"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quinta-feira, 17 de Março de 2022
Talvez o principio do fim da guerra de invasão

_123507609_gettyimages-1238909706-1.jpg

Nada é ainda seguro, mas as últimas notícias sobre a quarta ronda de negociações entre a Ucrânia e a Rússia no dia de ontem dizem-nos que podemos estar perto de um “plano de paz provisório”. Houve “progressos significativos” e já se fala num cessar-fogo, retirada do exército russo do território ucraniano e a consequente desocupação das zonas conquistadas à força (territórios ocupados no leste ucraniano, as regiões a sul junto aos mares Negro e Azov, bem como todo o norte de Kiev). Mas para isso a Ucrânia terá que declarar a neutralidade (não integrar qualquer aliança militar, nomeadamente a NATO) e aceite limitar as suas forças armadas. Vamos aguardar, até porque, apesar das posições da Ucrânia e da Rússia serem "mais realistas", ainda "é necessário mais tempo" para resolver o problema do reconhecimento das repúblicas separatistas, uma verdadeira pedra no caminho para a paz.

 

  Entretanto...
Depois do toque das sirenes em várias regiões, houve uma violenta explosão captada pelas câmaras de vigilância de KievO clarão foi visível do centro da cidade cerca das 5h00 locais. Minutos antes, as mesmas câmaras captaram também o momento em que um míssil, ao que tudo indica das anti-aéreas ucranianas, sobrevoa os céus de Kiev e interceta um objeto.
Quatro navios de guerra russos passaram pelo Estreito de Tsugaru, no nordeste do Japão, entre terça e quarta-feira, possivelmente a transportar tropas e veículos de combate para a Ucrânia, informou o Ministério da Defesa do Japão.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou na quarta-feira os russos que não apoiam a invasão da Ucrânia de serem traidores e falou de uma “auto purificação” da sociedade russa. Os russos “serão sempre capazes de distinguir os verdadeiros patriotas da escória e traidores, e simplesmente os cuspirão, como um mosquito que acidentalmente voou para as suas bocas”, disse Putin.
Numa publicação no Twitter, António Guterres revelou que mais de três milhões de ucranianos já fugiram do país"O povo da Ucrânia precisa desesperadamente de paz. E as pessoas de todo o mundo exigem isso. A Rússia deve parar com esta guerra", escreveu. 
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou que o futuro da Crimeia vai passar sempre pela RússiaDe acordo com a agência estatal TASS, Maria Zakharova disse que isso é válido independentemente das sanções ou ameaças que possam existir. A Crimeia, península no sul da Ucrânia, foi anexada em 2014 pela Rússia.
- Por volta das 10h20 (hora local) voltaram a tocar as sirenes em Kiev, capital da Ucrânia. A cidade continua sob forte cerco da Rússia.
A Autoridade Marítima do Panamá diz que três navios de bandeira panamiana foram atingidos por mísseis russos no Mar Negro desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Um navio afundou, disse a autoridade marítima em comunicado, mas não houve vítimas relatadas. Os outros dois permanecem à superfície com danos.

 

  Nesta madrugada vi na “AXN Movies” um interessante filme - O Jardim da Esperança – a história verídica de uma mulher que durante a II Guerra Mundial salvou centenas de vidas. 

Ficha Técnica
Título Original: The Zookeeper´s Wife
Intérpretes: Jessica Chastain, Johan Heldenbergh, Daniel Bruhl, Michael McElhatton, Goldberg, Goran Kostic.
Realização: Niki Caro; 2017
Captura de ecrã 2022-03-17 133429.jpgPolónia, 1939. Antonina Zabinska e o seu marido, Dr. Jan Zabinski, gerem o jardim zoológico de Varsóvia. Quando o país é invadido pelas forças alemãs, Jan e Antonina são obrigados a obedecer às ordens de um novo zoologista selecionado pelo Reich, Lutz Heck. No entanto, decididos a lutar contra o regime, Antonina e Jan começam a colaborar secretamente com a Resistência e põem em ação uma série de planos para resgatarem pessoas do recentemente criado Gueto de Varsóvia, colocando em risco as suas vidas e tudo o que construíram.

 

  Quem controla o quê na Ucrânia (de 6mar para 17mar2022)
De dia 06 para dia 17mar2022.jpg



Publicado por Tovi às 07:11
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Mosaicos em Português a 17 de Março de 2022 às 09:51
Fala-se muito, sim. No entanto, atendendo à forma como a 'verdade' vem sendo manipulada, até que ponto será de acreditar nas animadoras notícias?
Lá fora, como por aqui, a mentira e a hipocrisia dos políticos continuam as mesmas, tema que aflorei em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2022/03/tempos-novos-mentiras-velhas.html, que convido a visitar.
A paz, todos desejamos. Exceto meia dúzia de alarves que andam por aí...


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



25
26
27
28
29
30


Posts recentes

Exposições Caninas de Ave...

Fernando Araújo é o prime...

A União Europeia perante ...

O tão esperado discurso d...

A Europa numa profunda cr...

Uma escalada bélica...

O 15.º aniversário do Bal...

Boavista 2 - 1 Sporting

Bag-in-Box... Branco M. J...

O renovado Mercado do Bol...

Contraofensiva ucraniana

Até o António Costa o diz

Forças russas em retirada...

Arouca 1 - 2 Boavista

Manuel Pizarro é o novo M...

Contra-ofensiva ucraniana...

Morreu a Rainha Elizabet...

E o inverno está à porta

Medidas de apoio às famíl...

Boavista 1 - 0 Paços de F...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus