...e que NUNCA pode ser ocultada com a desculpa de não se criar alarme social
Correio da Manhã de 5.ª feira 2out2025
Jovens amigos fazem pacto de morte e suicídio em escola de Viseu. Na última semana quatro alunos tentaram o suicídio e dois mataram-se em maio e em setembro.
Dois dos quatro alunos que na última semana tentaram o suicídio numa escola secundária do distrito de Viseu fizeram um pacto de morte, que só não aconteceu porque a mãe de um deles percebeu que algo não estava bem, chamou o INEM e o rapaz de 16 anos acabou por confessar que tinha tudo preparado para se matar naquela noite.
A mãe alertou a família do outro amigo e impediu que se registassem mais mortes. Recorde-se de que em maio, no final das aulas, e em setembro, no regresso às aulas, dois jovens alunos daquela escola colocaram fim à vida.
As quatro tentativas de suicídio aconteceram todas na semana passada. Na terça-feira, a mãe de um dos jovens foi buscá-lo à escola, ao final da tarde. O filho estava alcoolizado e a mãe, que tinha sido alertada por uma psicóloga para a mudança de comportamento do filho, decidiu alertar o INEM. O rapaz assumiu que tinha feito um pacto de morte com outro amigo e até tinha já preparadas mensagens de despedida.
Os casos estão a deixar a comunidade escolar em choque. "Há uma grande revolta porque algo de grave se passa e ninguém diz nada. O diretor do agrupamento de escolas não recebe os pais. Esconde-se e diz aos pais para não criaram alarme social, porque é candidato à assembleia municipal. Quantas mortes e tentativas tem de haver mais para que alguém atue?", questionou uma encarregada de educação que pediu anonimato.
O CM tentou esta quarta-feira uma reação do diretor que não se mostrou disponível para comentar o caso.
A GNR está a investigar, em conjunto com outras entidades e o Ministério Público, mas sem sucesso. As mortes e as tentativas podem estar relacionadas com bullying, droga ou um jogo entre os alunos.
Bernardo Mergulhao - Se isto não é sociedade doente não sei o que é...
David Ribeiro - Tanto quanto me parece, Bernardo Mergulhao, isto não é "a sociedade", mas sim uma minoria de agregados familiares que merecem uma melhor atenção de todos nós. Na minha freguesia - Ramalde - participei com muita dedicação a um programa em que, entre outras coisas, se tentava enquadrar eventuais problemas deste tipo na sociedade que nos rodeava. Chamava-se "Viver Ramalde".
Bernardo Mergulhao - Felizmente, mas é claramente sinal da mesma ou dos tempos modernos. Lembrei de nome de programa de informação que gostava muito agora -"sinais dos tempos ".
David Ribeiro - Sim, Bernardo Mergulhao, até porque o pior que se pode fazer é deixar de falar neste problema, com medo do eventual alarme social que provoque.
Bernardo Mergulhao - David Ribeiro a mim provoca-me alarme que não se fale disto assim como qualquer tema...olhe por exemplo tema da imigração, só cresceu tanto porque se tornou tabu discutir...ou era sempre colocado sobre dicotomia bom/ mau, benéfico/prejudicial...e claro assunto foi verfilhando e agora estourou na cara dos políticos e a ser aproveitadado, como sempre, por extremos para efeitos incendiários do costume. Não existe nada indiscutível.
Isabel Sousa Braga - David Ribeiro a sociedade está doente. Na minha freguesia nem sei que é o substituto do Presidente Tiago Mayan. Já perguntei ninguém respondeu qd mais preocuparem-se com estes temas
David Ribeiro - Isabel Sousa Braga, atualmente a presidência da União das Freguesias Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, é de Ana Furtado.
Isabel Sousa Braga - David Ribeiro obrigada, a dias das eleições finalmente.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)