Conversas diplomáticas secretas estão em andamento entre ex-funcionários de segurança nacional dos EUA e membros de alto escalão do Kremlin, confirmou um ex-funcionário dos EUA diretamente envolvido nas negociações. No início deste mês, a NBC noticiou pela primeira vez a existência dessas discussões indiretas, que envolvem ex-funcionários dos EUA em conversas discretas com o Kremlin, bem como uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, num esforço para estabelecer as bases para negociações para acabar com a guerra na Ucrânia. Conhecidas como "Track 1.5 Diplomacy" estas discussões secretas permitem que ambos os lados entendam as linhas vermelhas um do outro e mitiguem conflitos potenciais, servindo como um elo crucial entre as negociações oficiais dos governos e os diálogos não oficiais de especialistas.
Putin não dá ponto sem nó... e assim se faz diplomacia em tempo de guerra
Raul Vaz Osorio - Que vai transportar por onde?
O presidente russo, Vladimir Putin, disse aos líderes presentes na Cimeira Rússia-África que Moscovo respeita a proposta de paz na Ucrânia apresentada e a estudará cuidadosamente.
Jose Pinto Pais - E no Pai Natal também
David Ribeiro - Meu caro Jose Pinto Pais... até o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, perante a desgraça que está a ser a sua tão propalada contraofensiva, já fala num processo de paz e para isso, diz ele numa entrevista à GloboNews, gostaria de visitar o Brasil, considerando que o homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ajudar no processo de paz. Todos sabemos o que Zelensky dizia de Lula ainda não vai há muito tempo... mas o tempo já está a ser outro.
Jose Pinto Pais - David Ribeiro meu caro um pequeno ponto de vista, por acaso a comunidade internacional dizia precisamente o que Lula dizia e não o que Zelensky dizia, este só disse depois das alarvidades que Lula disse e que depois meteu as mãos pelos pés, ou os pés pelas mãos ou ambos no diz que disse
Jorge Veiga - tretas.
David Ribeiro - Lendo e ouvindo tudo o que se diz dos dois lados da barricada deste conflito, tudo me leva a acreditar que estará num futuro mais ou menos próximo a divisão da Ucrânia em dois territórios, a exemplo do que aconteceu em 1953 na Coreia, sendo que aqui será a parte leste controlada pelo Kremlin e a ocidental com um governo subjugado ao poder dos EUA.
Jose Pinto Pais - David Ribeiro lolll
Jorge Veiga - o ocidental "Subjugado" aos EUA e o oriental controlado pelo Kremlin? Que subtileza de linguagem David. Bàsicamente os Ucranianos não querem estar "controlados" (as suas palavras) pela Rússia, porque já chegaram anos anteriores. Querem o "Subjugado" (suas palavras) pelos EUA porque talvez se sintam encorajados pelo que se passa noutros países "Subjugados" ( etc...) pelos EUA.
David Ribeiro - Não podemos esquecer, Jorge Veiga, que os ucranianos do leste não têm nada a ver, em cultura e ideologia política, com os do ocidente.
Jorge Veiga - David Ribeiro sabemos que muitos falam russo. Sabemos que podiam ter ido para a Rússia, mas ficaram na Ucránia. Quem entrou pelo país vizinho foram os russos e a maioria da população quer o país virado a ocidente, por já estarem fartos das subtilezas russas e que já vêm de longa data.
David Ribeiro - Jorge Veiga... os movimentos independentistas no leste da Ucrânia não são de hoje e têm uma forte implantação local.
Jorge Veiga - David Ribeiro e com agentes russos infiltrados. Aliás, não é só lá...
David Ribeiro - Seguramente que há "ajuda" russa, Jorge Veiga, mas com um forte apoio popular.
Jorge Veiga - David Ribeiro digamos que eu concordo. Qual a justificação para invadir um país independente? E a verdadeira razão, não a evocada... Nazis? Pode haver e na Rússia? Por acaso em penso que a Rússia invadiu a Ucránia por outros motivos, mas agora andamos a invadir países porque dá jeito? Também temos muitos Brasileiros em Lisboa...
David Ribeiro - Jorge Veiga... as verdadeiras razões para a invasão provavelmente só Putin saberá, embora eu esteja convencido que inicialmente seria substituir o governo em Kiev por alguém da sua "cor". A coisa não lhe correu como desejava e "virou-se" para o leste, onde sabe que tem grande apoio popular.
Jorge Veiga - David Ribeiro Já tinha a Crimeia. Dá jeito ter acesso por terra e isso leva a entrarem primeiro para arranjar um governo tipo Bielorússia, como dizes. Vir para sul por causa dos rusófonos, é treta... Putin só quer saber dele. ...ficariam é a dominar todo o Mar de Azov. Esse o principal motivo, agora.
David Ribeiro - Jorge Veiga ... todos sabemos o que a casa (Putin e o Kremlin) gasta, mas eu não esqueço os senhores todos poderosos de Kiev, onde abundam nazis e corruptos, e não é a este tipo de gente que quero ver ligada a minha Europa.
Jorge Veiga - David Ribeiro Corruptos temos cá e nazis, para lá vamos a passos largos. Chamamos já o Putin ou aguardamos para mais tarde...
David Ribeiro - Jorge Veiga... não há comparação possível entre a corrupção e adeptos do nazismo entre Portugal e a Ucrânia. Por lá existem muitos e não é de hoje. Eu conheço-os desde os anos oitenta, ainda eles estavam na União Soviética.
Jorge Veiga - David Ribeiro extrema esquerda e extrema direita costumam estar frente a frente. Pelo menos cá é assim. Lá não será diferente. Cá temos uma corrupçãozinha? De certeza?
David Ribeiro - Jorge Veiga... Sobre corrupção, é ver o Índice de Perceção de Corrupção em 2022 divulgado pela Transparência Internacional (IT)
Jorge Veiga - David Ribeiro pois, mas baseado em dados fornecidos por quem?
David Ribeiro - Jorge Veiga... A Transparência Internacional (IT) é idónea e este índice abrange as seguintes manifestações de corrupção no setor público: Suborno; Desvio de dinheiro público; Funcionários que usam o cargo público em benefício próprio; Capacidade do Governo para conter a corrupção no setor público; Burocracia excessiva no setor público, o que pode aumentar as oportunidades de corrupção; Nomeações nepotistas no serviço público; Leis que garantem que os funcionários públicos devem divulgar os seus rendimentos e possíveis conflitos de interesse; Proteção jurídica para quem denuncia casos de suborno e corrupção; Acesso a informações sobre assuntos públicos e atividades governamentais.
Jorge Veiga - David Ribeiro e com isso tudo e nós estamos à frente de Espanha 2 pontos? Não acredito nisto por mais idônia que seja a IT.
David Ribeiro - Jorge Veiga... mesmo que não acredites na insignificante diferença de valores entre Portugal e Espanha, vê os valores da Ucrânia e da Rússia, esses sim, altamente corruptos.
Jorge Veiga - David Ribeiro todos os países vindos da União Soviética. Já nesse tempo assim era. Melhoraram um pouco, alguns deles ...e pior estaria se fosse para lá um fantoche como na Bielorússia. E nem falo doutros, porque nem dados h
David Ribeiro - Pois eu, Jorge Veiga, não me identifico com aquela gente, sejam eles quem forem e não os quero como meus parceiros na Europa que tanto nos custou a erguer.
Jorge Veiga - David Ribeiro eles têm de melhorar certas áreas, segundo Bruxelas. Foi o dito. Se fossem bons como nás já estavam a limpar as fossas dos russos. Eles não querem continuar escravos daquela gente e eu acho bem. Prefiro os Ucranianos do que os Russos.
David Ribeiro - Caríssimo Jorge Veiga... convivi com russos e ucranianos, na altura ainda todos soviéticos, durante os dois anos (1985 e 86) em que trabalhei no Ministério dos Petróleos em Angola, e a diferença entre eles era gritante, apesar de praticamente todos serem licenciados em áreas ligadas aos petróleos. E não estou a falar de política, coisa que obviamente naquele tempo não fazia parte das nossas conversas, mas a educação, cultura e seriedade em negócios/acordos fazia dos russos gente muito mais válida do que os ucranianos, de quem não guardo boa memória.
Jorge Veiga - David Ribeiro Uma experiência pessoal é mesmo isso. É a sua. Em Chaves tive a oportunidade para lidar com vários Ucranianos dos dois sexos e tenho excelente opinião deles e delas. É uma experiência diferente? É, mas é a minha.
Segundo The Wall Street Journal de hoje - 29jul2023 - a Arábia Saudita vai receber em 5 e 6 de agosto, em Jeddah, várias delegações de países do Ocidente, responsáveis ucranianos e também do Brasil e da Índia, para se tentar alcançar a paz na Ucrânia. Não é claro quantos países vão marcar presença, mas o jornal norte-americano garante que Reino Unido, África do Sul, Polónia e uma delegação da União Europeia também vão estar presentes.
A corrupção grassa nos senhores do poder em Kiev... ou seja, são iguaizinhos aos do Kremlin
Yevguen Borisov, que era líder do Centro Regional Territorial de Recrutamento e Apoio Social de Odessa, no sul da Ucrânia, é acusado de ter comprado imóveis e viaturas de luxo no valor de quase cinco milhões de euros em Marbella, desde o início da guerra. Anteriormente, o diretor do Centro Territorial Regional de Recrutamento e Apoio Social de Ivano-Frankivsk também já tinha sido destituído, após ter sido acusado de enviar militares para tratamento hospitalar sem diagnóstico.
É assim que o Tio Sam vê as coisas
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)