O abalo, de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, ocorreu ontem [6fev2023] às 04h17 (01h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros.
09h03 de 6fev2023
A Comissão Europeia está a coordenar o envio de equipas de resgate dos Estados-membros para se juntar às buscas por sobreviventes após o terramoto que sacudiu hoje o sudeste da Turquia e outros países vizinhos, especialmente a Síria. Países como Alemanha, Rússia, Itália e Azerbaijão já tinham anunciado a intenção de enviar equipas de resgate para ajudar nas buscas.
09h55 de 6fev2023
O Ministério da Defesa da Turquia diz que as forças armadas do país estabeleceram um corredor aéreo para permitir que equipas médicas e de resgate cheguem às áreas atingidas pelo terramoto.
10h01 de 6fev2023
O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu assistência ao governo da Síria e à Turquia. A Rússia, que é estreitamente aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, mantém uma presença militar significativa naquele país e auxilia na luta contínua contra grupos de oposição. Putin também tem um forte relacionamento com o presidente Tayyip Erdogan da Turquia, um membro da NATO que, no entanto, procurou mediar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
10h07 de 6fev2023
Suhaib al-Khalaf, da Al Jazeera, relatando de Harem, no noroeste da Síria, diz que as equipas de resgate estão tentando freneticamente tirar as pessoas dos escombros. “A cada 10 minutos, eles retiram um corpo”, disse ele, acrescentando que dezenas de pessoas estão presas. “Ouvimos aplausos de pessoas acima dos escombros; eles [socorristas] pegaram um bebé que parecia estar vivo e foi levado às pressas para o hospital”. Al-Khalaf observou que o setor médico local “já está esgotado” devido à longa guerra na Síria. “As pessoas são tratadas em hospitais, até mesmo em corredores, e há escassez de suprimentos de sangue”, disse ele.
10h24 de 6fev2023
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade. De acordo com a mesma fonte, dezenas de réplicas têm sido registadas ao longo da manhã, sendo que às 10h24 (hora de Lisboa) foi registado um sismo de magnitude 7,6.
11h06 de 6fev2023
Tempo frio dificulta esforços de resgate.
13h31 de 6fev2023
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, disse hoje que já “testemunhou” a sua solidariedade com as vítimas do sismo de hoje aos chefes de Estado da Turquia e Síria, acrescentando que “a tragédia na Síria” poderá até ser “maior” do que a na Turquia, já que este país tem estruturas mais sólidas e meios de resposta mais eficazes.
16h31 de 6fev2023
17h43 de 6fev2023
Segundo a mais recente atualização do AFAD, um órgão público turco de gestão de desastres, já foram registados 120 sismos de menor intensidade na mesma área do abalo maior. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que reporta apenas os sismos de maior intensidade, regista já pelo menos 43 abalos de magnitude igual ou superior a 4.3 na escala de Richter.
20h03 de 6fev2023
A falha que deu origem ao sismo registado esta madrugada está localizada em terra. Chama-se Falha Oriental da Anatólia e é precisamente a sua localização que pode explicar o nível de destruição.
20h38 de 6fev2023
22h23 de 6fev2023
Da Alemanha, Geórgia ou República Checa os cães de busca e resgate já se encontram nos aeroportos para viajar para a Turquia e para a Síria.
06h59 de 7fev2023
O tempo está a esgotar-se para salvar centenas de famílias ainda presas sob os escombros de prédios destruídos, disse o chefe do serviço de Defesa Civil da oposição síria. “Cada segundo significa salvar vidas e pedimos a todas as organizações humanitárias que forneçam ajuda material e respondam a esta catástrofe com urgência”, disse Raed al-Saleh, dos Capacetes Brancos, à agência de notícias Reuters.
07h37 de 7fev2023
08h55 de 7fev2023
Réplicas continuam a suceder-se na Turquia e Síria. Abalo de magnitude 5,4 foi registado esta manhã.
09h32 de 7fev2023
“Nas próximas horas, uma equipa de 53 elementos, composta por elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, por elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e também por elementos da emergência médica, sairá do nosso país para se juntar aos reforços europeus e cariz humanitário, de proteção civil e, muito particularmente, no caso do apoio português, no âmbito da busca e do salvamento”, disse José Luís Carneiro, em declarações em Coimbra transmitidas pelas televisões.
