"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017
Tragédia em Itália

Itália avalanche 19Jan2017 aa.jpg

  8h16 de hoje

Uma fonte das autoridades italianas avançou esta quinta-feira que "várias pessoas", um número para já indeterminado, morreram soterradas num hotel que foi atingido por uma avalanche na sequência de quatro sismos no centro montanhoso de Itália, na região de Abruzzo, na quarta-feira.

  11h59 de hoje

"O hotel está quase totalmente destruído. Chamamos as pessoas mas não se ouve qualquer resposta ou vozes. Continuamos a escavar para tentar encontrar sobreviventes”, refere Antonio Crocetta, membro de uma equipa de montanha envolvida nas operações de salvamento das cerca de 30 pessoas que se pensa estarem dentro do Hotel Rigopiano, numa estância de esqui na região italiana de Abruzzo, soterrado por uma avalanche. “Nós não temos conseguido fazer muito”, acrescentou nas declarações prestadas por telefone à agência Reuters. “O que resta do hotel está em risco de colapso”.

  18h00 de 20Jan2017

Para sete pessoas, incluindo duas crianças, o pesadelo teve final feliz. Abrigadas num canto da cozinha do hotel Rigopiano, reduzido a escombros após uma avalancha, foram encontradas 42 horas depois da tragédia pelas equipas de resgate, que tentam salvar outras três. Poucos acreditavam que fosse possível sobreviver. Abrigado num recanto, onde lhes foi possível manter uma pequena fogueira, o grupo composto por sete pessoas, entre as quais duas crianças, foi a boa notícia que já quase ninguém esperava (inicialmente foi divulgado que seriam oito pessoas, mas um balanço posterior corrigiu a informação). Após uma madrugada muito dura, em que, sob condições extremas de frio e dificuldades de acesso, 135 elementos das equipas de socorro insistiram em rebuscar nos escombros, chamando e revolvendo os destroços, na esperança de encontrar vida, o primeiro sinal de esperança surgiu em forma de fumo negro.

  10h35 de 21Jan2017

Os bombeiros anunciaram hoje ter retirado, do que resta do hotel soterrado pela neve, duas mulheres e um homem por volta das 3 horas (2 horas em Portugal continental). Dois dos dez sobreviventes continuam, contudo, retidos no interior do hotel coberto por uma montanha de neve, dois dias depois da tragédia, os quais conseguem ver através de uma sonda telescópica. As equipas de resgate procuram também incansavelmente 15 desaparecidos dos quais não vislumbraram ainda sinais de vida. Hoje, no decorrer das buscas, descobriram também o corpo sem vida de uma mulher. A vítima junta-se a outras duas, encontradas anteriormente, elevando para três o número de mortos. Na sexta-feira, os socorristas conseguiram retirar dos escombros com vida e de boa saúde uma mulher e quatro crianças, todos encaminhados para um hospital. Um menino de sete anos e a mãe foram salvos ao fim da manhã de sexta-feira da amálgama de neve e escombros do hotel Rigopiano, situado na encosta de uma montanha da região dos Abruzos. Foram as roupas de inverno e os fatos de ski que permitiram aos sobreviventes resistir sob os escombros e a neve, explicaram à imprensa os médicos do hospital de Pescara, na costa adriática, para onde foram transportados. As equipas de socorro referiram também o efeito "iglu", que isolou da neve quem ficou retido no hotel. Um primeiro grupo de seis sobreviventes foi localizado ao fim da manhã de sexta-feira numa bolsa de ar. Outras quatro pessoas foram em seguida encontradas, durante a tarde, noutro ponto.

  09h10 de 26Jan2017

As autoridades italianas decretaram o fim das buscas nas ruínas do hotel Rigopiano, atingido por uma avalanche na semana passada, após a recuperação dos últimos cadáveres que aumentaram para 29 o número de mortossendo que 11 pessoas conseguiram sobreviver à tragédia, entre os quais nove que foram retirados do hotel destruído pela avalanche.



Publicado por Tovi às 10:43
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Pichardo é Medalha de Our...

Ernesto Santos recandidat...

Fernando Pimenta Medalha ...

Boavista 2 - 0 Portimonen...

Patrícia Mamona é Medalha...

Ser, ou não ser, um Enófi...

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus