"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 17 de Outubro de 2022
Vem aí o General Inverno

christopher-sawka-general-zima-kolor-1-net.jpg

Com os meses frios a aproximarem-se é muito provável uma desaceleração dos combates terrestres, mas um outro potencial pico de intensidade bélica paira sobre a Ucrânia. Na última semana uma onda de mísseis, ‘rockets’ e drones atingiu dezenas de locais em toda o país - Kiev, Lviv, Dnipro, Zaporíjia, Sumi, Kharkiv e Jytomyr foram alguns dos alvos do exército russo - a centenas de quilómetros das linhas da frente no leste e a sul. E deverá ser este o “modus operandi” das tropas de Putin até ao Natal.

 

 


Captura de ecrã 2022-10-16 103450.jpg
Tenho um amigo chinês que vende de tudo... se estiverem interessados mandem-me mensagem privada.

 

  
Captura de ecrã 2022-10-16 180321.jpgNas últimas horas deste domingo [16out2022] as forças russas atacaram mais de 30 cidades e vilarejos em toda a Ucrânia, lançando cinco mísseis e 23 ataques aéreos, mais perto de 60 ataques com roquetes, disse o Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia. Em resposta, as forças aéreas da Ucrânia realizaram 32 ataques, atingindo 24 alvos russos. Os combates foram particularmente intensos neste fim de semana nas províncias orientais de Donetsk e Luhansk, e na estrategicamente importante província de Kherson, no sul, três das quatro províncias que Putin proclamou como parte da Rússia no mês passado.

 

  
4265.jpgAs autoridades da China e do Egito pediram hoje aos cidadãos destes países para que deixem imediatamente a Ucrânia devido ao perigo que representa a guerra no país. Tanto o Ministério dos Negócios Estrangeiros como a Embaixada da China em Kiev pediram aos cidadãos chineses na Ucrânia para que “melhorem as precauções de segurança e de saída”, segundo um comunicado, citado pelo jornal oficial chinês Global Times, que avança que a embaixada vai ajudar a organizar a retirada de pessoas necessitadas. As autoridades chinesas reconheceram o seu apoio à integridade territorial da Ucrânia contra a invasão russa, mas defendem meios diplomáticos para pôr fim ao conflito, enquanto acusam os Estados Unidos de supostamente provocarem Moscovo para iniciar uma guerra em larga escala. Também a Embaixada do Egito na Ucrânia publicou um alerta aos seus cidadãos para que deixem o país com efeito imediato. O jornal Egypt Today refere que diplomatas egípcios pediram também aos cidadãos do Egito para que tenham "o máximo de cautela durante a sua partida e fiquem longe de áreas perigosas". Nas últimas horas, a Embaixada da Sérvia na Ucrânia fechou temporariamente por motivos de segurança, segundo uma mensagem publicada na página da internet da missão diplomática. "A equipa diplomática continuará a trabalhar desde Belgrado até que se cumpram as condições para regressar à Ucrânia", refere a mensagem. (Agência Lusa - 16out2022)

 

  CNN Portugal - 17out2022 às 06h14
Captura de ecrã 2022-10-17 082942.jpgPelo menos cinco explosões abalaram esta manhã o centro de Kiev. A informação foi divulgada pelo presidente da câmara da capital ucraniana, que adiantou que a explosão no distrito de Shevchenkiv causou um incêndio num prédio não residencial no distrito de Shevchenko. Vários prédios residenciais foram danificados. "Explosão no distrito de Shevchenkiv, centro da capital. Todos os serviços seguem no local. O alerta continuam. Fiquem nos abrigos", escreveu Vitali Klitschko no Telegram, antes de anunciar que aconteceram duas novas explosões. A cidade foi alvo de ataques com drones kamikaze e vários edifícios residenciais foram atingidos. Os ataques de hoje aconteceram exatamente uma semana depois de vários mísseis terem atingido o centro de Kiev e terem provocado um cenário de destruição. A pouco mais de 300 quilómetros, em Sumy, vários mísseis atingiram esta madrugada a região. A informação foi divulgada pelo chefe da administração regional de Sumy, que revela que há vítimas na sequência do ataque. Também a região de Dnipro foi atacada, de acordo com o governador local, sendo que os mísseis causaram um grande incêndio em várias infraestruturas energéticas.

 

  Al Jazeera - 17out2022
hoje ac.jpg
05h33 GMT - Several explosions rock central Kyiv district.
06h41 GMT - Intense fighting rages in Ukraine’s Donbas, Kherson. Kyiv attacked by ‘kamikaze drones’.
07h08 GMT - Zaporizhzhia nuclear plant disconnected from power grid after shelling.
07h56 GMT - Drones hit sunflower oil terminal in Ukraine’s Mykolaiv.
09h20 GMT - 
Russian strikes knock out electricity across Ukraine, says PM.
09h55 GMT - Russia hit ‘all designated targets’, says Russia’s defence ministry.



Publicado por Tovi às 07:47
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

As últimas da Guerra na U...

Já é Natal no Porto

Nacional 0 - 0 Boavista

Porto, o nosso Movimento....

Vergonhosa a atitude do C...

Santana Lopes e as Presid...

"Macaco" irá a julgamento...

Paulo Rangel na CNN Portu...

25 de Novembro de 1975......

A Favorita do Bolhão

Os dias seguintes à "apre...

O que mais nos irá aconte...

A Guerra dos Mísseis... e...

Galeria Fernando Santos.....

Aos mil dias de guerra na...

Donald Trump... what else...

Crise na Canicultura ou s...

Portugal goleia a Polónia...

Diplomacia de guerra no c...

Haja quem lhe diga que já...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus