"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023
Um golpe de Estado em Kiev?

323781989_435985711996942_5142323849428085716_n.jp

A cúpula do ministério ucraniano do Interior, ministro e secretário de Estado incluídos, não tem por hábito morrer em trágicos 'acidentes' de helicóptero - mas, quando o faz, se o faz, a data é escolhida com critério. A triste ocorrência deu-se há cinco dias. Dois antes, Butusov, um dos principais propagandistas militares de Kiev, lançara duras críticas ao exército e ao presidente. Um depois, Arestovych, conselheiro de Zelenskiy decidiu pedir a exoneração. Do dia para a noite, passou da fé inabalável na vitória ucraniana para, agora, dizê-la 'extremamente improvável' (sic). A dança de cadeiras intensifica-se a cada dia. Hoje, os governadores de Zaporozhye, Dnipro, Kherson e Sumy foram exonerados. O vice-chefe de gabinete de Zelenskiy, Tymoshenko, apresentou igualmente a demissão. O vice-procurador-geral, Simonenko, seguiu igual caminho há coisa de uma hora. O vice-ministro das infraestruturas foi afastado do lugar. O da defesa está sob investigação, anunciada ontem, por 'corrupção'. O presidente ucraniano anunciou hoje, por fim, a proibição de viagens ao exterior por detentores de cargos públicos - oficialmente, para 'turismo' e outros objectivos 'não-governamentais'; provavelmente, para evitar fugas.
O que se passa? Não sabemos nem podemos saber; a neblina da guerra desce sobre todos os conflitos, e a que nos oculta a realidade ucraniana, tendo a conivência paga de toda a comunicação social, é especialmente espessa. Mas talvez almas perspicazes possam ver uma certa coerência nos eventos dos últimos dias. Talvez, até, alguns acabem a levantar a hipótese de que o 'acidente' sofrido pelo ministro do Interior - o responsável directo pelos 90 000 homens da Guarda Nacional, pelos 60 000 do Serviço de Fronteiras e pelos 120 000 da Polícia -, ocorrida dias antes de uma purga generalizada do aparelho governamental, não tenha sido tão acidental assim. Um ano de guerra é sempre coisa dura; um ano de guerra com a Rússia é-o ainda mais. Centenas de milhares de milhões de dólares ocidentais tapam buracos, mas não ganham guerras. E, como disse Hemingway em 'The Sun Also Rises', as falências, como as derrotas em campo de batalha e as implosões políticas, vêm 'gradually, then suddenly'.
(Rafael Pinto Borges no Facebook - 23jan2023)
 

  CNN Portugal às 7h25 de 24jan2023
Vice-chefe do gabinete de Zelensky apresenta demissão
Captura de ecrã 2023-01-24 112122.jpgO vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, revelou hoje que pediu na segunda-feira ao presidente Volodymyr Zelensky que o libertasse das suas funções. "Agradeço ao presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pela confiança e pela oportunidade de fazer boas ações todos os dias e a cada minuto. Agradeço a cada chefe das administrações militares regionais. Conseguimos formar a equipa mais poderosa do país. São espetaculares. São os verdadeiros guerreiros da luz! Obrigado aos presidentes da cidade pela construtividade nas disputas. Obrigado à equipa espetacular da Direcção de Política Regional do Gabinete Presidencial. Sem vocês, nada teria acontecido. Agradeço a todos os ucranianos a confiança que depositaram no nosso trabalho. Agradeço às Forças Armadas da Ucrânia por protegerem e defenderem o nosso país. Agradeço à minha mulher e ao meu filho. Para a sua compreensão e apoio", escreveu Tymoshenko no Telegram. De acordo com o The Guardian, Tymoshenko, de 33 anos, foi vice-chefe do gabinete presidencial desde 2019 e supervisionou as regiões e as políticas regionais, tendo ainda trabalhado com Zelensky durante a campanha eleitoral.
  
CNN Portugal às 8h23 de 24jan2023
Ministro adjunto da Defesa ucraniano demite-se
O ministro adjunto da Defesa ucraniano apresentou, esta terça-feira, a demissão citando as "acusações na comunicação social" de que existiria corrupção em torno no abastecimento alimentar do exército, avança a Reuters. A demissão foi confirmada pelo Ministério da Defesa ucraniano que diz que o vice-ministro se demitiu apesar das acusações de corrupção serem infundadas para ajudar a preservar a confiança no ministério.
  
CNN Portugal às 8h44 de 24jan2023
Procurador-Geral adjunto da Ucrânia afastado do cargo
O procurador-geral adjunto da Ucrânia, Oleksiy Symonenko, foi afastado do cargo durante uma reunião de altos funcionários nesta terça-feira, revelou o gabinete do procurador-geral citado pela Reuters. Segundo o gabinete, a saída de Symonenko acontece "de acordo com o seu próprio desejo". É a terceira demissão a ser conhecida na manhã desta terça-feira.
  Al Jazeera nesta manhã de 24jan2023 
Vários altos funcionários ucranianos renunciaram numa grande reviravolta política ligada à campanha anticorrupção do presidente Volodymyr Zelensky. Entre mais de uma dúzia de altos funcionários ucranianos que renunciaram ou foram demitidos estavam os governadores das regiões de Kiev, Sumy, Dnipropetrovsk, Kherson e Zaporizhzhia.
  Quem controla o quê na Ucrânia ao 335.º dia da invasão russa
24jan2023.jpg

  
Paulo Barros ValeWhisfull thinking
David RibeiroPois é, Paulo Barros Vale, mas quanto mais tempo ainda nos vão continuar a vender aquela gente como sendo gente frequentável?... É que terem sido invadidos pelo autocrata Putin não é suficiente para os glorificar.



Publicado por Tovi às 09:00
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Junho 2023
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Posts recentes

Sobre "Pax Lyncis" de Joã...

Trabalhar para a PAZ é qu...

Ponte da D. Antónia Ferre...

Os horrores da guerra... ...

A fronteira entre a Ucrân...

Barómetro de maio da Inte...

A disputa entre EUA e Chi...

Estes também são muito je...

Serão as hormonas ou anda...

Lindo "arranjo arbóreo".....

A nova fase da guerra exi...

Ribeira da Granja... no P...

Eleições Presidenciais na...

Chaves 1 - 4 Boavista

Não estaremos a queimar d...

Processo Tutti Frutti... ...

Tensão na fronteira da Rú...

Antes tarde do que nunca....

Cavaco voltou a criticar ...

A China "mete os pés ao c...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus