(Na imagem o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, e a ministra da Defesa da Bélgica, Ludivine Dedonder, perto de um F-16 na base aérea de Melsbroek, perto de Bruxelas, em 28 de maio de 2024)
Primeiro foram os "invenciveis" tanques Leopard de que já há muito não se ouve falar... agora são os 60 aviões de combate F-16 "oferecidos" aos senhores de Kiev pela Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega, mas que poderão levar vários anos até que todos sejam entregues. A primeira aeronave deverá ser entregue até ao fim deste ano, se até lá os pilotos ucranianos terminarem os treinos que estão a receber pelos aliados ocidentais. E a última "novidade", segundo afirmou Serhii Holubtsov, oficial no comando da força aérea das forças armadas ucranianas, “há um número [de F-16] que irá para a Ucrânia e há um certo número de aeronaves que serão armazenadas em bases aéreas seguras, fora da Ucrânia, para que não sejam alvo aqui”. Se não fosse trágica esta guerra era um opereta.
Jorge Veiga - Ouvir o Sr Putin dizer que foi o Ocidente a começar a guerra, nem Opereta é. Parece um filme do Mr Bean.
Adriano Marques - Opereta é ter um Ditador comunista a ameaçar o mundo
David Ribeiro - Adriano Marques, o comunismo há muito acabou na Rússia. Que Putin é um ditador, lá isso é verdade.
Adriano Marques - David Ribeiro o Kremlin é do CHEGA
Isabel Sousa Braga - Adriano Marques quem é comunista?
Adriano Marques - Isabel Sousa Braga eu não sou de certeza...
Luis Barata - Portanto, acha mesmo que é uma opereta!?... Só isso. Por a ridículo planos de defesa de um país, uma nação invadida, mais uma série de países limítrofes e a própria Europa, o Mundo, e assim fácil para si... Já a estratégia da Rússia, ameaçadora, sempre na origem de todos os conflitos mundiais, é uma bela ópera, uma ode majestosa e triunfal!? Que tipo de comentário lhe sobra?
David Ribeiro - O Luis Barata ainda acredita na vitória dos senhores no poder em Kiev?... O que gostaríamos que acontecesse é uma coisa, mas infelizmente muito diferente da realidade no terreno.inação num processo de Paz sequente à guerra, em condições de justiça e equidade. "Never surrender", diz-lhe alguma coisa? David Ribeiro isso dos "senhores do poder em Kiev" significa o quê?
David Ribeiro - Luis Barata... Eu não vivo estados de alma nesta guerra, nem noutras guerras quaisquer. Analiso a situação no terreno com base no que me é dado conhecer e assim construo o meu parecer, tendo sempre como objectivo a PAZ. Quanto aos senhores no poder em Kiev são Zelensky e todos os corruptos que o rodeiam.
Luis Barata - David Ribeiro a culpa é do sr. Zelenski!? Um Lord of the War, ele!? Temos aqui um prisma um bocado marado...
Mário Paiva - Luis Barata, no meio da confusão gostei do "sempre na orígem de todos os conflitos mundiais"... se calhar é porque não deixam que lhes comam as papás na cabeça...
Luis Barata - Mário Paiva ok... recordo-lhe a guerra que instigaram, promoveram e alimentaram nas nossas províncias ultramarinas... Os Portugueses queriam comer as papas na cabeça dos russos!?... É triste existirem pessoas como você, a pensar dessa maneira.
Mário Paiva - Luis Barata, e, já agora, o 25 de Abril... que chatice...
Luis Barata - Mário Paiva pode crer. Perfeitamente escusado. Á conta disso morreram mais uns milhões de pessoas...
Mário Paiva - Quase garantia que o Luis Barata não chegou a tempo de ir defender "as províncias ultramarinas"...
Luis Barata - Mário Paiva pois não. Ainda era liceal. Mas lá estiveram muitos da minha família e muitos amigos, vieram sem nadinha e outros ás postas... Mas cá estamos todos contra os traidores à Pátria e contra quem apoia os russos.
Mário Paiva - Luis Barata, eu também estive lá e não gostei, também não me lembro de ter por lá encontrado os meninos dos DDT, os únicos beneficiarios do nacionalismo que nos venderam... aliás estes continuam por lá, como sempre a sacar o que podem, nenhum veio às postas... Luis Barata, mas, olhe, boas notícias para a sua causa... Ukraine's Controversial Azov Brigade Boasts It's "More Dangerous" As US Lifts Weapons, Training Ban
Luis Barata - Mário Paiva Os seus namorados russos são meiguinhos, portanto... Estes da azov dão-lhes um bocado de trabalho, pelos vistos!
Mário Paiva - UI! Que fino.... O problema dos fundamentalistas é verem tudo maniqueistamente a preto e branco e acharem que quem não lhes apara as causas e desejos tem de estar obrigatóriamente do outro lado do muro... valha-vos a CS monoteísta e controladinha para vos manter felizes...
Corrupção!... um obstáculo sistémico na Ucrânia
Cimeira da Paz na Suíça
Cerca de 90 países e organizações vão participar na Cimeira da Paz na Suíça no fim-de-semana de 15 e 16 de junho, onde Zelensky tentará "impor o seu conceito de paz justa". Com a ausência da Rússia, por não ter sido convidada, está cá a parecer-me que, bem espremidinha, pouco sumo se conseguirá desta tentativa de resolução do conflito.
Jorge De Freitas Monteiro - É como fazer cozido à portuguesa sem carne.
David Ribeiro - Também a China não parece que vá participar nesta cimeira, pelo que não pode ser, no entender do Governo chinês, um esforço sério no sentido de encontrar consensos. “A China sempre insistiu que uma conferência internacional de paz deveria ser apoiada tanto pela Rússia como pela Ucrânia, com a participação igualitária de todas as partes, e que todas as propostas de paz deveriam ser discutidas de forma justa e igualitária. Caso contrário, será difícil para a China desempenhar um papel importante no restabelecimento da paz”, disse um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. A Índia também não irá enviar representantes de alto nível e a Arábia Saudita já disse que não participará, apresentando como justificação a mesma razão que a China.
Luis Barata - David Ribeiro todos a cuidar dos seus interesses. Esta é a verdadeira hipocrisia. E, portanto, 90 estarão errados!?...
David Ribeiro - Uns estarão errados, Luis Barata, e outros a prestar vassalagem aos seus "senhores". Curiosamente quem tem peso político na geoestratégia mundial não deverá estar presente e até Joe Biden não vai comparecer, segundo as últimas notícias.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)