11h57de 7fev2023
Um grande incêndio deflagrou na segunda-feira no porto de Iskenderun, na Turquia, na sequência do forte sismo sentido no país. No porto de Iskenderun, cidade costeira na região de Hatay — a mais afetada pelo sismo —, as imagens mostram uma enorme coluna de fumo preto a erguer-se do meio de um conjunto de contentores no local.
Carlos Miguel Sousa - Por acaso, já tinha tentado imaginar o que poderia acontecer num Porto, desta dimensão em caso de sismo. É o que se vê. Mais um desafio para a Inteligência Artificial. Tentar criar estruturas modulares, suscetíveis de ser movidas com frequência, mantendo a sua consistência estrutural inabalada.
13h14 de 7fev2023
O estado de emergência declarado esta terça-feira pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para as dez províncias mais afetadas pelos violentos sismos sentidos entre segunda e terça-feira na Turquia e na Síria vai durar três meses e abranger uma série de medidas de emergência destinadas a ajudar as regiões destruídas pelos terramotos.
14h58 de 7fev2023
A Amnistia Internacional apelou hoje à mobilização da comunidade internacional para apoiar os esforços de salvamento e reconstrução sobretudo no norte da Síria, atingido na segunda-feira por um sismo, igualmente sentido na Turquia, depois de vários anos de conflito. Em comunicado hoje divulgado, a organização não-governamental (ONG) de direitos humanos lembrou que “quatro milhões de pessoas (residentes e deslocados internos) do noroeste da Síria já viviam em condições de miséria” e com pouco acesso a cuidados de saúde.
16h06 de 7fev2023
Uma menina de quatro anos foi resgatada dos escombros, 33 horas após terremotos atingirem o sul da Turquia. Gul Inal foi removida do primeiro andar de um prédio de três andares na província de Hatay. Também hoje, trinta horas depois do sismo na Turquia, um bebé de seis meses e a mãe foram resgatados com vida dos escombros. Ficaram presos, depois da casa onde viviam, em Hatay, no sul do país, ter ruído.
16h05 de 8fev2023
19h30 de 10fev2023
08h29 de 12fev2023
O número de mortos causados pelos sismos na Turquia e Síria, que já ultrapassou os 28 mil, vai "duplicar ou mais", avisou o subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths.
15h00 de 12fev2023
13h41 de 14fev2023
O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, classificou hoje os terramotos que abalaram a Turquia e a Síria na semana passada como o maior desastre natural no continente europeu no último século. "Estamos a testemunhar o pior desastre natural na Europa em um século e ainda estamos a tomar conhecimento da sua magnitude", afirmou o responsável da OMS, durante uma conferência de imprensa virtual para apresentar as necessidades urgentes de saúde e de resposta na Turquia e na Síria. "O verdadeiro custo [dos sismos] ainda não é conhecido, mas a recuperação vai levar tempo e precisará de um esforço fenomenal", sublinhou Hans Kluge. Segundo avançou, a OMS contabiliza atualmente mais de 31 mil mortos e 100 mil feridos na Turquia e quase 5 mil mortos na Síria, números que Hans Kluge assegurou que "vão aumentar" rapidamente. Na segunda-feira, um outro responsável da agência das Nações Unidas, o diretor do Departamento Regional de Emergências da OMS, Rick Brennan, já apontava para um número provisório de vítimas mortais superior: 40.943.
04h00 de 19fev2023
A Turkish Disaster and Emergency Management Presidency (AFAD) diz que as operações de busca e resgate terminaram na maioria das províncias quase duas semanas após os terremotos devastadores deste mês na Turquia e na Síria. “O número de mortos devido aos terremotos subiu para 40.642 [mais cerca de 5.800 na Síria], e o trabalho de busca e resgate de pessoas presas sob os escombros terminou na maioria das províncias”, disse Yunis Sezar, chefe da AFAD, em um comunicado no sábado [18fev2023].
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)