Volodymyr Zelensky revelou que os aliados ocidentais já fizeram saber que deixam de ajudar a Ucrânia na luta contra a invasão de Moscovo caso Kiev transfira as hostilidades para território russo. E o governo ucraniano poderá sozinho custear a guerra que Zelensky está a querer continuar, com drones diariamente a atingirem território russo, ou estará a dar um passo maior que a perna?
Jose Romão - A Rússia pode atacar alvos civis na Ucrânia quando bem enter, até parece para alguns legítimo essas barbaridades, a Ucrânia ripostar já não parece bem. Na realidade este Mundo está mesmo perdido, a equidade é algo que não existe, principalmente para os que estão alinhados com o politicamente correcto e com os órgãos de informação desonestos, que manipulam, omitem deliberadamente porque estão ao serviço da esquerda retrógrada e da Nova Ordem Mundial
(Na imagem vê-se um grande incêndio em Pskov)
Notícias do fim do dia da última terça-feira (29ago2023) diziam-nos que 20 drones ucranianos atingiram a base aérea de Pskov, no noroeste da Rússia, danificando 4 Ilyushin-78, aviões para reabastecimento em voo. Na manhã de quarta-feira (30ago2023) o Ministério da Defesa da Rússia informou que drones foram abatidos nas regiões de Orlov, Bryansk, Ryazan, Kaluga e na região de Moscovo, no que poderá ter sido o maior ataque de drones em território russo desde a invasão em grande escala da Ucrânia no ano passado. Às primeiras horas de quarta-feira (30ago2023) as agências de notícias relataram não só a Rússia ter atacado 4 embarcações ucranianas no Mar Negro, mas também a capital Kiev, com as antiaéreas ucranianas a tentarem repelir drones e mísseis. Fala-se também num ataque ucraniano contra uma brigada da Rússia na Crimeia.
Albertino Amaral - Pois é. Quer queiramos, quer não, neste caso concreto, atacarmos a casa do invasor, pode refrear um pouco o seu ímpeto besta, de querer assaltar a casa dos outros...
A Al Jazeera noticiou ontem (30ago2023) que as forças da Ucrânia avançaram nas frentes sul e leste durante esta 79.ª semana da guerra do país com a Rússia, alcançando o que os especialistas acreditam ser a retaguarda da primeira linha de defesa da Rússia. Mas também enfrentaram um avanço russo no nordeste que criou um dilema sobre onde colocar as tropas disponíveis.
The Guardian 30ago2023
Poucos russos queriam a guerra na Ucrânia, mas também não aceitarão uma derrota russa. (...) Parece que uma grande maioria da elite e dos russos comuns aceitaria um cessar-fogo ao longo das atuais linhas de batalha e não levantaria qualquer desafio se Putin propusesse ou concordasse com tal cessar-fogo e o apresentasse como uma vitória russa suficiente. (...) Muito poucos na população em geral, dizem que a Rússia deveria entregar a Crimeia e o Donbass oriental."
Jorge Veiga - Já agora o que será que pensam os Ucranianos?
David Ribeiro - Segundo se vai lendo muitos fogem da guerra, subornando os serviços de recrutamento, outros, normalmente filhos dos senhores todos poderosos de Kiev, vão-se pavoneando por essa Europa fora, muitos outros dizem que o que querem é paz, não sabendo muito bem como isso será possível, e outros ainda fazem juras de morte aos russos. Os da Crimeia e do Donbass são na sua esmagadora maioria pró-russos.
Jorge Veiga - David Ribeiro Curioso que as medidas tomadas contra as fugas, foram dos russos. E se lá estiveres e fugires, levas um tiro (medida aliás tomada na WW II pelas comissárias políticas da URSS). Só que aquilo que perguntei foi o que pensam os Ucranianos. E esses estão lá e a chumbarem as mentes russas, os aeroportos russos, as pontes russas. Ou será que esses actos foram cometidos pelos que fugiram?
David Ribeiro - Como acabei de dizer, Jorge Veiga, há na Ucrânia quem continue a fazer "juras de morte aos russos", sejam eles militares ou população civil.
Jorge Veiga - David Ribeiro ...e com razão.
Estará Zelensky a fazer uma limpeza geral ou só a varrer para debaixo do tapete?
[Al Jazeera 08h34(GMT) 31ago2023] - O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, que tem liderado a guerra do país contra a Rússia juntamente com o presidente Volodymyr Zelensky, poderá ser substituído, de acordo com uma reportagem do meio de comunicação local Ukrainska Pravda. Citando fontes do governo local, o meio de comunicação informou que o substituto de Reznikov poderia ser Rustem Umerov, presidente do fundo imobiliário estatal da Ucrânia. Em Fevereiro, jornalistas e ativistas descobriram que o Ministério da Defesa comprava alimentos para os soldados a preços muito inflacionados, colocando Reznikov sob o radar, enquanto a Ucrânia tenta combater a corrupção.
Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, afirmou que criticar a contraofensiva ucraniana é o mesmo que 'cuspir no rosto dos soldados' que tentam 'reconquistar um metro quadrado de território' desde o início da invasão.
E já há comentários para todos os gostos:
- Kuleba está em negação e não teve uma atitude inteligente;
- É 'normal' a 'indignação', tendo em conta o 'esforço extraordinário' empenhado pelas forças de Kiev desde o início da invasão russa;
- Quando Kuleba, disse aos críticos para 'calarem a boca', tinha como destinatários os líderes das forças armadas dos EUA e Reino Unido, mas foi um momento 'deselegante e muito pouco inteligente';
- A Ucrânia avançou pouco na frente sul, mas a Rússia não avançou nem um centímetro desde que a contraofensiva começou.
- Avanço da Ucrânia a sul é 'relativo', mas é 'algo para quem não tinha progressos para apresentar'.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)