"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 2 de Maio de 2021
Valongo dos Cidadãos

178605943_10219527291157412_9212592959477409665_n.

   José Bandeira em "Valongo dos Cidadãos"

No rescaldo da Convenção Nacional Mais Cidadania podemos sem qualquer subterfúgio afirmar que a adesão ao objectivo de promover um modelo de sociedade onde o cidadão esteja próximo da governação, com ferramentas para poder influenciar e mesmo determinar decisões com impacto no seu futuro, se vai alargando na sociedade civil contando com o profundo empenho de muitos dos melhores pensadores do país.
Continuo contudo com um enorme amargo de boca quando constato que o bem fundamentado e vivamente sentido discurso dos pensadores sociais não tenha a correspondente adesão daqueles a quem se destina: os cidadãos.
O grande desafio neste momento é vencer a barreira que ainda separa a população daqueles que sentem as suas mágoas e pretendem servi-la mas, a partir do momento em que ousam confrontar o Poder, passam a ser conotados como sendo parte desse poder.
O grande desígnio do grupo Valongo dos Cidadãos é vencer essa barreira, ganhar a confiança dos munícipes de #alfena, #campo, #ermesinde, #sobrado e #valongo para que se juntem a nós na construção de um Concelho onde o respeito pelo outro, a consciência do outro, a percepção do quanto os nossos mais simples actos influenciam a vida do outro, sejam o pilar das nossas vidas.
Cidadãos anónimos mas com uma vivência social activa e participativa juntaram-se para dar início a um processo que possa conduzir o Concelho de Valongo, que até aqui tem sido mantido num vergonhoso estado de subdesenvolvimento pelos servos do poder central que o governam há 3 décadas, ao estatuto de baluarte da causa do Bem Comum.
Ousemos liderar pois sei que temos gente de qualidade para fazê-lo, desde que se juntem em torno desta causa. E, como esta Convenção provou, não faltarão homens e mulheres de boa vontade para apoiar-nos!
Para todos os cidadãos do Concelho de Valongo o meu abraço de profunda admiração, com plena consciência de que convosco tudo é possível!
Bem hajam!
 
    Comentários no Facebook
David Ribeiro - Tenho seguido com a máxima atenção o aparecimento de “Valongo dos Cidadãos”… e quando vejo agora o meu amigo José Bandeira a dizer que tem “um enorme amargo de boca quando constato que o bem fundamentado e vivamente sentido discurso dos pensadores sociais não tenha a correspondente adesão daqueles a quem se destina: os cidadãos” pergunto-me se não estaremos perante uma falta de comunicação. Perdoem-me este desabafo e entendam-no como uma crítica construtiva, mas além de crítica ao que não tem sido feito é fundamental um plano de obra a fazer, a nível social, habitacional e tudo o que será do interesse dos cidadãos. Aguardo o Manifesto Eleitoral, onde creio que tudo isto irá ser apresentado. E mais uma vez entendam esta minha “crítica” como construtiva.
Tiago Moreira - David Ribeiro... meu caro, temos ventilado nas redes sociais a nossa intenção mas não temos recebido feedback ao nosso apelo de participação por parte dos cidadãos, daí o amargo de boca que o Jose Bandeira refere...
José BandeiraCaro amigo David Ribeiro... as críticas são sempre bem vindas, em especial quando provêem de pessoas com objectivos comuns como o de promover a capacidade de intervenção dos Cidadãos nas decisões que afectam a sua vida em sociedade. No grupo Valongo dos Cidadãos, para o qual desde já convido todos os que se batem por este desígnio, pretendemos deixar bem claro que iremos até onde nos permitir a força conjunta dos Cidadãos que aceitarem este desafio. O objectivo é fazer de Valongo um importante pólo de desenvolvimento na Área Metropolitana do Porto, tirando partido da excelência dos seus habitantes, das óptimas acessibilidades e área disponível, para, em estreita ligação com a Academia, transformá-lo num centro de desenvolvimento de indústria de valor acrescentado, sem menosprezar obviamente os serviços, bem como projectos agrícolas de ponta. Contamos ser um elo forte na cadeia de construção de valor que queremos ver crescer e consolidar-se na Área Metropolitana do Porto e assim contribuir para o recrudescimento do seu poder no contexto nacional. Um abraço.


Publicado por Tovi às 10:51
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Junho 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


Posts recentes

Moelas

João Ricardo de Aguiar pa...

Arraial da Iniciativa Lib...

Rumo à vitória

Eleições no Clube Portugu...

António Fonseca e as próx...

O Lugar do Vazio, de Gust...

A turma da minha neta... ...

Surpresa!... Alguém estav...

Ensurdecedor o silêncio d...

Últimas sondagens conheci...

Uma chatice... Uma grande...

Hummm!... Será desta?

Rio Ave desceu... e o Aro...

Homenagem a D. Américo Ag...

Novo PDM para a cidade do...

Como vai ser o São João n...

Já tenho o kit para separ...

É hoje... no Dragão

É capaz de tudo correr be...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus