A Rússia acusou a Ucrânia de tentar um ataque de drone durante a noite no Kremlin com o objetivo de matar o presidente Vladimir Putin. A alegação foi feita ontem [quarta-feira 3mai2023] pelo governo russo e divulgada por várias agências de notícias estatais. Putin não ficou ferido e não houve danos materiais nos edifícios do Kremlin, disseram autoridades russas. O Kremlin alertou que a Rússia se reserva o direito de retaliar e que vê o suposto ataque como um ataque “terrorista”. “O Kremlin avaliou essas ações como um ato terrorista planejado e uma tentativa de assassinato do presidente nas vésperas do Dia da Vitória, o desfile de 9 de maio”, informou a agência de notícias estatal RIA, acrescentando que Putin não mudou sua agenda e estava trabalhando normalmente. O presidente não estava no Kremlin na altura e tem estado a trabalhar no dia de hoje na sua residência em Novo Ogaryovo, nos arredores de Moscovo, segundo a RIA. As autoridades ucranianas ainda não comentaram este incidente.
Rafael Pinto Borges - Isto vai acabar muito mal para a Ucrânia. Pobre povo, vítima de lideranças realmente loucas.
David Ribeiro - Anton Gerashchenko, assessor do ministro ucraniano de assuntos internos, disse que 'partisans' russos provavelmente estavam por trás do suposto ataque. “Apareceram informações de que o drone no Kremlin foi lançado por guerrilheiros russos da região de Moscovo”, escreveu ele no Twitter. Aos jornalistas, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que os Estados Unidos "certamente não estão a encorajar a Ucrânia a atacar o território russo". O esclarecimento da porta-voz surge após o governo russo ter acusado a Ucrânia de ter atacado o Kremlin na noite passada com dois drones, acusação que Kiev refutou catergoricamente. Karine Jean-Pierre repetiu as palavras ditas anteriormente pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que afirmou que Washington D.C. ainda não conseguiu confirmar a veracidade das acusações de Moscovo.
Manuel Rocha - David Ribeiro ,aldrabices do costume dos jornais sputnic
E porque isto está tudo ligado
Pela primeira vez os 27 Estados-membros da UE podem recorrer a fundos de coesão ou dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) para desenvolver a indústria da Defesa, nomeadamente a parte que diz respeito à produção de munições. E esta hein?!...
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse esta quinta-feira [4mai2023] em Haia, sede do Tribunal Penal Internacional, que o seu homólogo russo deve ser condenado pelas ações criminosas que cometeu. "Todos queremos ver um Vladimir diferente aqui em Haia, aquele que merece ser sancionado pelas suas ações criminosas aqui, na capital da lei internacional. Estou certo de que isso acontecerá quando vencermos", disse Zelensky. Na sua primeira visita oficial aos Países Baixos, o presidente ucraniano esteve durante cerca de uma hora nas instalações do Tribunal Penal Internacional (TPI), segundo a agência Reuters. A Rússia não é membro do TPI e rejeita a sua jurisdição, negando ter cometido quaisquer crimes de guerra durante a invasão da Ucrânia.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)