Os números do dia de ontem
- O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atualizou o número de vitimas ucranianas no primeiro dia de confrontos em pelo menos 137 mortos e 316 feridos. Cem mil pessoas abandonaram as casas na Ucrânia.
- Rússia confirma que destruiu 83 instalações militares. A Rússia é segunda maior potência militar e nuclear do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos. Nesta lista, a Ucrânia só aparece no 22.º lugar e as diferenças estão muitas claras.
- Mais de 1700 pessoas foram detidas durante protestos contra a guerra em dezenas de cidades da Rússia. Mais de 900 foram presas em Moscovo e mais de 400 em São Petersburgo.
02h33 de 25fev2022 - Anton Gerashchenko, assessor do ministro do Interior da Ucrânia, confirmou que começou um ataque a Kiev. “Os ataques a Kiev por mísseis de cruzeiro ou balísticos continuaram. Ouvi duas explosões poderosas agora”.
03h07 de 25fev2022 - Um conselheiro do Ministério do Interior ucraniano disse que um avião russo foi abatido sobre o distrito de Darnytskyi, em Kiev. Anton Gerashchenko explicou que o jato caiu perto de um prédio. Relatos locais dizem que um prédio residencial de nove andares estava a arder. O autarca de de Kiev, Vitali Klitschko, escreveu, no Twitter, que pelo menos três pessoas ficaram feridas, uma das quais estava em estado crítico, "como resultado da fragmentação de um foguete".
08h50 de 25fev2022 - Os combates entre forças russas e ucranianas estão a intensificar-se perto da capital da Ucrânia, com a vice-ministra da Defesa da Ucrânia a admitir o avanço das tropas inimigas nas imediações de Kiev. Exército ucraniano deu conta de combates com unidades blindadas russas em Dymer e Ivankiv, a 45 e 80 quilómetros a norte da capital, garantindo que destruíram dois tanques e que o avanço das "forças inimigas superiores foi travado na margem do rio Teterov. A ponte sobre o rio foi destruída".
09h21 de 25fev2022 - Foram ouvidos tiroteios numa zona próxima da sede do governo da Ucrânia, em Kiev, avança a Associated Press. O Ministério da Defesa ucraniano já tinha confirmado que as tropas russas estavam numa zona residencial de Kiev e um conselheiro de Zelensky, que permanece na capital ucraniana, admitiu que é esperada a invasão russa de Kiev esta sexta-feira.
A “decapitação” do Governo da Ucrânia pelas tropas russas invasoras, verificar-se-á seguramente nas imediações do Palácio de Mariyinsky, um pitoresco palácio barroco localizado na escarpada margem do Rio Dniepre, em Kiev. Segundo as últimas notícias é capaz de estar por horas a tomada do poder pelas tropas de Putin e a consequente mais que certa colocação de um governo fantoche nesta ex-república soviética.
Fica para a História a capa do JN de hoje, 25fev2022
11h13 de 25fev2022
Hummm!... É o que tenho vindo a dizer nestes últimos dias: Putin quer é colocar um governo fantoche pró-russo em Kiev.
Putin apela a golpe de estado. Rússia aconselha tropas ucranianas a tomarem o poder "pelas próprias mãos". Vladimir Putin dirigiu-se esta sexta-feira [25fev2022] às forças ucranianas. De acordo com a Reuters, o presidente da Rússia diz que “será mais fácil para nós se decidirem tomar o poder com as vossas próprias mãos”. "Mais uma vez, apelo aos militares ucranianos: -Não permitam que neo-nazis (ucranianos nacionalistas) que usem as vossas crianças, mulheres e idosos como escudos humanos. (...) Tomem o poder pelas vossas próprias mãos, será mais fácil para nós chegarmos a um entendimento", disse Putin numa reunião com o Conselho de Segurança da Rússia que teve transmissão televisiva. Putin elogiou ainda o exército russo, que considera estar a ter uma atuação “corajosa, profissional e heróica”.
Somos todos Ucrânia (Edifício da Câmara Municipal do Porto)
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)