"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014
Taxas Moderadoras na Saúde

Nesta semana em que ando a fazer vários Exames Complementares de Diagnóstico dei comigo a pensar nas Taxas Moderadoras na Saúde. Quando foi criado este sistema de um pagamento por parte do utente nos acessos a cuidados médicos, de enfermagem ou hospitalares, se bem me recordo foi invocado que seria uma forma dissuasora e penalizadora a quem recorre ao Serviço Nacional de Saúde por dá-cá-aquela-palha. Na Constituição da República Portuguesa o artigo 64.º diz que “o direito à protecção da saúde é realizado através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito”, o que por si só já me põe várias reticências ao aparecimento de taxas em serviços que anteriormente eram gratuitos. Mas não é só a existência destas taxas que me preocupa, mas principalmente os seus valores que me fazem acreditar que deverá haver muita e boa gente a descurar a sua saúde por dificuldades financeiras, mesmo sabendo eu que há isenções para situações de carência económica. Estamos mal… muito mal mesmo… e não me parece que as coisas irão melhorar nos tempos mais próximos.


«Raul Vaz Osorio» no Facebook >> David, já há muito que as taxas moderadoras deixaram de ser "moderadoras" no sentido de serem dissuasoras do (ab)uso... se é que alguma vez o foram. São hoje em dia clara e assumidamente uma forma de co-financiamento (provavelmente à revelia da Constituição, diga-se). Já quanto ao efeito disuassor, não existe na prática, pois uma percentagem muito elevada dos utentes está isenta. Mas existe efectivamente um elemento que foi introduzido mais recentemente no sistema que tem um efectivo efeito disuassor, efeito esse que se verifica principalmente em idosos que vivem em locais mais isolados e que apresentam débil situação económica: o custo do transporte, que antes era muitas vezes gratuito para o utente. É esse o factor disuassor que nós vemos hoje a levar estes doentes a faltarem a consultas, exames e tratamentos e a adiarem o recurso a cuidados médicos em situações agudas.

«Patricia Santos» no Facebook >> A confirmar os teus receios acabo de ver esta notícia: Troika quer taxas moderadoras (ainda) mais caras.

«Maria Helena Costa Ferreira» no Facebook >> já há hospitais privados  que ficam mais baratos do que os públicos...



Publicado por Tovi às 09:10
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13


23
24
25
26
27

28
29
30
31


Posts recentes

Na “Conquista do Espaço” ...

PSD a afundar-se nas sond...

Isto é que os americanos ...

Baixa política… no Públic...

História curiosa sobre "C...

Incêndio na Zona Históric...

Suspensão de registos de ...

Tomada da Bastilha - 14 d...

Fim-de-semana de Exposiçõ...

Parabéns Alice

Atribuição de Medalhas Mu...

D. Pedro IV, o Libertador

Populista Português Moder...

Malhar em ferro frio

Legislativas'2019... no G...

Saladas da Culinária Viet...

Mercadona... em Portugal

Acho bem...

Sinais dos tempos

Morreu Mordillo

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus