"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 19 de Abril de 2014
V e r g o n h o s o ! . . .

{#emotions_dlg.sidemouth} Há certos empresários do Norte que por vezes tomam atitudes que eu não consigo entender… mas se calhar o defeito é meu que apesar de tudo ainda me considero Português.

Para acompanhar umas “Douradas Assadas no Forno” (em cama de cebola, curgetes e tomate) do almoço de ontem, abri uma garrafa de “Adega de Vila Real Colheita Branco 2012”, um DOC Douro em que as CAVES VALE DO CORGO (Adega Cooperativa de Vila Real CRL) tiveram a infeliz ideia de vedarem com um ROLHA SINTÉTICA, coisa que num País como o nosso, líder na produção e transformação da cortiça, até devia ser proibido. Estou a falar de um vinho premiado – medalha de bronze no “Decanter World Wines Awards 2013”, medalha de prata no “Concours Mondial Bruxelles 2013” e recomendado pelo “International Wine Challenge 2013” – o que já exigia um melhor cuidado. Mas é o que temos… ou melhor dizendo, os “empresários“ que temos.

E o que é que vocês pensam disto?... Venham daí os vossos bitaites.


«Miguel C Reis» no Facebook >> Una verguenza! Vinho a não beber!

«Pedro Aroso» no Facebook >> Uma vergonha! Vou tomar nota do nome desse vinho, para nunca comprar.

«Diogo Sampaio» no Facebook >> David Ribeiro nada lhe escapa, já estou a ver

«Albertino Amaral» no Facebook >> Sem dúvida que um bom apreciador de vinhos, "exige"  que ele se apresente com uma rolha de cortiça, tanto mais que estamos num dos melhores países, produtor de bons vinhos e responsável por 50% da produção mundial de cortiça...!

«Isabel Branco Martins» no Facebook >> totalmente de acordo, INDESCULPÁVEL

«Tiago Vasquez» no Facebook >> Concordo plenamente, produtor descuidado

«Maria Rosário Aires Pinto» no Facebook >> Só neste País se vêm coisas que não lembra a ninguém. Por coisa menor se multa se fazem leis sem explicarem dão e tiram. isto que o David Ribeiro fala é muito sério e preocupante se não fosse verdade. Nós somos os unicos certamente os maiores exportadores de cortiça Rolhas de plástico). um ou dos melhores vinhos com essas rolhas. quem é que está interessado em destruir mais uma riqueza? ...(vinho do Douro)... não é certamente um (zé ninguém). qualquer que diz que as rolhas de plástico não deixa sabor da cortiça no vinho ao fim de algum tempo.

«Lindoro Barbosa» no Facebook >> Penso que não vou comprar vinho das Caves Vale do Corgo

«Jorge Garcia» no Facebook >> David, há marcas que a maior parte da sua produção é para exportação. E digo-te que a maior parte dos grandes e médios produtores vive das exportações por não haver escoamento em Portugal. Acontece que há países que não aceitam as rolhas de cortiça e outros que nem sequer rolhas mas sim as roscas em metal. Pode ser o caso. Constatei que em vários vinhos franceses de gama media-baixa usam essas rolhas sintéticas por serem vinhos novos como são os casos dos brancos jovens. Pode ser o caso também.

«Albertino Amaral» no Facebook >> Amigo Jorge, uma coisa é beber vinho, como quem bebe água, e aí a rolha é indiferente... Outra coisa é sentir, mastigar, degustar o néctar que sem dúvida com rolha de cortiça é outra coisa… Razão tem o amigo David... Convenhamos...!

«Jorge Garcia» no Facebook >> Albertino: É claro que odeio rolhas sinteticas e enquanto estava na Belgica bebia um Rosé marca Pórtico com rolha de rosca. É claro que o David tem razão eu só tentei passar alguma informação suplementar que pode ou não ser relevante para o caso.

«Albertino Amaral» no Facebook >> Claro, Jorge Garcia, eu entendi o seu ponto de vista...

«David Ribeiro» no Facebook >> Essa é realmente a justificação que alguns viticultores dão para a utilização de outro tipo de vedantes que não a clássica rolha de cortiça, caro amigo Jorge Garcia, mas um PORTUGUÊS deveria sempre primar pela utilização de componentes nacionais nas nossas garrafas de vinho, especialmente no caso da exportação. Sou da opinião que se devia legislar sobre a utilização de vedantes alternativos à rolha de cortiça nos vinhos nacionais, Lei que deveria OBRIGAR a utilização da rolha de cortiça, pelo menos nos vinhos “DOC”.

«Diamantino Hugo Pedro» no Facebook >> Por muito bom que seja, já não faço ideias de o beber ....

«Albertino Amaral» no Facebook >> Porque diz isso, Diamantino Hugo Pedro ?

«Diamantino Hugo Pedro» no Facebook >> Porque eu sou um tradicionalista, bom vinho, para mim, vem fechado com boa rolha de cortiça. É um dogma, nem discuto outras opções ;-)

«Albertino Amaral» no Facebook >> Peço desculpa pela pergunta, mas imaginei que não beberia por outras razões. Bem haja...

«Jorge Veiga» no Facebook >> Como pouco entendedor de vinhos, apenas direi o que ouvi outros dizer. Um vinho Bom (e este teve prémio) tem de respirar, para evoluir se for um tinto capaz. Com uma rolha de plático sufoca. Já vi vinhos franceses com esse tipo de rolhas, mas eram zurrapas que aqui temos melhores e mais baratos. Vinho com rolha de cortiça e se forem para exportação, que os exportem. Aqui em Portugal, rolhas de cortiça!



Publicado por Tovi às 08:46
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Ernesto Santos recandidat...

Fernando Pimenta Medalha ...

Boavista 2 - 0 Portimonen...

Patrícia Mamona é Medalha...

Ser, ou não ser, um Enófi...

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Primeira sondagem para as...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus