemente, quer com o bispo dom Francisco. Tenho tentado manter essa relação com Manuel Linda, mas temos tido vários episódios particularmente infelizes" (...) "...é uma matéria que nos preocupa. E esse assunto tem uma outra dimensão: estas casas foram oferecidas à igreja católica com um determinado objetivo, é um legado que pretendia garantir os direitos históricos daqueles moradores." (...) "Consideramos que o procedimento da diocese foi incorreto" (...) "Tudo isto acontece ao mesmo tempo que a Igreja Católica tem hoje receitas na cidade do Porto de monumentos que são do Estado" (...) "É bom termos a noção de quem são os bens que a Igreja explora. Mas ao mesmo tempo quando é preciso arranjar a igreja de São João da Foz ou a Igreja Matriz da Campanhã, os párocos vêm aqui bater a porta porque a igreja não tem dinheiro e então ja é interesse patrimonial da cidade."
Joaquim Figueiredo - A ser assim é uma vergonha para a diocese... David Ribeiro é pagar com a mesma moeda ...
Antonio Bernardo - Coitadinho
Albertino Amaral - Essa gente não é de confiança, Presidente.......
Celio Alves - Nada de novo....A padralhada é useira e vezeira nas negociatas e acha que do alto do pedestal tem privilégios do estado. Teve no passado quando estava do lado da repressão, do estado novo e sempre na intimidação do "pecados" e outros disparates sem esquecer os abusos. Francisco, apesar de tudo, não conseguiu fazer a purga.
Maria Luiza Ramalho Ortigão - Não me admiro nada com esta atitude por parte do bispo do Porto, que já revelou ser uma pessoa sem valores morais, no caso do assédio a menores .... Sou uma das suas maiores críticas... e não o acho á altura de gerir uma diocese..
Antero Filgueiras - Finalmente, mas só agora que está na porta de saída, adopta uma posição firme e em conformidade com o texto constitucional.
Paulo Cruz - Promiscuidades .....politica e religião
Luísa Campos - Acho muito bem que proteste superiormente, tem toda a razão!
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)